English version

CHAMADA DE PROPOSTAS FAPESP, UNIVERSITY OF BIRMINGHAM e UNIVERSITY OF NOTTINGHAM – 2016

Nota: a data limite para envio de propostas foi prorrogada até 24/04/2017.
Nota 2: a data de anúncio dos resultados foi alterada para após 29/09/2017.

1. Objetivo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Brasil, e a University of Birmingham e a University of Nottingham anunciam novo programa de colaboração para financiar pesquisa e intercâmbio de pesquisadores nos termos do Acordo de Colaboração Científica firmado entre as Signatárias (www.fapesp.br/en/10346 e www.fapesp.br/6717). Com esta Chamada de Propostas, a FAPESP, a University of Birmingham e a University of Nottingham convidam pesquisadores vinculados à University of Birmingham e à University of Nottingham e pesquisadores formalmente vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa no estado de São Paulo a submeter propostas em qualquer área científica, para o avanço da pesquisa acadêmica, sob os termos e condições especificadas a seguir:

2. Oportunidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular (£40,000 para projetos de dois anos de duração )

Oportunidade para projetos conjuntos, na modalidade Auxilio à Pesquisa Regular, envolvendo equipes de pesquisadores filiados à University of Birmingham e à University of Nottingham, e pesquisadores filiados a Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo, envolvendo até £40,000 por proposta concedida (50% FAPESP, 50% University of Birmingham e/ou University of Nottingham), para o financiamento de despesas diretamente relacionadas à execução do projeto de pesquisa, bem como viagens (passagens aéreas), seguro saúde, e diárias para pesquisadores em missões científicas entre ambos países, durante dois anos.

3. Áreas de conhecimento

A presente Chamada está aberta à submissão de propostas em todas as áreas do conhecimento.

4. Cronograma

Anúncio da Chamada de Propostas

25/11/2016

Data limite para envio de propostas (até 17:00h)

24/04/2017

Anúncio dos resultados após

29/09/2017

5. Normas e instruções para submissão

Propostas para o mesmo projeto colaborativo devem ser apresentadas simultaneamente e antes do prazo final, tanto para a FAPESP – pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo – quanto à University of Birmingham e/ou à University of Nottingham – Pelo Pesquisador Responsável naquela(s) Universidade (s).

  • Pesquisadores Responsáveis da University of Birmingham e da University of Nottingham : por favor consultar o Apêndice I.

  • Pesquisadores Responsáveis vinculados a instituições do Estado de São Paulo por favor consultar os Apêndices II e III

6. Seleção

Cada Signatária selecionará propostas de acordo com seus próprios critérios. As propostas serão pré-qualificadas e, subsequentemente, analisadas em um processo competitivo segundo o mérito apresentado. Apenas propostas selecionadas pela FAPESP e pela University of Birmingham e/ou University of Nottingham serão financiadas.

7. Resultado da análise

O resultado final será divulgado no site das instituições e por comunicação aos Pesquisadores Responsáveis diretamente interessados.


APÊNDICE I – INSTRUÇÕES PARA PESQUISADORES DA UNIVERSITY OF BIRMINGHAM E UNIVERSITY OF NOTTINGHAM

1. Financiamento e duração dos projetos

Financiamento de até o equivalente a £40,000 por proposta concedida sendo 50% advindos da University of Birmingham e/ou da University of Nottingham (até £20,000 cada). A duração do projeto é de até 2 anos desde a data de contratação. Os recursos concedidos pela University of Birmingham e/ou University of Nottingham devem ser utilizados para despesas diretamente relacionadas à execução da pesquisa (pessoal, consumíveis, etc.), bem como viagens (passagens aéreas), seguro saúde e diárias para os pesquisadores destas universidades em visita ao estado de São Paulo, Brasil. As despesas de viagem a serem reembolsadas pela University of Birmingham e/ou University of Nottingham devem respeitar a política interna de deslocamento dessas Universidades.

2. Regras de elegibilidade para os pesquisadores da University of Birmingham e da University of Nottingham

Serão considerados elegíveis no escopo desta chamada, os pesquisadores de qualquer disciplina de pesquisa ativa (Ciência, Engenharia, Medicina, Humanidades e Artes), vinculados a University of Birmingham e/ou a University of Nottingham.

3. Características das propostas:

As propostas serão compostas de:

3.1. Um projeto de pesquisa de até 20 páginas de conteúdo cientifico, em inglês, escrito conjuntamente entre o Pesquisador Responsável do estado São Paulo e da University of Birmingham e/ou University of Nottingham. Uma cópia deve ser anexada na aba Documentos do SAGe - FAPESP e outra cópia (idêntica) enviada para a University of Birmingham e/ou University of Nottingham.

O projeto de pesquisa deve incluir:

a) Resumo do projeto;

b) Metas e objetivos do projeto;

c) Histórico e justificativa do Projeto. Qual é a questão do projeto e por que é importante? Qual será a contribuição para a área?

d) Detalhes das atividades do projeto a serem desenvolvidas;

e) Quais são os ganhos científicos/acadêmicos do projeto para a University of Birmingham e/ou University of Nottingham e para a Universidade/instituição em São Paulo?

f) Que atividades, incluindo financiamento externo adicional, serão buscadas durante e após o projeto para sustentar a colaboração?

g) Quais são os resultados esperados? Quais são os indicadores de desempenho a serem utilizados para mensurar o sucesso do projeto?

h) Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo, Brasil, e nas citadas universidades Britânicas, excluindo-se o financiamento solicitado nesta proposta.

i) Cronograma das missões de intercâmbio, se aplicável.

j) Qual o histórico de trabalho conjunto entre as equipes de São Paulo e a University of Birmingham e/ou University of Nottingham. Cite os resultados do trabalho anterior - artigos publicados em conjunto, aplicações para chamadas de propostas apresentadas em conjunto, reuniões conjuntas, programas de seminários, etc.

3.2 CV dos Pesquisadores Responsáveis e dos demais membros da equipe.

3.3 Um orçamento detalhado acompanhado de justificativa.

4. Submissão da proposta – Informações específicas para a University of Birmingham e/ou University of Nottingham

4.1 Submissões para estas universidades devem ser enviadas eletronicamente em um único documento completo em PDF para:

Para a University of Birmingham: Richard Brunt, e-mail: r.brunt@bham.ac.uk

Para a University of Nottingham: Maeve Fitzpatrick, e-mail: Maeve.Fitzpatrick@nottingham.ac.uk

5. Contrato das propostas selecionadas para os pesquisadores da University of Birmingham e/ou University of Nottingham

As propostas selecionadas serão objeto de um contrato entre o Pesquisador Responsável e University of Birmingham e/ou University of Nottingham

6. Informações sobre esta chamada de propostas para pesquisadores da University of Birmingham e/ou University of Nottingham

Questões relacionadas a esta chamada de propostas devem ser enviadas para: Dr. Robert.

University of Birmingham

Richard Brunt, International Partnerships Officer, International Relations, Edgbaston, Birmingham B15 2TT, telefone +44 (0) 121 414 7733; Email: r.brunt@bham.ac.uk

University of Nottingham

Maeve Fitzpatrick, Research Enterprise and Graduate Services, Kings Meadow Campus, Lenton Lane, Nottingham, NG7 2NR, telefone +44 (0)115 95 15741. Email: Maeve.Fitzpatrick@nottingham.ac.uk 

 

APÊNDICE II – INSTRUÇÕES PARA OS PESQUISADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

1.Elegibilidade e instruções para submissão: A

As normas aplicáveis a esta modalidade de apoio são aquelas estabelecidas para Auxílio à Pesquisa Regular, disponíveis em português em: www.fapesp.br/137. Por favor observe que as submissões à FAPESP serão apenas aceitas via sistema SAGe (www.fapesp.br/sage). Observem igualmente o cronograma da chamada (exposto na página 1, item 4 deste documento) e das regras de financiamento (item 2, a seguir).

2. Financiamento e duração dos projetos

2.1 Financiamento de até o equivalente a £40,000 por proposta concedida sendo 50% advindos da Fapesp e 50% advindos da University of Birmingham e/ou da University of Nottingham. Recursos advindos da FAPESP (até £20,000) devem ser utilizados para despesas diretamente relacionadas à execução da pesquisa (pessoal, consumíveis etc.), bem como viagens (passagens aéreas), seguro saúde e diárias para os pesquisadores de São Paulo quando em missão científica às Universidades de Birmingham e/ou Nottingham.

2.2 O tempo total para implementação do projeto é de até 24 meses.

2.3 Recursos para mobilidade - Condições de financiamento: além dos itens de financiamento geralmente considerados na modalidade Apoio à Pesquisa Regular (APR), a FAPESP poderá fornecer às propostas selecionadas nesta convocação fundos para passagens aéreas, seguro de saúde e diárias para pesquisadores do Estado de São Paulo que visitarão as Instituições parceiras, de acordo com as condições abaixo:

2.3.1. São elegíveis para tomar parte nas missões científicas os membros da equipe do projeto, quando previamente definidos como Pesquisador Responsável ou Pesquisadores Associados, sendo estes afiliados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa no Estado de São Paulo. Pesquisadores Associados que são pós-doutorandos devem ter uma bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada.

2.3.2. As propostas devem respeitar o princípio da reciprocidade no que se refere às qualificações acadêmicas daqueles que participarão nas atividades de intercâmbio.

3. Características das propostas - FAPESP

A proposta deve ser composta de:

3.1 Um projeto de pesquisa com o máximo de 15 páginas de conteúdo científico, escrito em conjunto pelo pesquisador responsável na FAPESP e o pesquisador responsável da University of Birmingham e/ou da University of Nottingham. O projeto deve ser redigido em inglês e uma cópia deve ser anexada na aba Documentos da plataforma SAGe - FAPESP e outra cópia idêntica deve ser enviada à University of Birmingham e/ou University of Nottingham. O projeto de pesquisa deve incluir:

a) Resumo do projeto;

b) Metas e objetivos do projeto;

c) Histórico e justificativa do Projeto. Qual é a questão do projeto e por que é importante? Qual será a contribuição para a área?

d) Detalhes das atividades/ projeto a serem desenvolvidas;

e) Quais são ganhos científicos/acadêmicos do projeto para a University of Birmingham e/ou University of Nottingham e para a Universidade/instituição em São Paulo?

f) Que atividades, incluindo financiamento externo adicional, serão buscadas durante e após o projeto para sustentar a colaboração?

g) Quais são os resultados esperados? Quais são os indicadores de desempenho a serem utilizados para mensurar o sucesso do projeto?

h) Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo, Brasil, e nas citadas universidades Britânicas, excluindo-se o financiamento solicitado nesta proposta.

i) Cronograma das missões de intercâmbio, se aplicável.

j) Qual o histórico de trabalho conjunto entre as equipes de São Paulo e a University of Birmingham e/ou University of Nottingham. Cite os resultados do trabalho anterior - artigos publicados em conjunto, aplicações para chamadas de propostas apresentadas em conjunto, reuniões conjuntas, programas de seminários, etc.

3.2 Todos os documentos e formulários solicitados na plataforma SAGe para a apresentação de projetos de apoio à pesquisa regular. Detalhes para a submissão na Plataforma SAGe podem ser encontrados abaixo (Apêndice III - somente em português).

3.3.Atenção: A partir de 01/11/2016, para submissão de proposta, passa a ser obrigatório anexar uma cópia digitalizada do documento de identificação no cadastro do SAGe. (Acessar menu "Meus dados > Alteração de Cadastro" e anexar o documento solicitado na seção "Documento de Identificação" na aba Identificação). Esta obrigatoriedade se aplica a todos Beneficiários e Responsáveis em propostas de Auxílios e Bolsas.

4. Informações sobre esta chamada de propostas – para pesquisadores do Estado de São Paulo

Questões referentes a esta chamada de propostas devem ser direcionadas à Dra. Vera Viviane Schmidt, e-mail: Chamada_UoN-UoB@fapesp.br

 

APENDICE III – INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA O USO DO SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em Sem cadastro? e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

2. Na página inicial, selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. Na seção Chamadas Vigentes, selecionar e clicar no link desta chamada de propostas.

4. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta” para confirmação da chamada selecionada.

5.Clicar no botão Incluir para iniciar a elaboração de sua proposta.

6. A partir daí incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

7. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário submeter o projeto ao final do preenchimento. Projeto salvo não significa projeto submetido;

8. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

9. IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção Validar, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000).