Joint DFG/FAPESP Research Grant Proposals

Propostas para Auxílo à Pesquisa – Regular. 

Submissões em fluxo contínuo.

Orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo. 

A descrição detalhada desta oportunidade se encontra em: www.fapesp.br/chamadas/2016/dfg/research_grant.pdf

1. Instrumento de fomento

O financiamento da FAPESP segue as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular (www.fapesp.br/apr), exceto nas condições explicitamente descritas nas orientações a seguir.

2. Análise preliminar obrigatória de elegibilidade do proponente do estado de São Paulo

2.1 As condições de elegibilidade e restrições para submissão são aquelas válidas para a modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr); restrições sobre a simultaneidade de auxílios vigentes podem ser consultadas para as respectivas modalidades de fomento em www.fapesp.br/auxilios.

2.1.1 Pesquisadores do estado de São Paulo que se considerem elegíveis devem consultar a FAPESP a fim de obterem uma Carta de Elegibilidade FAPESP que deverá ser anexada à proposta no momento da submissão à FAPESP.

2.2 As consultas de elegibilidade devem ser enviadas para o endereço de e-mail chamada_dfg@fapesp.br com assunto “Joint DFG/FAPESP Research Grant Proposals” - consulta de elegibilidade”, contendo as seguintes informações:

a) Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo, em inglês, conforme descrito em fapesp.br/en/6351 (inclui lista de eventuais auxílios vigentes na FAPESP);

b) Duração da proposta;

c) Nome do Pesquisador Parceiro e sua instituição de vínculo na Alemanha;

d) Título da proposta a ser submetida e provável resumo do projeto de pesquisa (em inglês);

e) Orçamento previsto conforme itens financiáveis para a modalidade (www.fapesp.br/apr#4776) incluir Reserva Técnica e Benefícios Complementares;

f) Tempo estimado de dedicação (horas/semana) ao projeto do pesquisador proponente em relação às demais atividades vigentes relacionadas à FAPESP (máximo de 40hs semanais).

Importante: Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 20 dias a contar da data de recebimento do e-mail.

3. Financiamento

3.1 O orçamento solicitado deve contemplar as condições estipuladas para a modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular (www.fapesp.br/apr).

3.2 Excepcionalmente no âmbito dessa oportunidade, propostas de Auxílio Pesquisa Regular poderão ser financiados por um período de até 3 anos, sendo estipulado um orçamento máximo de até 100 mil reais por ano.

3.3 Os proponentes não precisam solicitar valores iguais a ambas as agências. A diferença em valores deve refletir os itens cobertos por cada agência e preços locais. É esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências.

4. Características da proposta e submissão

4.1 A proposta conjunta deve ser submetida à FAPESP pelo Pesquisador Responsável no estado de São Paulo e ao DFG pelo Pesquisador Responsável parceiro na Alemanha, para ao DFG, obedecendo as condições estipuladas neste texto bem como no documento detalhado, comum às duas agências:

4.2 A submissão de propostas à FAPESP somente será possível através do sistema SAGe através de procedimento específico, conforme o ANEXO 1 abaixo.

4.3 As propostas apresentadas a uma única Parte não serão elegíveis

4.4 As propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas. Submissões fora do prazo serão devolvidas.

4.5 O Projeto de Pesquisa deve ser redigido em inglês e incluir o “Scientific Kernel” conforme item 8 (“Joint research proposal”) do documento detalhado comum às agências:

4.6 O pesquisador deverá anexar à proposta, além dos documentos usuais exigidos para o Auxílio à Pesquisa Regular, os seguintes documentos obrigatórios à submissão:

a) Resumo do orçamento a ser solicitado à DFG (em inglês);

b) Súmula Curricular do Pesquisador Responsável parceiro da Alemanha (em inglês);

c) Descrição das equipes de pesquisadores dos dois lados da parceria (em inglês);

d) Carta de Elegibilidade FAPESP (encaminhada pela FAPESP via e-mail conforme item 2 acima).

5. Propriedade Intelectual

5.1 Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do Pesquisador Responsável da Alemanha e a Instituição de vínculo do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo, no qual os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de Propriedade Intelectual de cada agência financiadora.

5.1.1 Este Termo não é necessário para a submissão da proposta, mas a apresentação de cópia do documento assinado é obrigatória antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP

6. Contato

Dúvidas relacionadas a esta oportunidade devem ser encaminhadas para:

Alexandre Roccatto – Gerente de Área Científica: chamada_dfg@fapesp.br



ANEXO 1 – Instruções específicas sobre o uso do SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo acessando a página www.fapesp.br/sage, clicar em “Sem cadastro?e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo já cadastrados devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

1.1. O Pesquisador Responsável parceiro alemão também precisa ser cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores parceiros que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo acessando o endereçowww.fapesp.br/sage escolhendo a versão em inglês da página inicial e clicar em Not registered?”. Em seguida preencher, em inglês, os dados solicitados.

2. Para a submissão da proposta, na página inicial, selecionar dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, a opção “Nova Proposta Inicial”.

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar a opção “+Outras linhas de fomento”.

4.  Expandir a opção “Acordos de Cooperação”, clicando no “+” e, em seguida expandir a opção “DFG - Deutsche Forschungsgemeinschaft” novamente clicando no “+” e então selecionar:

DFG - Projeto de Pesquisa - Regular

5. A seguir clicar o botão “Confirmar” e confirmar a operação na próxima janela (“Incluir Proposta”) clicando “Incluir”. A partir da janela seguinte, inserir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados.

6. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário “Submeter” o projeto ao final do preenchimento. “Projeto salvo não significa projeto submetido”.

7. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

8. IMPORTANTE : Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção "Validar", o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações ((11) 3838-4000).