Notícias

FAPESP e FINEP lançam chamada para setor agropecuário

FAPESP e FINEP lançam chamada para setor agropecuário Serão apoiadas pesquisas para o desenvolvimento de aplicativos que permitam aumentar a produtividade e a eficiência do setor (foto: Wikimedia)

A FAPESP e a FINEP anunciam o lançamento de uma nova chamada de propostas de pesquisas. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de aplicativos com a finalidade de inovar procedimentos para aumento da produtividade e da eficiência do setor agropecuário.

Os desafios e temas da chamada de proposta foram propostos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.  

Entre os desafios tecnológicos listados pela chamada estão “Manejo integrado de pragas e de doenças”, “Previsão de falhas e densidade de plantio em culturas”, “Previsão de safra”, “Determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos”, “Previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes)”, “Levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites” e “Gestão financeira da propriedade”.

Outros temas de interesse são “Campo Sustentável - agricultura em harmonia com o meio ambiente”, “Atenção ao pequeno agricultor e agricultura familiar” e “São Paulo como centro da produção do conhecimento”.

A seleção pública dá continuidade à colaboração entre a FAPESP e a FINEP e apoiará, por meio da concessão de recursos do PAPPE do MCTI/FINEP/FNDCT e de recursos orçamentários da FAPESP, projetos de pesquisa de empresas paulistas.

Serão apoiados projetos de desenvolvimento industrial e comercial de produtos ou serviços inovadores resultantes de pesquisas anteriores apoiadas pelo programa PIPE Fases 1 e 2; ou que não tenham participado de fases anteriores do Programa PIPE; ou resultantes de recursos próprios da empresa ou de outras fontes.

Os recursos alocados para financiamento da chamada são da ordem de R$ 15 milhões, sendo 50% com recursos da FINEP e 50% com recursos da FAPESP. Esses recursos podem não ser inteiramente executados em razão da análise de mérito das propostas apresentadas.

No mínimo 40% dos recursos alocados serão disponibilizados para empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões. A chamada está aberta a microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo e constituídas, no mínimo, doze meses antes ao lançamento do edital.

Propostas serão recebidas até 20 de abril de 2017.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10711 .


Página atualizada em 30/01/2017 - Publicada em 30/01/2017