Chamadas de Propostas

FAMELAB 2017 Chamada de propostas CNPq - CONFAP - FAPESP - CONSELHO BRITÂNICO

Nota: O prazo de inscrições foi prorrogado até 8 de março de 2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e o Conselho Britânico tornam pública a presente Chamada de Propostas para identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica.

O concurso FameLab (www.cheltenhamfestivals.com/about/famelab) foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, está presente em 32 países. Consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três (3) minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

1. Objetivos

- Promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; e

- Incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

2. Elegibilidade

2.1 Poderão inscrever-se Bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós- Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2017 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências:

2.1.1 CNPq, independente da Unidade da Federação;

2.1.2 FAPESP (bolsistas que estejam com a bolsa no país interrompida não são elegíveis)

2.1.3 das seguintes Fundações de Amparo à Pesquisa filiadas ao CONFAP:

FAPEG (Goías);

FAPEMA (Maranhão);

FAPEMIG (Minas Gerais);

FAPES (Espírito Santo);

FAPESC (Santa Catarina);

FAPITEC (Sergipe);

FAPT (Tocantins);

Fundação Araucária (Paraná).

Algumas agências possuem requisitos de elegibilidade próprios. Para maiores informações, favor consultar o portal/chamada específico de cada FAP.

3. Inscrição

3.1 As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

3.2 O vídeo de apresentação oral em português seguido da respectiva versão em inglês sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia deve ainda atender aos seguintes critérios:

- Duração máxima de seis (6) minutos, sendo no máximo três (3) minutos para cada versão. Vídeos com duração maior serão desclassificados;

- Sem a utilização de Power Point ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis;

- Sem música de fundo;

- Sem edições ou efeitos especiais.

3.3 A qualidade do vídeo não comporá os critérios de análise. O vídeo não deverá ser editado, nem incluir outras pessoas além do próprio apresentador.

3.4 Com a inscrição, os concorrentes devem estar cientes de que cedem aos organizadores do concurso os direitos de reprodução, representação e publicação das suas apresentações, em qualquer suporte e formato ou por qualquer meio.

3.5 Será aceita apenas uma única inscrição de cada candidato. Caso o candidato se cadastre mais de uma vez, será considerada apenas a última inscrição realizada.

4.Cronograma de Pré-Seleção

Anúncio da chamada nos sites do CNPq, do CONFAP, da FAPESP e demais FAPs participantes e do Conselho Britânico

8 de fevereiro de 2017

Data limite para submissão do vídeo de inscrição

Prorrogado até 8 de março de 2017

Divulgação dos vídeos dos candidatos selecionados para a primeira etapa presencial do concurso

10 de abril de 2017

5. Etapas do Concurso

5.1 Semifinal Nacional | 25 de abril de 2017

Apresentação dos 20 candidatos selecionados, ao vivo em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na Semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição anterior, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase.

O local de realização dessa etapa poderá ser na cidade de Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.

5.2 Masterclass | 26 e 27 de abril de 2017

Os 10 finalistas selecionados anteriormente participarão de uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional, a qual ocorrerá no dia seguinte à conclusão do Masterclass.

O local de realização dessa etapa poderá ser na cidade de Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.

5.3 Final Nacional | 28 de abril de 2017

Apresentação dos 10 finalistas, ao vivo em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo.

O local de realização dessa etapa poderá ser na cidade de Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo. O vencedor nacional representará o Brasil nas Finais Internacionais.

5.4 O CNPq, o CONFAP, a FAPESP e demais FAPs participantes, e o British Council têm o direito de, por razões de força maior, alterar, alargar ou reduzir as datas e duração do calendário das etapas nacionais do FameLab.

5.5 Os selecionados para as etapas presenciais terão suas despesas de participação nas etapas presenciais nacionais (passagem aérea - ida e retorno - e diária) custeadas pelo CNPq, pela FAPESP e FAPs mencionadas no item 2.1.3 desta chamada, segundo suas próprias normas e chamadas:

5.5.1 as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e entradas para o Festival de Cheltenham, onde ocorre a final internacional, serão custeadas pelo British Council.

5.5.2 se necessário e em acordo com as normas (www.fapesp.br/4566#i41 - item 4.6.6), os selecionados pela FAPESP poderão utilizar a RT da bolsa para participar da etapa presencial no Brasil.

5.6 O participante deve garantir que possui passaporte válido até, no mínimo, janeiro de 2018 e disponibilidade para comparecer às etapas presenciais do concurso, tanto no Brasil quando no Reino Unido.

5.7 Finais internacionais | 6 a 11 de junho de 2017

As finais com apresentações em inglês serão realizadas no Cheltenham Science Festival, Inglaterra.

6. Análise e seleção

Comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelo CNPq, CONFAP, pela FAPESP e demais FAPs participantes e pelo British Council, selecionarão os candidatos por meio de processo competitivo que avaliará em todas as etapas os seguintes critérios:

- Conteúdo: Factualmente correto e cientificamente válido, explicado de forma coerente e adequado para uma audiência pública e diversificada.

- Clareza: Apresentação precisa e clara no contexto do tema relacionado, permitindo o entendimento por parte do receptor e, quando for o caso, uso eficaz dos assessórios.

- Carisma: Posicionamento cativante, entusiasmante e inspirador.

7. Informações sobre esta Chamada

As questões relacionadas à esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para contato@britishcouncil.org.br.


Página atualizada em 02/03/2017 - Publicada em 08/02/2017