Notícias

Carlos Henrique de Brito Cruz e Fernando Menezes de Almeida são nomeados diretores da FAPESP

Carlos Henrique de Brito Cruz e Fernando Menezes de Almeida são nomeados diretores da FAPESP Com mandatos de três anos, os diretores científico e administrativo foram nomeados pelo governador do Estado com base em listas tríplices do Conselho Superior da Fundação (fotos: FAPESP)

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 20 de abril de 2017, o governador Geraldo Alckmin nomeou em recondução Carlos Henrique de Brito Cruz ao cargo de diretor científico da FAPESP. No mesmo ato, Fernando Dias Menezes de Almeida foi nomeado para a função de diretor administrativo da Fundação. As nomeações foram feitas a partir de listas tríplices de candidatos, elaboradas pelo Conselho Superior da FAPESP.

O físico Brito Cruz vai ocupar o cargo de diretor científico pelo quinto mandato sucessivo de três anos desde 2005. Graduado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é doutor em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002 e reitor da Unicamp de 2002 a 2005. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Professor no Departamento de Direito do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Menezes é controlador geral da USP desde março de 2016. Foi assessor da presidência da FAPESP entre 2007 e 2016 e secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo entre 2004 e 2006.