Notícias

Pesquisas voltadas à melhoria de sistemas de saúde serão apoiadas English version

Pesquisas voltadas à melhoria de sistemas de saúde serão apoiadas FAPESP, Confap e MRC lançam chamada com o objetivo de aprimorar políticas para comunidades vulneráveis (foto: MRC)

A FAPESP anuncia uma chamada de propostas de pesquisa em parceria com o Medical Research Council (MRC), do Reino Unido, e com as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (FAPs), articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A participação do Reino Unido ocorre no âmbito do programa Newton Fund.

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, voltados à melhoria das políticas de sistemas de saúde em comunidades vulneráveis no Brasil.

Todas as propostas devem ter um pesquisador responsável no lado brasileiro e um pesquisador responsável no lado britânico. O apoio será concedido por até três anos, a partir de abril de 2018.

O valor do financiamento variará de acordo com a necessidade de cada projeto de pesquisa. O MRC financiará as equipes do Reino Unido e as respectivas FAPs financiarão as equipes do Brasil, de acordo com as regras estipuladas por cada fundação estadual.

Para a FAPESP, as submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Programa em Políticas Públicas, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade. O orçamento total solicitado não poderá ser superior a R$ 150.000,00 por ano.

Os pesquisadores do Estado de São Paulo devem consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade até 17 de agosto de 2017.

O limite para a submissão de propostas é dia 26 de setembro de 2017.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/en/11088.

As orientações específicas para proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/11089.

Aprenda sobre o Sistema de Saúde do Reino Unido

A Healthcare UK e o Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido realizarão um webinar no dia 23 de agosto de 2017, às 10h, a fim de apresentar o funcionamento do Sistema de Saúde do Reino Unido – o National Health System.

Dentre os principais temas que serão abordados, estão: Sistema de Atenção Primária; NHS Choices; NHS Digital; Serviços de Emergência

Os palestrantes serão: Rory Shaw, diretor médico da Healthcare UK, e Maureen Baker, presidente do escritório internacional do Royal College of General Practitioners.

Interessados em participar do webinar podem se inscrever em https://register.gotowebinar.com/register/8474577515337668354. Haverá tradução.


Página atualizada em 29/08/2023 - Publicada em 10/07/2017