Notícias

FAPESP e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha lançam chamada English version

FAPESP e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha lançam chamada Instituições apoiarão projetos de pesquisa colaborativos em Bioeconomia, com foco em agricultura sustentável, produção de alimentos, biomassa e bioprodutos sustentáveis (foto: Wikimedia)

A FAPESP e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) anunciam a segunda chamada de propostas para apoio à pesquisa no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições.

O objetivo é apoiar e fortalecer projetos em Bioeconomia, desenvolvidos em colaboração por pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores da Alemanha. 

Os temas de interesse da chamada são agricultura sustentável; produção de alimentos (sustentabilidade de processos e materiais, economia de energia e redução de resíduos); uso/processamento de biomassa sustentável para produção de bioprodutos; e desenvolvimento de bioprodutos sustentáveis.

Os critérios de elegibilidade e financiamento seguem as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr), exceto quando menção em contrário especificada na chamada.

Pesquisadores do Estado de São Paulo devem contatar a FAPESP para análise de elegibilidade até o dia 16 de abril de 2018. 

Os pesquisadores consideráveis elegíveis (com parceiros também elegíveis na Alemanha) serão informados individualmente sobre a submissão de propostas completas, etapa que será realizada via SAGe, por meio de procedimento específico. 

O orçamento máximo permitido a cada projeto é de R$ 100 mil por ano. 

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em www.fapesp.br/en/11573

 


Página atualizada em 27/02/2019 - Publicada em 09/03/2018