Notícias

FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em gestão sustentável de recursos hídricos English version

FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em gestão sustentável de recursos hídricos Chamada de propostas é lançada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Iniciativa Water JPI (foto: Water JPI)

A FAPESP anuncia uma segunda chamada de propostas para selecionar projetos colaborativos em gestão sustentável de recursos hídricos, no âmbito do acordo de cooperação mantido, desde 2015, com o programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020, da União Europeia.

A oportunidade é lançada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Iniciativa Water JPI. 

Os temas de interesse integram a agenda estratégica de pesquisa e inovação da Water JPI e estão organizados em três tópicos principais: “Enabling Sustainable Management of Water Resources”, “Strengthening Socio-economic Approaches to Water Management” e “Supporting Tools for Sustainable Integrated Management of Water Resources”. 

Cada proposta enviada à FAPESP deve ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

A chamada está organizada em duas etapas. Na primeira, com prazo até 24 de abril de 2018, o pesquisador responsável deve seguir os procedimentos descritos na chamada internacional. Esse é também o prazo final estipulado para consultas de elegibilidade à FAPESP. 

Na segunda etapa, pesquisadores do Estado de São Paulo com pré-propostas aprovadas serão notificados sobre o envio de propostas completas, etapa que será realizada via SAGe, com prazo até 18 de setembro de 2018.

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis (em inglês) em www.fapesp.br/en/11638

Um resumo das informações está na ficha informativa em: www.fapesp.br/chamadas/2018/ficha_water_jpi.pdf.