English version

Ignácio Maria Poveda Velasco

Ignácio Maria Poveda Velasco

Professor Titular de História do Direito da Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco - FDUSP). Atualmente é Secretário Geral da Universidade de São Paulo. Foi Diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP -FDRP/USP (2007-2013), membro do Conselho Universitário da USP (2007-2013) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP (2003-2007).

Bacharel em Direito pela FDUSP (1982). Mestre (1990) e doutor (1996) em Direito Romano pela mesma Faculdade. Fez um estágio de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma I - "La Sapienza" (1996-1997). Livre-docente em História do Direito e Direito Romano pela FDUSP (2000). Concurso para Professor Titular da FD em 2003. Membro da Congregação da FD desde 1993. Professor da Graduação e da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) daquela Faculdade.

Lecionou Direito Romano e História do Direito na FIEO (1988-1990) e UNG (1999-2003). É lider do Grupo de Pesquisa "Direto das Fontes", cadastrado no CNPq (que trabalha com a História do Direito, na perspectiva da utilização das fontes para o aprofundamento dos estudos nessa área), bem como do Grupo de Estudos e Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo (que discute temas fundamentais hodiernos de Direito Civil, à luz da sua perspectiva histórica e com base em suas raízes culturais e epistemológicas), também cadastrado no CNPq.

Tem experiência na área do Direito, com ênfase em História do Direito e Direito Romano, atuando principalmente nos seguintes temas: direito contratual romano, de modo especial a compra e venda; direito processual romano, com destaque para a proteção do devedor (beneficium competentiae); história do direito antigo e medieval, com ênfase no estudo das fontes; história do direito brasileiro, particularmente no que diz respeito ao direito de família, à propriedade territorial e à historiografia jurídica brasileira; finalmente, tem familiaridade com o direito civil moderno, em especial com o direito de família e das obrigações. Autor, entre outros trabalhos publicados na área jurídica, de 5 livros, 11 capítulos de livro e mais de 20 artigos em revistas especializadas, do Brasil e do exterior.