English version

Nova oportunidade de colaboração com o Reino Unido

Nova oportunidade de colaboração com o Reino Unido

FAPESP e British Council selecionam propostas de pesquisa para o Programa de Biodiversidade na América Latina do Newton Fund (foto: Edo Miura / Wikimedia)

A FAPESP e o British Council anunciam nova oportunidade de apoio a projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores do Reino Unido.

A chamada é lançada no âmbito do “Institutional Links: Programa de Biodiversidade na América Latina”, do Newton Fund, iniciativa voltada ao conhecimento regional sobre o papel da biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas, de modo a informar gestores para um desenvolvimento sustentável que considere necessidades ambientais, econômicas e sociais.

A primeira fase do programa incluiu auxílios de mobilidade e capacitação entre países América Latina, o Estado de São Paulo e o Reino Unido, construindo bases para colaborações mais robustas.

Agora, na segunda fase, serão apoiados projetos de pesquisa e expedições que documentarão a biodiversidade e seus laços com a sociedade nos países participantes da chamada: Argentina, Brasil, Chile, México e Peru. Não é necessário ter participado da primeira etapa para submeter propostas na atual fase da chamada.

No Brasil, somente pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa do Estado de São Paulo poderão participar. Os interessados devem consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade.

São válidas as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr).Os temas de interesse incluem compreensão de espécies e habitats, biodiversidade para subsistência e bioeconomia, manutenção e restauração do capital natural, e integração dos dados levantados em campo com tecnologias emergentes.

A data limite para submissão de propostas é 21 de junho de 2018.

A chamada está disponível em www.fapesp.br/en/11661.

Orientações específicas aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/11662.