Chamada conjunta FAPESP-ERC (European Research Council)

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo


Sumário:

Data limite para submissão:

31 de agosto de 2018

Modalidade de fomento:

Pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo.

Duração máxima dos projetos:

até 12 meses

Elegibilidade:
Pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo

Submissão de propostas:

As propostas devem ser submetidas à FAPESP via SAGe e ao ERC via www.confap.org.br/news/ercform/public/login

Chamada publicada pelo ERC em: https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team
Chamada publicada pelo CONFAP em: http://confap.org.br/news/confap-e-cnpq-lancam-chamada-para-participacao-de-pesquisadores-nos-projetos-do-conselho-europeu-de-pesquisa-erc/  

Contatos:
FAPESP:
chamada-erc@fapesp.br
CONFAP: confap.erc.ia@gmail.com


1. Introdução

1.1 Na condição de integrante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPESP participa de chamada para manifestação de interesse lançada em parceria com a Agência Executiva do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

1.2 Esta chamada de propostas busca fortalecer a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em equipes de pesquisas financiadas pelo ERC através do financiamento de custos de viagem e estágio no exterior.

1.3 Na FAPESP, a oportunidade é aberta a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo.

1.4 Os interessados deverão seguir as orientações do ERC (disponíveis em: http://confap.org.br/news/confap-e-cnpq-lancam-chamada-para-participacao-de-pesquisadores-nos-projetos-do-conselho-europeu-de-pesquisa-erc/) e também as orientações descritas a seguir.

1.5 O prazo limite para envio das propostas à FAPESP é 31 de agosto de 2018.

2 Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPESP-ERC receberá propostas nas seguintes áreas do conhecimento:

a. Biologia e Bioquímica estrutural e molecular

b. Genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica

c. Biologia celular e do desenvolvimento

d. Fisiologia, pato fisiologia e endocrinologia

e. Neurociências e desordens neurais

f. Imunidade e infecção

g. Ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública

h. Biologia evolucionária, populacional e ambiental

i. Ciências aplicadas à vida e biotecnologia não-médica

j. Matemática

k. Constituição fundamental da matéria

l. Física de matéria condensada

m. Ciências da químico-física e química analítica

n. Química sintética e materiais

o. Ciência da Computação e informática

p. Engenharia de sistemas e de comunicações

q. Engenharia de produtos e processos

r. Ciências do universo

s. Ciência do sistema terrestre

t. Mercados, indivíduos e instituições

u. Instituições, valores, crenças e comportamento

v. Meio ambiente, espaço e população

w. A mente humana e sua complexidade

x. Culturas e produção cultural

y. Estudo do passado humano

z. Sinergia

3 Modalidade de Fomento

3.1 Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) (www.fapesp.br/bolsas/bpe#1), no período máximo e contínuo de 12 meses.

4 Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 São considerados elegíveis, pela FAPESP, para submeter carta de manifestação de interesse e solicitação de BPE, os candidatos que atenderem aos requisitos indicados abaixo:

4.2 Ter título de doutor ou qualificação equivalente.

4.3 Ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo.

a. A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do Estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, pelo e-mail chamada-erc@fapesp.br informando:

i. a natureza do vínculo institucional;

ii. quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;

iii. a fonte de recursos para o pagamento;

iv. duração do referido vínculo;

v. professores aposentados, com vínculo com a USP, UNICAMP e UNESP, devem apresentar documento comprobatório do tipo de vínculo.

4.4 Ter produção científica ou tecnológica, avaliada por sua Súmula curricular.

4.5 Estar em dia com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processo, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas) sob pena de bloqueio na liberação de recursos. Não serão habilitadas para análise as propostas cujo Beneficiário ou Responsável esteja em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.

5 Procedimentos para submissão

A submissão se dará em duas etapas:

5.1 Submissão de carta de manifestação de interesse

a. Pesquisadores que desejarem integrar equipes com projetos financiados pelo ERC deverão acessar o site www.confap.org.br/news/ercform/public/login e preencher o formulário com os seguintes campos:

i. Nome e sobrenome

ii. Instituto de Ensino ou Pesquisa do Estado de São Paulo

iii. Estado de São Paulo

iv. Auxílios vigentes, projetos e contratos com os quais o pesquisador está envolvido

v. Qualificações acadêmicas

vi. Dados para contato (telefone e-mail)

b. Em resposta, o pesquisador receberá informações a respeito dos projetos fomentados pelo ERC, participantes dessa iniciativa, e que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição desses projetos e os contatos dos pesquisadores envolvidos.

c. Depois disso, caberá ao pesquisador do estado de São Paulo contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC e definir como se dará sua participação, definindo um Plano de Trabalho e Condições desta parceria.

5.2 Submissão, análise e seleção de proposta

Definidos os termos da participação do pesquisador do estado de São Paulo nas atividades de pesquisa em projeto financiado pelo ERC, a solicitação de BPE deverá ser encaminhada à FAPESP por meio eletrônico pelo Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), em www.fapesp.br/sage e também através do portal www.confap.org.br/news/ercform/public/login. Mais informações seguem no Anexo desta chamada.

6 Mais informações

FAPESP: Pesquisadores do Estado de São Paulo podem enviar questões relacionadas à presente Chamada para o e-mail: chamada-erc@fapesp.br

CONFAP: Pesquisadores de outros Estados podem enviar suas dúvidas para o e-mail: confap.erc.ia@gmail.com

Anexo A - Instruções específicas sobre o uso do SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em Sem cadastro? e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

1.1. O cadastro completo do pesquisador estrangeiro e a confirmação de sua participação (Supervisor no Exterior) são obrigatórios para submissão da proposta.

2. Na página Inicial do sistema (Home) selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar o link Outras linhas de fomento;

4. Ao expandir a opção Acordos de Cooperação constarão:

ERC – European Research Council > ERC – Bolsa de Pesquisa – Exterior > Chamada de Propostas (2018)

5. Selecionar a opção e a partir daí incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

6. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário submeter o projeto ao final do preenchimento. Projeto salvo não significa projeto submetido;

7. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores;

8. Em caso de dúvidas, acessar o link “Manuais”, disponível na página inicial do SAGe. Em “Manuais”, buscar esclarecimentos na lista “ Manuais de Apoio aos Pesquisadores”.

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar eventuais pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Ao selecioná-la, o sistema apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta, considerando os itens já inseridos. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida em que a proposta for sendo construída, permitindo que sejam tomadas as providências necessárias à submissão efetiva da proposta. Em caso de dúvida sobre a utilização do SAGE, além dos “Manuais”, a FAPESP também disponibiliza atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000).