Notícias

FAPESP e NWO abrem nova chamada de propostas English version

FAPESP e NWO abrem nova chamada de propostas Projetos colaborativos em restauração de ecossistemas entre pesquisadores de São Paulo e da Holanda serão selecionados (foto: Wikimedia)

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) anunciam a sexta chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

“Restauração de ecossistemas” é o tema da chamada, que tem Mata Atlântica brasileira como estudo de caso. Os projetos colaborativos se concentrarão em serviços ecossistêmicos, uso de paisagem multifuncional e biodiversidade, com o objetivo final de contribuir para a efetiva restauração e uso sustentável da Mata Atlântica.

Propostas devem ser escritas em conjunto por pesquisadores associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo e, na Holanda, por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas holandesas elegíveis para financiamento pela NWO.

Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas nos dois lados – inclusive com o intercâmbio de pesquisadores – e que os projetos e as contribuições intelectuais sejam equivalentes entre o Estado de São Paulo e a Holanda.

As propostas deverão ser de parcerias balanceadas, não especificamente em termos monetários, mas com compromisso e esforços em pesquisa equivalentes nos dois lados.

Pesquisadores elegíveis no Estado de São Paulo deverão seguir as normas das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos ou Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Antes de elaborarem seus projetos, os pesquisadores deverão consultar a FAPESP quanto à elegibilidade para apoio nos termos das modalidades descritas acima. As consultas de elegibilidade serão recebidas até 1º de agosto de 2018.Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas. 

A data limite para submissão das propostas é 15 de setembro. 

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11822

 


Página atualizada em 26/06/2018 - Publicada em 20/06/2018