Chamadas de Propostas

Canadá - São Paulo Cooperação em Pesquisa Industrial e Inovação 2018 English version

Sumário


Prazo para submissão das propostas completas na FAPESP:

14 de dezembro de 2018

Modalidade de Fomento:

PIPE

Duração máxima do projeto:

24 meses

Submissão:

Propostas devem ser submetidas pelo SAGE

Elegibilidade:

Pequenas Empresas no Estado de São Paulo em associação com uma empresa canadense

Contato na FAPESP:

Patrícia Tedeschi – chamada_nrc@fapesp.br

Contato no NRC:

andrew.bauder@nrc-cnrc.gc.ca

Publicado no NRC em:

http://tradecommissioner.gc.ca/funding-financement/ciip-pcii/rfp-ddp.aspx?lang=eng#brazil2018



NOTA: Em 27 de novembro de 2018 o item 1 da chamada (Cronograma) teve as datas alteradas. 
 

Trabalhando em conjunto, os governos do Canadá e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo visam promover e apoiar projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento industrial (P&D) com alto potencial de comercialização. Esta Chamada de Propostas (CFP) está aberta a empresas do Canadá e de São Paulo, Brasil, que desejam realizar atividades de P&D conjuntas que levem à comercialização de tecnologia.

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial devem demonstrar a contribuição tecnológica e serem mutuamente benéfica aos participantes de ambos os países, bem como abordar as necessidades ou desafios específicos do mercado e demonstrar alta relevância industrial e potencial comercial.

Os candidatos devem desenvolver soluções prontas para comercializar produtos, serviços baseados em tecnologia ou métodos que tenham um forte potencial de mercado.

O financiamento para fomentar a inovação e a comercialização de tecnologia está disponível para participantes qualificados do Canadá e de São Paulo. Empresas canadenses são elegíveis para até US $ 600.000 e empresas sediadas em São Paulo por até 1 milhão de reais por projeto.

Este programa bilateral é gerenciado no Canadá pela Global Affairs Canada e entregue em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa do Programa de Assistência à Pesquisa Industrial do Canadá (NRC-IRAP) e no Brasil pela Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP).

O NRC-IRAP e a FAPESP avaliarão as propostas apresentadas e comunicarão os resultados dentro de aproximadamente 3 meses após o prazo final da chamada de propostas.

Anunciando a SEGUNDA CHAMADA DE PROPOSTAS entre o Canadá e São Paulo: 

1. Cronograma:

Lançamento da Chamada de Propostas: 8 de agosto de 2018

Prazo para inscrição de candidatos canadenses através da apresentação de uma manifestação de interesse: 15 de outubro de 2018

Prazo para inscrição completa: 14 de dezembro de 2018

Divulgação dos resultados: 2 de maio de 2019

Início dos projetos: junho de 2019

2. Elegibilidade

As propostas devem ser preparadas e apresentadas de forma colaborativa por empresas no Canadá e no Estado de São Paulo, de acordo com os seguintes critérios de elegibilidade:

a. Canadá:

- Ser devidamente constituída no Canadá, com fins lucrativos, de pequeno ou médio porte, com 500 ou menos funcionários equivalentes em tempo integral;

- Estar pronta para colaborar com o parceiro de São Paulo em um projeto de P&D industrial;

- Pretender crescer e gerar lucros através do desenvolvimento e comercialização de produtos, serviços ou processos inovadores, orientados para a tecnologia, novas ou aperfeiçoamentos.

- O Canadá reserva-se o direito de priorizar submissões alinhadas com os setores prioritários do Comitê Conjunto Brasil-Canadá (ciência e tecnologia oceânica, tecnologia sustentável / energia verde, ciências da vida, TIC e nanotecnologia).

b. São Paulo, Brasil:

- Pesquisadores vinculados a uma pequena empresa (menos de 250 funcionários) estabelecida no Estado de São Paulo;

- Esteja pronto para colaborar com o parceiro canadense em um projeto industrial de P&D;

Nota: As propostas apresentadas à FAPESP devem seguir as regras da Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, exceto se explicitamente indicado neste CFP.

Nota: os seguintes Requisitos Conjuntos também se aplicam:

O projeto conjunto de P&D deve visar o desenvolvimento de produtos / processos que levem à comercialização no mercado global ou no Brasil. Além disso, as propostas devem demonstrar todos os seguintes requisitos:

a. Os produtos / processos a serem desenvolvidos devem ser altamente inovadores e com significativo potencial comercial;

b. Os parceiros no Canadá e em São Paulo, Brasil, devem concordar com antecedência sobre um acordo de direitos de PI e sobre uma estratégia de comercialização para o produto ou processo;

c. Os parceiros no Canadá e em São Paulo, Brasil, devem ser capazes de implementar o projeto e financiar suas respectivas ações;

d. O projeto deve demonstrar a contribuição científica e tecnológica dos participantes dos dois países; e

e. O projeto deve demonstrar equilíbrio e significância adequados para ambos os parceiros. 

3. Valor de financiamento

Os projetos selecionados de P&D serão elegíveis para receber financiamento do Canadian International Innovation Program (CIIP) do Governo do Canadá e da FAPESP no Estado de São Paulo. A CIIP é administrada pela Global Affairs Canada e operada em parceria com o National Research Council of Canada Industrial Research Assistance Program (NRC-IRAP) no Brasil.

Os fundos serão fornecidos de acordo com as leis, regras, regulamentos e procedimentos nacionais estabelecidos por cada organização e/ou cada jurisdição / país. Embora o tipo individual e o valor das contribuições individuais alocadas para um projeto de P&D possam variar, um país não pode representar mais de 70% do orçamento total do projeto.

A FAPESP e o NRC-IRAP selecionarão propostas de acordo com as normas, condições e limites de financiamento de cada uma das Partes, conforme apresentado no item 3.1 da FAPESP e no item 3.2 do NRC-IRAP.

3.1 Financiamento para os participantes do projeto no Estado de São Paulo

a. A FAPESP financiará projetos sob os termos, condições e limites do PIPE - Fase 2 no Estado de São Paulo;

b. O financiamento a ser concedido é para Pesquisadores Responsáveis vinculados a Pequenas Empresas.

c. Para esta chamada, a FAPESP não financiará bolsas para o Pesquisadores Responsáveis e Principais.

3.2 Financiamento para participantes de projetos no Canadá

a. O Canadá financiará projetos de acordo com os termos, condições e limites de financiamento do the Government of Canada’s Canadian International Innovation Program (CIIP), gerenciado pela Global Affairs Canada.

b. As PMEs canadenses podem receber até 50% de sua parte dos custos elegíveis do projeto através do NRC-IRAP para um projeto máximo de US $ 600.000. 

4. Apresentação de propostas

a. TODOS: O formulário de cooperação bilateral deve ser assinado pelos parceiros de São Paulo, Brasil e do Canadá e submetido à FAPESP e ao NRC-IRAP (dentro do prazo publicado na chamada).

b. Os candidatos do Canadá devem se inscrever até 19 de outubro de 2018, enviando o Documento de Perfil da Empresa (disponível em seu Consultor de Tecnologia Industrial NRC-IRAP (ITA).

Por favor, envie o documento completo para andrew.bauder@nrc-cnrc.gc.ca e c/c seu IRAP ITA.

Se ainda não for cliente do NRC-IRAP, os candidatos devem entrar em contato com o escritório do NRC-IRAP (1-877-994-4727) para ter um ITA atribuído a você.

O formulário de cooperação bilateral para essa chamada será fornecido após a determinação da elegibilidade do cliente de acordo com as diretrizes da CIIP, com base nas informações fornecidas no Documento de Perfil da Empresa. As informações coletadas para registro também facilitarão o contato e o desenvolvimento de parcerias com empresas brasileiras antes do envio da inscrição.

c. Os solicitantes do Estado de São Paulo devem submeter uma proposta contendo os itens descritos no Sistema SAGe, de acordo com as instruções no site da FAPESP fapesp.br/pipe. A proposta deve ser submetida à FAPESP em inglês. 

5. Avaliação e seleção dos projetos

a. A FAPESP em São Paulo e o NRC-IRAP no Canadá realizarão avaliações independentes de cada proposta conjunta de P&D, de acordo com suas Leis / Regulamentos Nacionais / Institucionais.

b. Uma proposta será considerada selecionada sob esta chamada se tanto a FAPESP quanto o NRC-IRAP decidirem em conjunto aprová-lo e financiá-lo. 

6. Publicação dos resultados

Os parceiros de São Paulo, Brasil e do Canadá, cujas propostas foram selecionadas, serão informados sobre o resultado e o montante do financiamento por suas respectivas organizações financiadoras. 

7. Informações de Contato

Canadá
Mr. Andrew Bauder
IRAP CIIP Brazil National Program Coordinator
National Research Council of Canada Industrial Research Assistance Program (NRC-IRAP)
Email: andrew.bauder@nrc-cnrc.gc.ca

São Paulo
Patrícia Pereira Tedeschi
chamada_nrc@fapesp.br

Nota: Os projetos que envolvam pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos ou tecnologias com aplicações militares e/ou não pacíficas não são elegíveis para financiamento.


Página atualizada em 27/11/2018 - Publicada em 25/07/2018