Chamadas de Propostas

Instruções para submissão em fluxo contínuo FAPESP-BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) English version

Sumário


Prazo para recebimento de propostas:

Em fluxo contínuo, no mínimo 12 semanas antes do início pretendido do projeto

Linha de Fomento:

Auxílio à Pesquisa - Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Submissão:

Propostas devem ser submetidas pelo PR do Reino Unido ao BBSRC e pelo PR de São Paulo à FAPESP (SAGe)

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados ao Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Principais de auxílios vigentes nas modalidades Temático, CEPID, CPE ou Jovem Pesquisador.

Contato na FAPESP:

chamada-bbsrc-fappa@fapesp.br



Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo

1. Introdução

A FAPESP e o Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (dentre eles o Conselho de Pesquisas de Biotecnologia e Ciências Biológicas) assinaram, em setembro de 2009, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

No âmbito desta parceria várias chamadas de propostas foram lançadas (www.fapesp.br/10274) e projetos foram aprovados e financiados conjuntamente. Além de chamadas de propostas à pesquisa específicas, a FAPESP e o BBSRC aceitam submissões ao longo do ano todo em duas chamadas de propostas de pesquisa: Parceria Geral em Fluxo Contínuo (www.fapesp.br/10273) e FAPESP-BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA).

O FAPPA busca, através de mecanismos de colaboração de curto prazo, desenvolver ou fortalecer parcerias entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo do Reino Unido. Neste caso, o financiamento deve ser direcionado a atividades de mobilidade e intercâmbio, como diárias de viagens e workshops. Espera-se que as propostas selecionadas levem à preparação de projetos de pesquisa conjuntos que serão submetidos posteriormente à FAPESP e ao BBSRC na Parceria Geral em Fluxo Contínuo mencionada acima.

Nessa Chamada, a participação da FAPESP se baseia no princípio de “esforço similar” (“matching efforts”) e não de “recursos similares” (“matching funds”). Sendo assim, espera-se que as propostas tenham esforço de pesquisa similar e compatível com a modalidade de fomento oferecida pela FAPESP.

Essa oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo, que deverão seguir as orientações do BBSRC (disponíveis em: www.fapesp.br/en/6373) e também as orientações descritas a seguir.

2. Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPPA receberá propostas em todos os temas científicos das ciências biológicas e biotecnologia, mas propostas nos temas segurança alimentar, bioenergia ou biotecnologia industrial terão prioridade.

3. Modalidade de Fomento

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr), inclusive com as modificações e excepcionalidades descritas nesta Chamada (especialmente item 5.2).

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Pesquisadores elegíveis

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada somente os proponentes do Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais de auxílios vigentes na FAPESP na modalidade Auxilio à Pesquisa - Projeto Temático; Jovens Pesquisadores (JP); Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs); Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID); ou Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP).

São considerados elegíveis pelo BBSRC para submeter proposta nesta Chamada somente os proponentes que sejam Pesquisadores Responsáveis de auxílios BBSRC vigentes das categorias responsive mode e themed research grant, bem como líderes de projetos de institutos nacionais de biociência BBSRC (Rothamsted Research; John Innes Centre; Quadrum Institute; Earlham Institute; The Pirbright Institute; Babraham Institute; Roslin Institute; Institute of Biological Environmental and Rural Sciences). Pesquisadores Principais de fellowships BBSRC ou Pesquisadores Principais de BBSRC Strategic Lola ou BBSRC Initiative grant com financiamentos maiores de £1Mi.

4.2 Consulta de elegibilidade

a. É obrigatório para os pesquisadores no Estado de São Paulo consultarem a FAPESP sobre sua elegibilidade para esta Chamada. Para evitar perda de trabalho os pesquisadores do Estado de São Paulo devem, antes de iniciar a preparação das propostas, consultar a FAPESP a fim de obterem uma Carta de Elegibilidade FAPESP que deve, obrigatoriamente, ser submetida, em formato PDF, junto com a submissão eletrônica da proposta.

b. Propostas submetidas sem a Carta de Elegibilidade FAPESP, não serão qualificadas para análise.

c. Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 20 dias a contar da data de recebimento do e-mail. Por favor atente para a data limite de submissão da qualificadas para análise.

d. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-bbsrc-fappa@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

d.1. Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em www.fapesp.br/sumula);

d.2. Nome do Pesquisador Parceiro no Reino Unido e sua Instituição de vínculo;

d.3. Título da proposta a ser submetida;

d.4. Orçamento previsto a ser solicitado para FAPESP;

d.5. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana).

5. Procedimentos para preparação e submissão de propostas

5.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido;

b. O projeto de pesquisa (case for support), que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

c. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e não deve exceder 4 páginas em fonte Arial tamanho 11, com espaçamento simples;

d. O projeto de pesquisa deve conter os principais objetivos científicos, histórico do contato e da parceria entre os grupos de pesquisa, um plano de ação e justificativa para o projeto.

e. As propostas para a chamada podem ser submetidas em qualquer momento do ano desde que pelo menos 12 semanas antes do início previsto das atividades.

5.2 Exceções à norma FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (APR)

Em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular e, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas, aplicam-se as normas a seguir:

a. A duração dos projetos indicada é de 24 meses, mas há possibilidade de outros tempos de duração se bem justificados na proposta de pesquisa;

b. O orçamento total solicitado à FAPESP não deve exceder R$ 300 mil e pode incluir:

b.1. Recursos para custeios de viagens, diárias e outras atividades de colaboração, como workshops ou intercâmbios de pesquisadores.

b.2. Excepcionalmente nesta chamada, só serão apoiados equipamentos e materiais de consumo que apoiem a coleta de dados preliminares que possam ser usados para apoiar novas submissões de propostas de pesquisa no âmbito da Parceria Geral em Fluxo Contínuo.

5.3 Submissão

a. A proposta conjunta deve ser submetida simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP e pelo pesquisador parceiro no Reino Unido ao BBSRC;

b. O pesquisador britânico incluirá a carta de elegibilidade emitida pela FAPESP (item 4.2), anexando a mesma como “non-UK components”;

c. O proponente do Estado de São Paulo fará a submissão utilizando exclusivamente o sistema SAGe em (Nova Proposta Inicial> Fluxo Contínuo: Outras linhas de fomento> Acordos de Cooperação> UKRI>BBSRC>FAPPA Pump Priming);

d. O proponente do Reino Unido fará a submissão pelo site do BBSRC (Je-S);

e. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas;

f. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

6. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador no Reino Unido e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e ocorrerá antes da assinatura do Termo de Outorga.

7. Mais informações

a. FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas, pelos pesquisadores do Estado de São Paulo, à FAPESP pelo e-mail chamada-bbsrc-fappa@fapesp.br

b. BBSRC: As perguntas e pedidos de esclarecimento devem ser submetidos pelo pesquisador responsável do Reino Unido para bbsrc.iru@bbsrc.ac.uk.