English version

Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund - 2019

Sumário


Prazo para recebimento de propostas completas:

9 de maio de 2019

Anúncio dos resultados:

29 de julho de 2019

Linha de Fomento:

Auxílio à Pesquisa - Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Recursos por projeto:

Máximo de R$ 150.000,00 (£30.000,00)

Submissão:

Pesquisador de São Paulo faz a submissão à FAPESP (SAGe) e pesquisador do Reino Unido ao NERC (Je-S)

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a instituições no Estado de São Paulo com auxílios FAPESP vigentes, conforme descrito abaixo

Contato na FAPESP:

Carolina Costa - chamada-nerc@fapesp.br


 

1. Introdução

A FAPESP e o UK Research and Innovation (do qual faz parte o Natural Environment Research Council - NERC) assinaram, em setembro de 2009, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

No âmbito desse Memorando de Entendimentos, a FAPESP e o NERC financiam propostas de pesquisa através do Acordo de Fluxo Contínuo e através de chamadas de propostas. Através do fluxo contínuo, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil podem submeter propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Temático ou Jovem Pesquisador em qualquer momento do ano (http://www.fapesp.br/10273).

A Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund busca, através de mecanismos de colaboração de curto prazo, desenvolver novas parcerias entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo do Reino Unido em ciências ambientais. Neste caso, o financiamento deve ser direcionado a atividades de mobilidade e intercâmbio, como diárias de viagens e workshops, e estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e pequenos equipamentos). Espera-se que as propostas selecionadas levem à preparação de projetos de pesquisa conjuntos que serão submetidos posteriormente à FAPESP e ao NERC na Parceria Geral em Fluxo Contínuo ou em outras oportunidades de financiamento.

Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo, que deverão seguir as orientações do NERC (disponíveis em: https://nerc.ukri.org/research/partnerships/international/gpsf/news/ao2019/) e também as orientações descritas a seguir.

2. Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund receberá propostas nas áreas de atuação do NERC, incluindo ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas, e observação da Terra.

Mais informações sobre as áreas cobertas aqui: https://nerc.ukri.org/funding/application/howtoapply/topics/

A FAPESP encoraja propostas de pesquisas que possam ser integradas aos seguintes Programas de pesquisa FAPESP: Bioenergia (BIOEN), Biodiversidade (BIOTA), eScience e Data Science (ESCIENCE) e Mudanças Climáticas (PFPMCG).

3. Modalidade de Apoio

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr), com as modificações e excepcionalidades descritas nesta Chamada (especialmente itens 5.2).

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1. Pesquisadores elegíveis

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada somente os proponentes do Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais de auxílios vigentes na FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular; Projeto Temático; Jovens Pesquisadores (JP); Programa Ensino Público; Programa de Pesquisa em Políticas Públicas; Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs); Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) ou Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID). 

5. Procedimentos para preparação e submissão de propostas

5.1. Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido;

b. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

c. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa;

d. Além das diretrizes dispostas na Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund, as propostas em parceria com pesquisadores do Estado de São Paulo deverão conter os seguintes documento anexos no SAGe:

d.1. Projeto de pesquisa (chamada): Projeto elaborado conforme instruções específicas da chamada.

d.2. Anexo II - Informação sobre infraestrutura institucional necessária

d.3. Manifestação do dirigente da instituição

d.4. Orçamentos dos fornecedores/representantes autorizados: Para cada Material Permanente cujo valor supere dez salários mínimos, apresentar 3 orçamentos. Informar se houver único fornecedor.

d.5. Parque de equipamentos: Descrição do Parque de equipamentos científicos da instituição sede.

d.6. Resultados de auxílios anteriores: Caso tenha sido responsável ou beneficiário de Auxílios ou Bolsas FAPESP, enviar documento contendo seu resultado, títulos dos projetos e números do processo (até 2 págs).

d.7. Súmula curricular de cada um dos pesquisadores associados: seguir modelo FAPESP (em português ou inglês)

d.8. Súmula curricular do beneficiário: seguir modelo FAPESP (em português ou inglês)

d.9. Súmula curricular do) pesquisador) responsável) parceiro no Reino Unido

5.2. Exceções à norma FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (APR)

Em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (http://www.fapesp.br/apr) e, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas, aplicam-se as normas a seguir:

a. O orçamento total solicitado até o valor máximo de R$150.000,00 (£30.000,00) à FAPESP pode incluir:

a.1. Recursos para custeio do projeto de pesquisa,

a.2. Workshops a serem realizados no Estado de São Paulo,

a.3. Não são itens elegíveis nesta proposta custos de Reserva Técnica, Benefícios Complementares ou Bolsas.

5.3. Submissão

a. Os proponentes deverão seguir o cronograma desta Chamada de Propostas. A data limite para submissão de propostas é 9 de maio de 2019.

b. Cada proposta deverá ser submetida antes do prazo pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP, pelo SAGe, e pelo pesquisador britânico ao NERC pelo Je-S. Note que o pesquisador britânico precisa de um perfil ativo no SAGe para confirmar participação na chamada. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

c. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo NERC;

d. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

e. Não é permitida a submissão simultânea da mesma proposta de pesquisa a diferentes oportunidades de financiamento da FAPESP e NERC.

f. Somente é permitida a submissão de uma proposta de pesquisa para cada Pesquisador Responsável.

6. Resultados

O resultado desta Chamada de Propostas será anunciado aos proponentes no dia 29 de julho de 2019.

7. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador no Reino Unido e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga.

8. Mais informações

a. FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas, pelos pesquisadores do Estado de São Paulo, à FAPESP para Carolina Costa, e-mail: chamada-nerc@fapesp.br.

b. NERC: As perguntas e pedidos de esclarecimento devem ser submetidos pelo pesquisador responsável do Reino Unido ao NERC para Maren Pauly, Programme Manager, e-mail: international@nerc.ac.uk.