Notícias

FAPESP e Belmont Forum anunciam nova chamada de propostas

FAPESP e Belmont Forum anunciam nova chamada de propostas Serão apoiadas soluções inovadoras que expandam a compreensão sobre as conexões entre a variabilidade climática e seus impactos nas mudanças ambientais e na saúde (foto: UN Photo/ Ilyas Ahmed)

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo de agências de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, anunciam uma nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições. 

Por meio da chamada, o Belmont Forum, em colaboração com o Future Earth, busca reunir pesquisadores e outros especialistas em todo o mundo para propor estratégias concretas, ações inovadoras ou soluções que contribuam para a resiliência do sistema de saúde ao clima e na melhoria da saúde, trazendo benefícios alinhados aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

A chamada, intitulada “Climate, Environment and Health”, é apoiada por 12 agências de fomento participantes do Belmont Forum de nove países diferentes. A lista completa de participantes pode ser encontrada em www.bfgo.org/opportunity

Serão apoiadas pesquisas colaborativas nos temas “Food systems and nutrition”, “Heat and health” e “Climate-sensitive infectious diseases”.

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Pesquisadores do Estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Exceções estão especificadas no texto da chamada.

É necessário ainda ter experiência em projetos multidisciplinares internacionais e enviar à FAPESP consulta preliminar de elegibilidade até 6 de maio de 2019.

Pré-cadastros devem ser enviados diretamente ao Belmont Forum pelo pesquisador líder de cada projeto até esta mesma data, 6 de maio de 2019.

Após a fase de submissão das propostas completas, até agosto de 2019, os pesquisadores do Estado de São Paulo serão contatados individualmente pela FAPESP para o envio da documentação necessária, por meio do SAGe.

As orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/12714.   

 

Página atualizada em 01/04/2019 - Publicada em 01/04/2019