Notícias

Pesquisadores poderão indicar auxiliares para Solicitações de Mudanças

Pesquisadores poderão indicar auxiliares para Solicitações de Mudanças Nova funcionalidade do SAGe permite indicar Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (foto: Daniel Antônio / Agência FAPESP)

Desde 2 de abril de 2019, uma nova funcionalidade no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP permite que o Pesquisador Responsável indique um usuário adicional do sistema que o auxiliará na gestão dos auxílios e bolsas sob sua responsabilidade, preparando, nesta primeira fase, a elaboração das Solicitações de Mudança (SMs). 

A FAPESP considera essencial que exista o apoio institucional aos cientistas na gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e à orientação dos alunos.

A delegação deve ser feita para um Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), vinculado à Instituição Sede do processo. Neste momento, a delegação servirá apenas para elaboração (e não para a submissão) de SMs, não permitindo qualquer outra ação. 

Para unidades que não tenham um EAIP, poderá ser aceita, em certas condições, a indicação de uma pessoa física como delegado do Pesquisador Responsável. Neste caso, a FAPESP não aceitará a indicação de estudantes, bolsistas ou pós-doutores, devendo a pessoa indicada ser parte do corpo de funcionários de apoio da unidade que sedia o auxílio ou bolsa. 

Após conclusão da elaboração pela pessoa delegada, a SM só pode ser aprovada e submetida pelo responsável e/ou beneficiário do processo, podendo ainda ser revisada ou alterada por esses.

A funcionalidade também permitirá consultas do menu “Mais Informações” do processo como: aceite da concessão, compromissos, contratos e aditivos, histórico de eventos, processos vinculados a este processo, propostas, RCs, Atas de defesa e SMs e súmulas curriculares.

Para as instituições que contam com um EAIP que tem pessoal treinado pela FAPESP, o dirigente da instituição receberá um e-mail solicitando informações para o cadastramento do EAIP. 

Somente após o cadastramento do Escritório e seu Gestor pela FAPESP, os membros do escritório poderão ser indicados pelo Gestor e os beneficiários e/ou responsáveis com processos vinculados à instituição poderão vincular seus processos ao escritório.  Os manuais para delegação e elaboração de SMs estão disponíveis no SAGe.


Página atualizada em 05/04/2019 - Publicada em 03/04/2019