Notícias

FAPESP e Agence Nationale de la Recherche lançam nova chamada English version

FAPESP e Agence Nationale de la Recherche lançam nova chamada Serão apoiadas colaborações em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o tema “Sargaço”, alga dos mares tropicais e subtropicais (foto: Pixabay)

A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançam nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores da França e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido entre a FAPESP e a ANR, e lançada em conjunto com outras agências de fomento da região do Caribe e com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Para a edição de 2019, o tema de interesse é “Sargaço”, referente à alga dos mares tropicais e subtropicais que encalha e se acumula em praias. As colaborações serão para pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O objetivo da chamada de propostas é apoiar projetos colaborativos de pesquisa que melhorem o conhecimento da ecologia do sargaço como base para a tomada de decisões ambientais a partir de iniciativas conjuntas dos diferentes países e autoridades regionais caribenhas e centro e sul-americanas.

Espera-se também fomentar o desenho de estratégias de gestão de curto e longo prazo e fornecer soluções inovadoras e econômicas capazes de mitigar o impacto dos encalhes de sargaço.

Os temas da chamada são: Caracterização do sargaço; Previsão do deslocamento e efeitos dos acúmulos de sargaço; Coleta e exploração dos acúmulos de sargaço; Análise de impacto dos encalhes e estratégias de mitigação.

A submissão da proposta colaborativa deve ser feita pelo pesquisador líder até o dia 4 de junho de 2019, por meio de procedimento determinado pela ANR. Após a submissão as agências participantes, incluindo a FAPESP, providenciarão a análise de elegibilidade e habilitações preliminares para seus respectivos pesquisadores.

Após a definição das propostas elegíveis, previsto para até 15 de junho de 2019, a FAPESP irá comunicar individualmente os pesquisadores envolvidos para que submetam seus respectivos auxílios na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular por meio do SAGe. O resultado final será divulgado a partir de setembro de 2019.

A chamada de propostas está disponível em www.fapesp.br/12750


Página atualizada em 11/04/2019 - Publicada em 11/04/2019