Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP/NWO 2019 - “Envelhecimento Saudável” English version

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo


Resumo:

O objetivo desta oportunidade é fortalecer a colaboração em pesquisa entre pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil, e pesquisadores na Holanda, financiando projetos conjuntos de pesquisa. O presente convite recebe propostas de projetos relacionados ao envelhecimento saudável.

Data limite para recebimento de propostas:

03 de setembro de 2019

Instrumento de fomento FAPESP:

Jovem Pesquisador; Auxílio Temático

Duração dos projetos:

60 meses

Elegibilidade:

Conforme instrumento de fomento escolhido. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória. Data limite: 1º de agosto (item 4.1.4)

Submissão:

As propostas devem ser submetidas à NWO e a FAPESP (Item 4.2)

Contatos:

NWO: Dra. Annemarie Penders – penders@zonmw.nl
FAPESP: Dra. Bruna Musa – chamada-nwo@fapesp.br


 

Chamada de Propostas na NWO: www.zonmw.nl/healthyageing

1. Introdução

Muitos desafios sociais são globais por natureza e exigem flexibilidade e criatividade para encontrar soluções. Nesta Chamada de Propostas, a pesquisa colaborativa a ser financiada pela FAPESP e pela NWO destina-se a fomentar o conhecimento científico e soluções inovadoras de alto impacto tanto científicos quanto sociais na área de envelhecimento saudável. A FAPESP e a NWO pretendem estimular colaborações de pesquisa duradouras e de alta qualidade, convidando pesquisadores de instituições de pesquisa dos dois países que poderão trabalhar em conjunto com parceiros de organizações públicas e privadas, a fim de aumentar a relevância social de suas pesquisas.

O objetivo desta Chamada é o de fortalecer a cooperação em pesquisa entre pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil, e pesquisadores na Holanda, financiando projetos conjuntos de pesquisa. As propostas de projetos devem ser escritas conjuntamente por pesquisadores formalmente associados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo, Brasil e universidades ou instituições de pesquisa reconhecidas pela NWO na Holanda e devem refletir em uníssono a estreita cooperação. Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas em ambos os lados, incluindo o intercâmbio de pesquisadores, e que o projeto e a contribuição intelectual sejam equilibrados entre São Paulo e Holanda.

2. Áreas do conhecimento

2.1. A Chamada FAPESP/NWO receberá propostas nas áreas temáticas indicadas na Chamada Completa, item 2.2, e de forma simplificada elencado abaixo:

Temas prioritários

• Predição do risco e bases biológicas para a mudança da vulnerabilidade fisiológica para comorbidades e mudanças na resiliência ao longo da segunda metade do curso da vida;

• Ciência de dados ((bio) informática, ômicas e biologia de sistemas) do processo de envelhecimento;

• Medidas e mediadores de danos reversíveis e irreversíveis aos sistemas biológicos (pesquisa de biomarcadores moleculares e de imagem, indicadores de falha tecidual) em humanos, modelos celulares e animais;

• Análise de dados de registros moleculares e de saúde e biomateriais; (coortes e estudos de pacientes/populações) sobre os efeitos das diferenças socioeconômicas e de estilo de vida que formam aceleradores da vulnerabilidade imuno-metabólica, física e mental na vida adulta;

• Estudos sobre intervenções preventivas bem documentadas, incluindo soluções digitais / e-Health em nutrição / exercício.

3. Modalidade

3.1. A NWO disponibilizará um orçamento de € 1.500.000,00 para esta chamada e a FAPESP compromete-se a equiparar este financiamento até o limite deste valor em termos de esforços em pesquisa. Espera-se que as propostas sejam balanceadas entre as duas equipes, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento com a pesquisa e esforços equivalentes em ambos os lados.

3.2. Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas a elegibilidade, das modalidades:

I) Auxílio Pesquisa Temático: Esta modalidade pode financiar projetos por 60 meses. A solicitação pode incluir equipamentos, serviços, despesas de viagem e as seguintes modalidades de bolsas: Pós-Doutorado, Doutorado Direto, Iniciação Científica, Treinamento Técnico, Jornalismo Científico, Participação em Curso ou Estágio Técnico e Aperfeiçoamento Pedagógico/Ensino Público, em todos os casos, de acordo com as regras da modalidade (https://fapesp.br/176).

II) Auxílio Jovem Pesquisador: Esta modalidade pode financiar projetos por 60 meses. A solicitação pode incluir equipamentos, serviços, despesas de viagem e as seguintes bolsas: Mestrado, Doutorado Direto, Iniciação Científica, Treinamento Técnico, Jornalismo Científico, Participação em Cursos e Aperfeiçoamento Pedagógico/Ensino Público, em todos os casos, de acordo com as regras da modalidade (www.fapesp.br/jp).

3.2.1. Com o objetivo de fortalecer a colaboração entre os projetos que serão contemplados nessa Chamada, a FAPESP e a NWO convidarão as duas equipes de pesquisa para participar de 3 reuniões de avaliação ao longo dos 4-5 anos de execução do projeto. Por essa razão, é obrigatório que o orçamento proposto garanta a participação dos pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais a estas reuniões. Note que as reuniões poderão acontecer tanto no estado de São Paulo quanto na Holanda.

4. Orientações aos interessados em submeter propostas

4.1. Consulta de elegibilidade

4.1.1. Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada, devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

4.1.2. Após a consulta a FAPESP irá responder aos proponentes, emitindo uma Carta de Elegibilidade (válidas apenas para Pesquisadores Responsáveis no estado de São Paulo, e somente para esta Chamada). Os proponentes considerados elegíveis deverão anexar a referida Carta de Elegibilidade quando da submissão da proposta completa no SAGe.

4.1.3. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.

4.1.4. Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Considerando o referido prazo, bem como o deadline da chamada (03 de setembro de 2019), nenhuma consulta enviada após o dia 01 de agosto será respondida.

4.1.5. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-nwo@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em fapesp.br/sumula)

b. Nome dos Pesquisadores Parceiros e suas respectivas Instituições de vínculo

c. Título, modalidade de fomento e duração da proposta a ser submetida

d. Orçamento total previsto a ser solicitado para FAPESP

e. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana)

4.2. Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

4.2.1. Além das diretrizes dispostas nesta Chamada FAPESP-NWO, os pesquisadores do Estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas nas modalidades descritas no item 3.1 acima.

4.2.2. Cada proposta deverá envolver dois pesquisadores elegíveis, sendo um do Estado de São Paulo e um da Holanda. Pesquisadores paulistas podem pesquisar por grupos e pesquisadores holandeses na página da Sociedade Holandesa para Pesquisa em Envelhecimento  DUSRA (https://www.nvvvo.nl/nvvvo.nl/?lang=en).

4.2.3. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e pelo pesquisador holandês.

4.2.4. A data limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da NWO é 03 de setembro de 2019 (FAPESP, até as 23h59 no fuso horário do Brasil; NWO, até as 14h no fuso horário da Holanda);

4.2.5. Cada proposta deverá ser submetida à FAPESP pelo pesquisador do Estado de São Paulo e à NWO pelo pesquisador holandês.

4.3. Exceções à norma FAPESP

4.3.1. Nesta Chamada não haverá exceções as normas da FAPESP.

4.4. Submissão

4.4.1. A apresentação das propostas para a FAPESP só será aceita via SAGe.

4.4.2. Todos os documentos obrigatórios solicitados pelo SAGe devem ser enviados no momento da submissão da proposta.

4.4.3. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

4.4.4. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão (Item 4.1.4), nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo NWO;

4.4.5. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

5. Propriedade Intelectual

5.1. Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador parceiro e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

6. Mais informações

Todas as questões relacionadas a presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Bruna Musa – Coordenadora de Programa. E- mail: chamada-nwo@fapesp.br
NWO: Annemarie Penders. E-mail: penders@zonmw.nl


Página atualizada em 24/06/2019 - Publicada em 30/05/2019