Notícias

FAPESP abre chamada de propostas de estágio em universidades italianas English version

FAPESP abre chamada de propostas de estágio em universidades italianas Estão disponíveis bolsas BEPE para bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto ou Pós-Doutorado (foto: Università di Bologna)

Com o objetivo de estimular a colaboração científica entre o Brasil e a Itália, a FAPESP lançou uma chamada de propostas para estudantes brasileiros que queiram realizar estágio naquele país. Para se inscrever, é preciso que o candidato tenha bolsa da FAPESP de Pós-doutorado, Doutorado, Doutorado Direto ou Mestrado, em qualquer área do conhecimento, para realização de estágios de curta e média duração.

O estágio de pesquisa na Itália deverá necessariamente fazer parte do projeto de pesquisa que fundamenta a concessão da Bolsa no Brasil. As bolsas BEPE, portanto, não podem ser solicitadas de forma independente, conforme as normas do Programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP.

Até a contratação da concessão, o bolsista deverá apresentar uma carta da instituição no exterior aceitando-o como candidato e indicando o pesquisador responsável pela supervisão. O solicitante deve ter proficiência em língua inglesa ou italiana.

Ao todo, 19 universidades integram a Rede Italiana de Universidades que mantêm acordo de cooperação com a FAPESP e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A chamada integra o Programa de Mobilidade CONFAP/Itália 2019.

As orientações específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo estão na página www.fapesp.br/13116.

O prazo final para a submissão de propostas é dia 21 de outubro de 2019. A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/13118.


Página atualizada em 10/02/2020 - Publicada em 28/08/2019