Notícias

FAPESP anuncia chamadas com FAPs da Bahia, Pará e Santa Catarina

FAPESP anuncia chamadas com FAPs da Bahia, Pará e Santa Catarina Iniciativa possibilita lançamento de oportunidades para colaborações entre pesquisadores de instituições paulistas e dos três estados (foto: Daniel Antonio / Agência FAPESP)

A FAPESP lançou três novas chamadas de propostas, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (FAPESPA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

As chamadas envolverão colaborações bilaterais entre pesquisadores, a exemplo de outros acordos já firmados entre a FAPESP e FAPs. O objetivo e fortalecer redes de pesquisas colaborativas entre São Paulo e as fundações parceiras em prol de iniciativas conjuntas que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.

As chamadas apoiarão projetos elaborados conjuntamente por dois pesquisadores responsáveis – no caso, um de São Paulo e o outro vinculado a instituições e universidades baianas, paraenses e catarinenses – com duração máxima de 24 meses. A FAPESP investirá um máximo de R$ 200 mil reais para cada projeto selecionado.

A chamada de propostas com a FAPESPA abrange as áreas de Engenharia/Tecnologia; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Educação; Poluição, Controle e Qualidade do Ar Atmosférico e Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro de 2019. A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13580.

A chamada com a FAPESB engloba três áreas – TI/Comunicação, Energias renováveis e Eficiência Energética. As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro de 2019. A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13581.

A chamada com a FAPESC está aberta a várias áreas, como Segurança Pública, Economia e Economia Circular, Governo e Sociedade Digital, Meio Ambiente e Indústria 4.0. Inscrições serão recebidas até 18 de dezembro de 2019. A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13582.

Na FAPESP, as propostas tramitarão de acordo com as regras e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (APR). Podem submeter propostas nesta chamada pesquisadores considerados elegíveis conforme normas da modalidade APR, inclusive aqueles que sejam beneficiários (Pesquisadores Responsáveis ou Principais) de projetos vigentes na FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica), CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e, excepcionalmente, nas modalidades APR ou JP (Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores). Em todos os casos, deve ser incluída uma justificativa para a simultaneidade.