Notícias

FAPESP atualiza normas de bolsas de IC, MS e DD

FAPESP atualiza normas de bolsas de IC, MS e DD Mudanças incluem alteração da duração inicial do Doutorado Direto para 5 anos e alterações nas exigências para orientadores (foto: Eduardo César / revista Pesquisa FAPESP)

A FAPESP atualizou as Normas para Apresentação e Seleção de Propostas no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (IC), Mestrado (MS) e Doutorado Direto (DD).

A revisão foi aprovada em reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP de 30 de outubro de 2019 e encontra-se disponibilizada no site da FAPESP nas páginas das respectivas modalidades.

Além da nova redação do texto, foram realizadas algumas alterações nas normas, com destaque para que o candidato a bolsa de IC, MS ou DD deverá enviar súmula curricular no ato da inscrição – antes era solicitada apenas uma descrição das atividades já desenvolvidas pelo beneficiário. O orientador deverá anexar, a partir da alteração, documento contendo resultados de apoios anteriores, se houver.

Especificamente para as novas normas para bolsas de Mestrado e Doutorado Direto, o perfil do orientador passará a ser analisado considerando-se a experiência internacional, devendo demonstrar tal qualidade pelo histórico acadêmico – por meio de experiência após doutoramento em pesquisa internacionalmente competitiva ou participação ativa em redes internacionais de colaboração em pesquisa.

A revisão das normas de bolsas também inclui:

• Orientadores de alunos nas três modalidades devem demonstrar ter apoio necessário e condições materiais para plena realização do projeto proposto, seja apoio financeiro da FAPESP ou de outra(s) fonte(s). Esta alteração também foi incluída nas normas de Bolsas de Doutorado;

• Alteração da duração inicial de bolsa de Doutorado Direto de 48 para 60 meses, sem alteração da duração máxima;

• A exigência de envio do comprovante de matrícula como documento de contratação para Bolsas de Iniciação Científica;

• Informações sobre o processo de análise, incluindo os critérios para análise de cada modalidade.

Para acessar as normas atualizadas, acesse:

• Bolsa de Iniciação Científica (www.fapesp.br/bolsas/ic)

• Bolsa de Mestrado (www.fapesp.br/bolsas/ms)

• Bolsa de Doutorado Direto (www.fapesp.br/bolsas/dd)

Em caso de dúvidas, consulte o serviço Converse com a FAPESP: www.fapesp.br/converse.


Página atualizada em 18/11/2019 - Publicada em 18/11/2019