Notícias

Diretrizes para apoio institucional à pesquisa

Diretrizes para apoio institucional à pesquisa Instruções auxiliam instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo no desenvolvimento de serviços de apoio administrativo a pesquisas (foto: Eduardo Cesar / FAPESP)

A FAPESP publica diretrizes para auxiliar instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo, públicas ou privadas, no desenvolvimento de serviços de apoio administrativo a pesquisas.

A apoio institucional ao pesquisador é considerado condição essencial para a concessão de Auxílios e Bolsas, sendo este um dos critérios avaliados nas propostas submetidas à FAPESP para análise.

Um apoio administrativo institucional consistente permite que pesquisadores dediquem mais tempo ao desenvolvimento de pesquisas e à orientação de alunos, desonerando os pesquisadores da carga de procedimentos administrativos relacionados às pesquisas, incentivando a submissão de projetos e otimizando a utilização de recursos.

A instituição sede deve garantir, além de espaço físico para a adequada instalação e operação de equipamentos e permissão de uso de todas as instalações, o acesso a serviços disponíveis na instituição e relevantes para a execução das pesquisas.

A FAPESP espera, como contrapartida aos financiamentos contratados, que as instituições de ensino superior e pesquisa mantenham em suas estruturas administrativas um escritório destinado a prestar apoio administrativo aos pesquisadores e bolsistas da instituição. Tal apoio é considerado pela FAPESP essencial para a eficaz utilização dos recursos concedidos.

Na FAPESP, essas unidades de estrutura das instituições são conhecidas como Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP).

A estruturação de um EAIP é de responsabilidade da instituição, no entanto considera-se desejável que o escritório possua estrutura própria, contando com pessoal dedicado e espaço físico adequado, de acordo com as necessidades de cada unidade.

As Diretrizes para o Apoio Administrativo Institucional à Pesquisa estão disponíveis em: www.fapesp.br/daip.


Página atualizada em 20/12/2019 - Publicada em 20/12/2019