Notícias

FAPESP adota novo sistema para solicitar liberação de verba de Auxílio à Pesquisa

FAPESP adota novo sistema para solicitar liberação de verba de Auxílio à Pesquisa Solicitação passa a ser feita pelo novo Sistema de Administração Financeira (SIAF) (foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP)


A FAPESP adotou, em 24 de janeiro de 2020, um novo sistema para pesquisadores com projetos em andamento solicitarem liberação de verba de Auxílio à Pesquisa. O pedido passou a ser feito pelo Sistema de Administração Financeira (SIAF), que pode ser acessado por meio do Converse com a FAPESP.

No Converse com a FAPESP, o acesso ao novo sistema está listado no menu “Finanças”, em “Solicitações para Pesquisadores”. Após acessar a opção “Solicitação de liberação de verba”, o usuário também encontra o “Manual do SIAF”.

A adoção do sistema não altera as normas vigentes sobre a liberação de verbas para Auxílio à Pesquisa. A mudança é apenas na forma de solicitação, para automatizar e tornar o processo mais rápido e prático.

A partir de abril de 2020, a previsão é de que o novo sistema passe a ser o único canal para solicitação de liberação de verba de Auxílio à Pesquisa.

Neste primeiro momento, não houve alteração de procedimento para os pedidos de liberação de recursos de Reserva Técnica de Bolsas no País, que também serão incorporados ao SIAF em breve.

Acesso

O acesso ao SIAF é feito com uso do mesmo usuário e senha dos pesquisadores no SAGe.

Também é possível o acesso por membro de Escritório de Apoio que já tenha sido cadastrado pela FAPESP no SAGe, ou por pessoa física usuária do SAGe, mediante permissão do(a) responsável pelo processo. A permissão é dada por meio da funcionalidade “Concessão de Permissão de Acesso”, disponível no “Menu Processos”, no SAGe.