Notícias

Chamada seleciona pesquisas sobre riscos de poluentes aquáticos à saúde e ao ambiente English version

Chamada seleciona pesquisas sobre riscos de poluentes aquáticos à saúde e ao ambiente FAPESP lança com União Europeia e Confap oportunidade com vistas ao fornecimento de água segura para todos até 2030, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (imagem: Henryk Niestrój / Pixabay)

A FAPESP anuncia uma chamada para selecionar projetos colaborativos sobre poluentes e patógenos presentes em recursos hídricos e a ameaça que representam à saúde humana e ao meio ambiente.

A chamada ocorre em suporte ao planejamento traçado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que visa garantir o fornecimento de água segura para todos e salvaguardar os ecossistemas marinhos e de água doce até 2030.

A chamada é lançada em conjunto com a União Europeia por meio da Iniciativa JPI Oceans e com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Entre as instituições dos diversos países participantes da chamada estão a ANR (França), BMBF (Alemanha), FCT (Portugal) e SEIDI/AEI (Espanha), com as quais a FAPESP mantém parceria ativa. Também participam diversas outras Agências de Fomento estaduais, através do CONFAP.

Espera-se que as propostas apoiem a implementação de políticas globais, regionais e nacionais em recursos hídricos, marinhos e de saúde pública, abrangendo estudos sobre Contaminantes de Preocupação Emergente – CECs (do inglês “Contaminants of Emerging Concern”), patógenos e bactérias com resistência a antimicrobianos.

As pesquisas devem ampliar os conhecimentos sobre mensuração do comportamento ambiental destes agentes, avaliação e gerenciamento dos riscos por eles imputados à saúde e ao ambiente, e planejamento de estratégias que resultem em ações para redução de suas presenças em ecossistemas aquáticos marinhos e fluviais.

As propostas enviadas à FAPESP devem ter um pesquisador proponente no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

Proponentes do Estado de São Paulo devem consultar a FAPESP quanto à sua elegibilidade até o dia 27 de março. Os pesquisadores considerados elegíveis podem então participar da fase de pré-propostas, que devem ser encaminhadas exclusivamente pelo pesquisador coordenador da proposta até 16 de abril de 2020, através da plataforma criada para chamada Aquatic Pollutants (https://aquaticpollutants.ptj.de) – em conformidade com os procedimentos descritos na chamada internacional.

Em junho, está previsto o início da fase de propostas completas, que devem ser enviadas até 14 de agosto simultaneamente pelo pesquisador de São Paulo via Plataforma SAGe e pelo pesquisador coordenador via plataforma da chamada internacional.

Instruções completas para pesquisadores do Estado de São Paulo estão disponíveis em: www.fapesp.br/14008.