Chamadas de Propostas

Chamada de propostas de pesquisa – Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19 (Coronavirus Disease 2019)

Modalidade de Fomento:

Auxilio à Pesquisa Regular

Data limite para submissão:

22/06/2020 (as propostas serão analisadas à medida que forem recebidas até que sejam usados os recursos oferecidos)

Duração máxima:

24 meses

Contato:

Simone Godoi – chamada-apr-covid@fapesp.br

Análise rápida de Solicitações de Suplementação de Rápida Implementação para auxílios FAPESP nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPIDs, CPEs

1 Escopo

Convidam-se propostas de pesquisa de curto prazo (24 meses) como suplementos para auxílios vigentes nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPID ou CPE em curso, que redirecionem parte de seu esforço de pesquisa para contribuir de forma significativa ao entendimento e superação do risco representado pelo vírus SARS-Cov-2 e/ou possíveis caminhos para sua gestão ou prevenção.

2 Tópicos de interesse

Os tópicos de pesquisa de interesse incluem, mas não são limitados, aos descritos a seguir:

1) Características epidemiológicas, por exemplo, potencial de transmissão, disseminação geográfica, interações com outros vírus, alteração do genótipo viral, suscetibilidade do hospedeiro, período de incubação, etc.

2) Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos e rápidos para COVID-19.

3) Desenvolvimento de candidatos terapêuticos para a COVID-19; terapêutica de amplo espectro contra múltiplas cepas de corona vírus; estudo da atividade anti-COVID-19 de terapêuticas existentes inicialmente desenvolvida para outras indicações.

4) Terapêutica, com priorização daqueles com potencial para rápido desenvolvimento clínico ou reuso de terapêuticas existentes desenvolvidas para outros patógenos.

5) Estudos para compreender aspectos críticos da infecção viral, replicação, patogênese e transmissão; examinar a estabilidade e persistência do vírus.

6) Pesquisa em procedimentos clínicos, indicadores de prognóstico clínico, incluindo investigações voltadas para a compreensão da história natural da doença.

7) Identificação e avaliação das respostas imunes inatas, celulares e humorais à infecção pelo SARS-Cov-2

8) Investigações epidemiológicas e soro-epidemiológicas, como as que visam compreender melhor as características e gravidade da transmissão, a fim de compreender o impacto potencial das medidas de controle da COVID-19.

9) Pesquisa baseada em ciências sociais que contribua para a compreensão e influência do comportamento – para as instituições públicas e locais de trabalho – para facilitar a contenção e minimizar comportamentos contraproducentes (inclui pesquisa baseada em georreferenciamento e dados sociais para investigar zonas de risco nas grandes cidades).

3 Financiamento oferecido e duração dos projetos

1) O valor oferecido nessa chamada é de R$ 10 milhões.

2) A duração dos projetos de pesquisa propostos deve ser de 24 meses.

3) Cada proposta pode solicitar até o valor máximo de R$ 100 mil por ano.

a) Além do valor especificado acima, excepcionalmente nesta Chamada, poderá ser solicitada uma Bolsa de Pós-Doutorado (do tipo BCO – Bolsa como Item Orçamentário cujo recipiente será selecionado após a aprovação da solicitação - www.fapesp.br/2615), com duração de até 24 meses.

4 Elegibilidade

1) O financiamento da FAPESP será por meio de suplementação a auxílios nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPID ou CPE em andamento. As suplementações serão concedidas por meio Auxílios à Pesquisa Regulares vinculados aos auxílios principais.

a) Excepcionalmente nesta Chamada, Pesquisadores Responsáveis por Auxílio Jovem Pesquisador poderão submeter proposta na linha Auxílio à Pesquisa Regular.

2) A submissão deve ser por um Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal na concessão nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPID ou CPE em andamento e que demonstre ter tempo disponível entre suas atividades de pesquisa para liderar de forma eficaz a atividade proposta.

5 Submissão de propostas

1) As propostas devem seguir as diretrizes e requisitos de elegibilidade aplicados aos Auxílios à Pesquisa Regulares, descritos em www.fapesp.br/137.

2) A data limite para apresentação de propostas de pesquisa nessa chamada é 22 de junho de 2020.

3) Sendo uma iniciativa de Rápida Implementação as propostas serão analisadas à medida que forem recebidas até que se esgotem os recursos oferecidos ou até a data limite anunciada acima.

6 Informações

Para dúvidas sobre essa chamada escreva para chamada-apr-covid@fapesp.br.