Notícias

FAPESP e Grupo São Martinho selecionam Centro de Pesquisa em Engenharia

FAPESP e Grupo São Martinho selecionam Centro de Pesquisa em Engenharia Novo centro na Unesp em Jaboticabal desenvolverá pesquisa para controle de pragas e doenças da cana-de-açúcar (foto: Léo Ramos / Pesquisa FAPESP)

A FAPESP e o Grupo São Martinho anunciam o resultado da chamada de propostas para a criação de um novo Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE). O centro estará voltado ao desenvolvimento de pesquisa internacionalmente competitiva em medidas sustentáveis para controle de pragas e doenças da cana-de-açúcar.

O escopo do centro abrange estudos de doenças e pragas da cultura, sejam elas principais, secundárias ou emergentes. O financiamento das atividades do CPE será por cinco anos com possibilidade de prorrogação até dez anos.

Os Centros de Pesquisa Aplicada/Centros de Pesquisa em Engenharia buscam definir e implementar uma agenda de pesquisa avançada (e não incremental). A premissa que fundamenta e orienta um CPE é a realização de pesquisa competitiva internacionalmente segundo os melhores referenciais mundiais de excelência.

O financiamento é fornecido pela FAPESP, pela empresa parceira e pela universidade ou instituto de pesquisa que sedia o centro, na proporção 1:1:2.

Os centros apoiados pela FAPESP estão descritos em www.fapesp.br/cpe.

Propostas selecionadas:

Centro de Pesquisa em Engenharia - Fitossanidade em Cana de Açúcar

Processo

2019/25258-1

Acordo

Grupo São Martinho

Pesquisador Responsável

Odair Aparecido Fernandes

Instituição sede

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal/FCAV/UNESP

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11188.


Página atualizada em 24/03/2020 - Publicada em 24/03/2020