Notícias

Chamada seleciona propostas em Ciência de Materiais e Engenharia English version

Chamada seleciona propostas em Ciência de Materiais e Engenharia FAPESP e M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, apoiam colaborações em pesquisa para inovação (foto:Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP

A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas com a M-ERA.NET, rede da União Europeia que apoia a coordenação de programas de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais.

O consórcio M-ERA.NET financia projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco, em temas como micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção. O objetivo específico da chamada M-ERA.NET 2020 (https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2020) é aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

A chamada de proposta engloba seis temas: "Modelagem para engenharia e processamento de materiais", "Superfícies inovadoras, revestimentos e interfaces", "Compósitos de alto desempenho", "Materiais funcionais", "Novas estratégias para tecnologias avançadas baseadas em materiais em aplicações de saúde" e "Materiais para a fabricação de aditivos".

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa e a empresas do Estado de São Paulo podem participar da chamada. As submissões deverão seguir as normas e orientações das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE Fase II. Exceções às normas estão indicadas no texto da chamada.

Os pesquisadores interessados em submeter propostas devem consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto. Considerando que 16 de junho de 2020 é o prazo final para o envio de pré-propostas ao consórcio M-ERA.NET, consultas de elegibilidade recebidas pela FAPESP depois de 27 de maio de 2020 poderão não ser respondidas em tempo hábil.

Cada proposta deve ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da chamada.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/14119


Página atualizada em 25/03/2020 - Publicada em 25/03/2020