Notícias

FAPESP participa de nova chamada com o Belmont Forum English version

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo internacional de organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento à pesquisa que juntas promovem pesquisas sobre mudanças globais, anunciam uma nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições.

Por meio da chamada, o Belmont Forum, em colaboração com o Future Earth, busca reunir pesquisadores em todo o mundo para elaborar caminhos de transformação visando ao desenvolvimento sustentável, por meio de investigações baseadas no Sistema Terra que incluam abordagens qualitativas e quantitativas.

A chamada, intitulada “Transdisciplinary Research for Pathways to Sustainability (Pathways)”, é apoiada por 11 instituições de fomento participantes do Belmont Forum representando África, as Américas, Ásia e Europa. A lista completa de participantes pode ser encontrada em www.belmontforum.org/cras/#pathways2020.

Serão apoiadas pesquisas colaborativas que sigam as linhas de investigações propostas pela chamada: 1) Interligações, sinergias e compromissos entre três ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e/ou 2) Interligações positivas e negativas entre três ou mais ODS utilizando metodologias quantitativas e/ou qualitativas.

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Pesquisadores do estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Excepcionalidades às regras usuais da modalidade de apoio estão especificadas no texto da chamada.

O orçamento total destinado pela FAPESP para esta chamada é equivalente a € 250 mil, sendo que o valor orçamentário máximo permitido por proposta é de R$ 70 mil por ano. Os projetos selecionados terão duração máxima de dois anos.

É necessário ainda ter experiência em projetos multidisciplinares internacionais e enviar à FAPESP consulta preliminar de elegibilidade até 9 de outubro de 2020.

Propostas completas devem ser enviadas diretamente ao Belmont Forum pelo pesquisador líder de cada projeto até 2 de novembro de 2020. Nenhuma submissão ou documentos devem ser encaminhados diretamente à FAPESP neste momento, os pesquisadores do estado de São Paulo serão contatados posteriormente para o envio da documentação necessária, por meio do SAGe (sage).

As orientações aos proponentes do estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/14389.


Página atualizada em 29/10/2020 - Publicada em 30/07/2020