Na preparação do parecer solicitado pela Fundação, por favor, considere os seguintes pontos:
a) FORMULÁRIO PARA EMISSÃO DO PARECER:
- a.1) Conectar-se ao Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, em www.fapesp.br/sage
a.2) Na lista de links à esquerda clique em "Processos Aguardando Meu Parecer de Assessoria".
a.3) Na lista mostrada, escolha o processo no qual vai emitir parecer clicando no número do processo.
a.4) O formulário já é parte do sistema. Lembre-se de salvar o trabalho freqüentemente durante o preenchimento clicando o botão "Salvar" (a operação "Salvar" só grava o trabalho feito até o momento mas não envia o formulário para a FAPESP).
b) SIGILO RECÍPROCO:
- b.1) A Fundação mantém sob rigoroso sigilo a identidade do assessor.
b.2) O mesmo procedimento deve ser adotado pelo próprio assessor, comprometendo-se com a FAPESP a não revelar sua função neste processo específico a outrem, particularmente aos proponentes.
c) CONFLITO POTENCIAL DE INTERESSE: Para consultar a política da FAPESP para esta situação, clique aqui.
d) PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA PARECER:
- d.1) Respostas circunstanciadas às questões apresentadas no formulário são extremamente importantes para fundamentar as decisões da Fundação.
d.2) Solicita-se justificar nos campos apropriados do formulário os itens apontados como deficiências.
d.3) Como o parecer será enviado, no todo ou em parte, ao proponente, solicita-se não usar termos que sejam potencialmente ofensivos ou que permitam a identificação da assessoria.
e) PRAZO PARA EMISSÃO DO PARECER: A emissão do parecer e seu envio à FAPESP no prazo especificado são essenciais para que a Fundação possa oferecer respostas em tempo adequado aos proponentes do projeto.
- e.1) O prazo especificado para a emissão do parecer é de 20 dias para Auxílios Organização de Reunião Científica, Auxílios para Participação em Reunião Científica e Auxílio Pesquisador Visitante; e de 30 dias para as demais modalidades.
e.2) Todo pesquisador que recebe apoio da FAPESP se compromete a emitir pareceres solicitados pela Fundação. Atrasos no envio do parecer poderão acarretar interrupção da liberação de recursos em processos sob sua responsabilidade.
e.3) Não sendo possível a observância do prazo máximo estabelecido, solicitamos a imediata devolução da documentação, clicando em "Rejeitar Assessoria", mesmo sem o correspondente parecer.
f) ENVIO DO PARECER: O parecer será enviado ao se clicar o botão "Concluir".
g) COMPROVANTE CURRICULAR: Caso deseje um comprovante da FAPESP atestando sua atividade como assessor ad-hoc, solicite escrevendo um e-mail para expedientedc@fapesp.br.