Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos

Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos

 

1 Finalidade

Destina-se a custear o conserto de natureza corretiva em equipamento relevante para a execução de projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP no Estado de São Paulo.

Essa modalidade não apoia:

a) manutenção preventiva (pois é considerada pela FAPESP como responsabilidade da instituição-sede à qual o equipamento é doado); e

b) troca de equipamentos com upgrade (por não se tratar de reparo).

1.1 Tipos de Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos

Dependendo da vinculação a projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP, caracterizam-se dois tipos de solicitação nesta modalidade:

a) Auxílio à Pesquisa – Reparo de Equipamentos – Tipo I: solicitação para reparo de equipamento que beneficia Auxílio à Pesquisa vigente e passível de aditivo para suplementação de recursos.

b) Auxílio à Pesquisa – Reparo de Equipamentos – Tipo II: solicitação para reparo de equipamento que beneficia Auxílio à Pesquisa FAPESP não passível de aditivo para suplementação de recursos.

2 Solicitação

Em qualquer época do ano.

3 Análise

A análise da solicitação, seja do Tipo I ou Tipo II, é feita exclusivamente no âmbito das coordenações de área e adjunta, sem que haja necessidade de envio para assessoria externa.

4 Requisitos do pesquisador proponente

a) Ter título de doutor ou qualificação equivalente;

b) Ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado de São Paulo.

1) A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do Estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, pelo canal “Converse com a FAPESP” informando: 

i) a natureza do vínculo institucional;

ii) quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;

iii) a fonte de recursos para o pagamento;

iv) duração do referido vínculo.

v) Professores aposentados, com vínculo com a USP, UNICAMP e UNESP, devem apresentar documento comprobatório do tipo de vínculo. 

5 Forma de submissão

5.1 Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos; Tipo I

Quando o pesquisador possui Auxílio à Pesquisa nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, Auxílio à Pesquisa – Temático, CEPID, Auxílio à Pesquisa – Pesquisa em Políticas Públicas, Auxílio à Pesquisa – Pesquisa Inovadora em Pequenas Empresas (PIPE), vigente na FAPESP, as solicitações devem ser encaminhadas na forma de solicitação de suplementação de recursos no auxílio ao qual se vincula, mencionando o número do processo. Se o equipamento for de uso comum a vários projetos financiados pela FAPESP, eles deverão estar listados na justificativa, com os respectivos resumos e números de processo.

O Tipo I não se aplica à modalidade PITE e a projetos vinculados a convênios, pois não preveem aditivos para suplementação de recursos. Nesses casos, deve ser feita opção pelo Tipo II.

Devem ser apresentados os seguintes documentos:

a) Resumo de cada um dos projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP que se beneficiarão com o conserto para o qual se solicita financiamento, mencionando o número do processo FAPESP, o nome do Pesquisador Responsável e o Título do projeto de pesquisa. 

b) Justificativa sobre a necessidade do equipamento a ser reparado para beneficiar o andamento dos Auxílios à Pesquisa apoiados pela FAPESP que embasam a solicitação.

c) Laudo técnico referente ao conserto corretivo com a proforma ou orçamento.

5.1.1 Como apresentar a solicitação do Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamento; Tipo I

A solicitação deve ser feita como uma Solicitação de Mudança (SM) do tipo Alteração de Orçamento quando o processo a que se vincula tramita no sistema SAGe e via solicitação de Alteração da Concessão para processos que tramitam em papel.

5.2 Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos; Tipo II

Quando o pesquisador não possui Auxílio à Pesquisa vigente na FAPESP que seja passível de aditivo de Termo de Outorga para suplementação de recursos, as solicitações devem ser submetidas exclusivamente pelo Sistema SAGe, no endereço www.fapesp.br/sage, como proposta de Auxílio à Pesquisa – Reparo de Equipamento. As propostas somente serão autuadas se contiverem todos os documentos pertinentes a essa modalidade: 

a) Informação sobre o equipamento a ser consertado incluindo:

1) Marca, modelo, características relevantes;

2) Custo e fonte de recursos para sua aquisição;

3) Data de aquisição.

b) Laudo técnico referente ao conserto corretivo com a proforma ou orçamento;

c) Resumo de cada um dos projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP que se beneficiarão com o conserto, mencionando o número do processo FAPESP, o nome do Pesquisador Responsável e o Título do projeto de pesquisa;

d) Justificativa sobre a necessidade do equipamento a ser reparado para beneficiar o andamento dos Auxílios à Pesquisa apoiados pela FAPESP que embasam a solicitação;

e) Súmula Curricular do pesquisador proponente;

f) Manifestação do Dirigente da Instituição, apoiando a solicitação e assumindo compromissos institucionais para sua implementação.

6 Relatórios Científicos

Não há.

7 Reserva Técnica

Não há.

8 Prestação de contas

Conforme Termo de Outorga. Segue as regras do auxílio à pesquisa. (Clique aqui para ler o Manual de Prestação de Contas.)