Organização de Reunião

Escolas selecionadas para receber financiamento da FAPESP English version

2015  


São Paulo School of Advanced Sciences on Neglected Diseases Drug Discovery – focus on Kinetoplastids
Instituição: Laboratório Nacional de Biociências / CNPEM / MCTI
Beneficiário: Lucio Holanda Gondim de Freitas Junior
Área do conhecimento: Ciências da Saúde  
Processo: 2013/50644-4
Data de realização: 14 a 24/06/2015
Prazo para inscrições: 05/02/2015
Web site: http://pages.cnpem.br/drugdiscovery-kinetoplastids
Descrição: A SPSAS-ND3 será realizada entre os dias 14 e 24 de junho de 2015 no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). A Escola, organizada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e financiada pela FAPESP, contemplará aspectos multidisciplinares do processo de descoberta de fármacos aplicados à doença de Chagas, leishmaniose e à tripanossomíase africana humana. A SPSAS-ND3 abordará desde conceitos básicos da ciência de descoberta de fármacos até as investigações de ponta desenvolvidas nesta área. Dentre os grandes temas da programação, destacam-se: high throughput screening (HTS) e high content screening (HCS); biologia estrutural e screening virtual; análises de dados de triagens; química medicinal; otimização de leads; absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) in vitro e in vivo; e modelos animais para estudos de farmacocinética e estudos de eficácia. 

São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation 
Instituição: Laboratório Nacional de Luz Sincrotron/ CNPEM / MCTI 
Beneficiário: Helio Cesar Nogueira Tolentino
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Processo: 2014/50650-4 
Data de realização: 13 a 24/07/2015
Prazo para inscrições: 01/03/2015
Web site: http://pages.cnpem.br/synclight2015
Descrição: O objetivo principal da SyncLight 2015 é mostrar aos jovens pesquisadores (bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado) o que a luz síncrotron oferece como forma de novas ferramentas para pesquisa. A escola mostrará numerosas possibilidades surgidas na última década, particularmente as que exploram o uso de feixes de raios X brilhantes de dimensões nanométricas. A escola proporcionará formação para estudantes nos campos da física, química, biologia, geociências, medicina e engenharia de materiais, entre outros. 

Escola São Paulo de Estudos Avançados em Vidros e Vitrocerâmicos (1ª E2AV2)
Instituição: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia / UFSCAR
Beneficiário: Edgar Dutra Zanotto
Área do conhecimento: Engenharias
Processo: 2014/50560-5
Data de realização: 01 a 09/08/2015
Prazo para inscrições: 31/01/2015
Web site: www.certev.ufscar.br/g-cc-brasil
Descrição: As aulas teóricas e experimentais serão ministradas por professores e pesquisadores do CerTEV bem como por vários instrutores internacionais experimentes e conhecidos na área. As aulas cobrirão os fundamentos da estrutura, processos de relaxamento, nucleação de cristais, cristalização geral e propriedades (mecânicas, elétricas, ópticas e biológicas) de vidros e vitrocerâmicos.  

Escola São Paulo de Ciência Avançada para a Erradicação da Malária
Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas / USP
Beneficiário: Marcelo Urbano Ferreira
Área do conhecimento: Ciências da Saúde
Processo: 2014/50548-5 
Data de realização: 22/09 a 02/10/2015
Prazo para inscrições: 31/05/2015
Web site: http://scienceoferadication.org/courses/science-of-eradication-malaria-brazil/overview/
Descrição: o evento visa inserir os estudantes brasileiros em redes internacionais de pesquisa, e conta com a presença de 16 palestrantes brasileiros e estrangeiros participando de mesas redondas, oficinas, palestras, visitas a laboratórios e atividades práticas. O curso será ministrado em inglês e oferece 100 vagas, metade delas destinadas a alunos brasileiros, e será voltado principalmente a alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos. Como o curso é registrado como uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro da USP, os alunos que formalizarem sua matrícula nessa disciplina receberão quatro créditos. O evento será realizado em São Paulo, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e todos os participantes receberão hospedagem e transporte gratuitos. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas online até o dia 31 de maio. O resultado da seleção será divulgado até o dia 30 de junho.

SP Coding and Information School – SP Coding School 
Instituição: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica/Unicamp
Beneficiário: Marcelo Firer
Área do conhecimento: Engenharia 
Processo: 2013/50543-0 
Data de realização: 19 a 30/01/2015
Prazo para inscrições: 20/09/2014
Web site: www.ime.unicamp.br/spcodingschool
Descrição: A SPCodingSchool é ESPCA de duas semanas sobre codificação e teoria da informação que será realizada em Campinas. Pesquisadores líderes na área darão tanto cursos introdutórios (durante a primeira semana) como cursos avançados (na segunda). Os cursos introdutórios se destinam a alunos com conhecimento matemático consistente, mas que não estejam necessariamente familiarizados com codificação e teoria da informação. Além dos minicursos e palestras, os participantes participarão em equipes na solução de problemas de pesquisa que serão apresentadas com antecedência.
  


2014


São Paulo School of Advanced Sciences on Transplant Infectious Diseases (SPSAS-TID)

Instituição: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo/USP
Beneficiário: Clarisse Martins Machado
Área do conhecimento: Saúde
Processo: 2013/50544-7 
Data de realização: 19 a 24/10/2014
Prazo para inscrições: 31/05/2014
Web site: http://tid.imt.usp.br/spsas-tid
Descrição: A SPSAS-TID é um fórum para discussão de complicações infecciosas em pacientes transplantados. O programa abrange tanto o órgão sólido como o transplante de células-tronco hematopoiéticas e inclui palestras, seminários, discussões de caso com especialistas, atividades de laboratório e visitas a centros de transplantes na cidade de São Paulo.
 

São Paulo School of Advanced Sciences on the Present and Future of Bioenergy
Instituição: Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp
Beneficiário: Andreas Karoly Gombert
Área do conhecimento: Interdisciplinar
Processo: 2013/50551-3 
Data de realização: 10 a 17/10/2014
Prazo para inscrições: 27/06/2014
Web site: www.nipe.unicamp.br/2013/eventos-detalhe.php?id=95
Descrição: A Escola reunirá pesquisadores renomados especialistas em diferentes áreas do amplo escopo da Bioenergia. O evento receberá 120 estudantes de diferentes países e oferecerá oportunidades para interações entre os participantes, bem como visitas a institutos de pesquisas e indústrias no Estado de São Paulo ativamente envolvidos em Bioenergia.  


São Paulo Advanced School on Biotechnology, Biosocialities and the Governance of Life Sciences
Instituição: Instituto de Geociências/Unicamp
Beneficiário: Maria Conceição da Costa
Área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Data de realização: 11 a 15/08/2014
Prazo para inscrições: 20/05/2014
Web site: www.ige.unicamp.br/espca2014
Processo: 2013/50546-0
Descrição: A escola reunirá especialistas das ciências sociais e históricas, pesquisadores de classe mundial e institutos educacionais do Brasil e do exterior. Combinando um programa de palestras e oficinas com ênfase no diálogo interativo com professores e alunos, a escola responde à necessidade urgente de fornecer treinamento e educação que possam auxiliar a resolver alguns dos principais problemas sociais e éticos gerados pela evolução das ciências médica e da vida.
 

Inter Workshop on Game Theory and Economic Applications of the Game Theory Society - São Paulo School of Advanced Sciences
Instituição: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/USP
Beneficiário: Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor
Área do conhecimento: Economia e Administração 
Data de realização: 25 a 31/07/2014
Prazo para inscrições: 04/07/2014
Web site: www.iwgts.fea.usp.br 
Processo: 2013/50472-6
Descrição: A escola oferecerá aos participantes a oportunidade de interagir com alguns dos pesquisadores mais renomados em Teoria dos Jogos. O evento de uma semana será composto de minicursos, conferências e sessões de trabalhos, que serão complementadas com uma mesa-redonda para debates sobre temas de interesse dos participantes.  

ESPCA em Oncogênese e Medicina Translacional para o Tratamento do Câncer
Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
Beneficiário: Eduardo Magalhães Rego
Área do conhecimento: Saúde
Processo: 2013/50552-0
Data de realização: 17 a 22/02/2014
Prazo para inscrições: 05/01/2014
Web site: http://bioinformatics.fmrp.usp.br/ESPCAoncogenesis
Descrição: O objectivo da Escola é fornecer treinamento para bolsistas de graduação, pós-docs e corpo docente no campo da bioinformática, genética do câncer e epidemiologia, bem como em ciência translacional aplicada ao tratamento de câncer. O programa incluirá conferências, painéis de discussão e um curso teórico-prático em bioinformática. Os pesquisadores convidados, do Brasil e do exterior, são reconhecidos por suas contribuições significativas para as áreas de: agentes cancerígenos, epidemiologia, biologia molecular e celular, tumor micro-ambiente e novas estratégias terapêuticas. 

 

2013


São Paulo School of Advanced Sciences on Electrochemistry, Energy Conversion and Storage (SPASECS) | São Paulo - SP
Instituição: Instituto de Química. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Beneficiário: Roberto Manuel Torresi
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Data de realização: 07 a 14/12/2013
Prazo para inscrições: 28/07/2013
Web site: www.usp.br/escoladeeletroquimica
Processo: 12/51492-8 
Descrição: A SPASECS é uma edição especial da já tradicional Escola de Eletroquímica organizada anualmente no Instituto de Química da USP. Este ano, com apoio financeiro da FAPESP, serão oito dias de um curso intensivo de eletroquímica teórica e laboratorial juntamente com conferências sobre baterias de lítio-íon, baterias de lítio-ar, célula de combustível e capacitores eletroquímicos, com a participação de especialistas de universidades brasileiras e estrangeiras. O público-alvo são estudantes e jovens doutores de todo o mundo. O número de participantes é limitado a 80 para garantir o acesso aos equipamentos para desenvolver experimentos em pequenos grupos. A Escola tem o patrocínio da Sociedade Internacional de Eletroquímica e da revista Energy & Environmental Science (EES), publicada pela The Royal Society of Chemistry para oferecer quatro prêmios para a seção de pôsteres. Os vencedores receberão certificado especial e um pequeno financiamento para suas pesquisas.


Advances Predictive Modeling Quantitative Microbiological Risk Assessment of Foods | São Paulo – SP
Instituição: Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Data de realização: 28/10/2013 a 06/11/2013
Prazo para inscrições: 31/05/2013 (para apoio da FAPESP) e 27/09/2013 (sem apoio)
Web site: www.fcf.usp.br/espca2013
Processo: 12/50909-2 
Descrição: O estudo sobre o impacto dos microrganismos na segurança e qualidade dos alimentos estará no centro das discussões da primeira Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre Avanços em Modelagem Preditiva e Avaliação Quantitativa de Riscos Microbiológicos em Alimentos. O local será o Auditório Professor Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica. O programa da escola foi planejado para cobrir os aspectos teóricos e práticos dos temas, que serão apresentados por 23 pesquisadores renomados de diversos países. As palestras e os trabalhos apresentados serão publicados em uma edição especial do Brazilian Journal of Microbiology. Haverá também uma seção de pôsteres e apresentações orais das pesquisas dos participantes.


2nd Advanced school on Natural Products, Medicinal Chemistry and Organic Synthesis - Integrated Solutions for Tomorrow's World | Araraquara – SP
Instituição: Instituto de Química. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Vanderlan da Silva Bolzani
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Data de realização: 30/06/2013 a 05/07/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Web site: www.bioorgchemespca.iq.unesp.br
Processo: 12/51494-0
Descrição: O ESPCA-Chemistry 2013 é organizado Unesp, com coordenação da professora Vanderlan Bolzani, e apoiado pela FAPESP. Com uma programação multidisciplinar sobre produtos naturais, síntese e química medicinal, estarão presentes no evento
os mais renomados cientistas nas áreas de pesquisa abordadas. O tema da Escola será Química Biorgânica, envolvendo aspectos de produtos naturais, química medicinal, síntese e métodos espectroscópicos. Temos planejado também alguns eventos sociais para estimular as discussões entre alunos e professores e assim, fazer uma Escola mais proveitosa e agradável. Um comitê selecionará 50 estudantes estrangeiros e 50 estudantes brasileiros para receber apoio financeiro para as refeições, transporte e alojamento para este evento. Alunos com bolsa da FAPESP não podem receber apoio financeiro, mas podem submeter-se a participação sem o apoio financeiro da ESPCA. Uma lista dos participantes selecionados será anunciada no dia 10 de maio.


Livestock Functional Genomics Summer School | Araçatuba – SP
Instituição sede: Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba.
Pesquisador responsável: José Fernando Garcia
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Data de realização: 13 a 21/09/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Web site: www.sciencesatellite.org.br/sschool/default.asp
Processo: 12/50743-7 
Descrição: O curso, que ocorre no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da FAPESP, terá a participação de convidados internacionais e será dirigido aos estudantes de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira que tenham interesse na área da genômica pecuária e estejam envolvidos em projetos que necessitem conhecimentos de biologia computacional.
 

Advances in Molecular Structuring of Food Materials | Pirassununga – SP
Instituição: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Paulo José do Amaral Sobral
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Data de realização: 01 a 05/04/2013
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: www.usp.br/spsas/molecularstructuringfood
Processo: 12/50306-6
Descrição: Advances in Molecular Structuring of Food Materials é uma ESPCA de cinco dias que visa contribuir para o desenvolvimento da estruturação molecular dos materiais de alimentos no âmbito da área de ciência e tecnologia de alimentos no Brasil. Ciência, tecnologia e engenharia de alimentos estão cada vez mais interessados na relação alimento/consumidor – não só em relação aos benefícios que alimentos devem ou deverão fornecer, mas também considerando o "prazer" e "satisfação" associados ao comer. Essas são consequência de uma combinação de fatores químicos, bioquímicos, microbiológicos e estruturais inerentes ao alimento, cru ou transformado. A escola avançada reúne vários pesquisadores de alto nível internacionais como professores, de diferentes países ao redor do mundo e do Brasil.


Y-Mind School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders | São Paulo – SP
Instituição sede: Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Pesquisador responsável: Jair de Jesus Mari
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Data de realização: 25 a 29/03/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.ymind.com.br
Processo: 12/50316-1
Descrição: A Y-Mind – São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders é uma reunião de uma semana com os principais pesquisadores e estudantes que trabalham no campo da prevenção de transtornos mentais. O peso dos transtornos mentais, emocionais e comportamentais e do abuso de substâncias está crescendo no Brasil e representa 19% do total de doenças registradas no país. Há forte evidência científica sugerindo que intervenções precoces podem trazer benefícios sociais e económicos quando interrompem o processo de evolução dos transtornos mentais, emocionais e comportamentais ou minimizam sua progressão. A escola avançada reúne 100 graduados ou pós-graduação alunos, com excelente desempenho acadêmico, que atendem programas em neurociência e em saúde mental, com projetos de pesquisa na área de prevenção de distúrbios mentais, emocionais e comportamentais.


2.ª Escola São Paulo de Ciência Avançada em Imunodeficiências Primárias | São Paulo – SP
Instituição: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Magda Maria Sales Carneiro-Sampaio
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Data de realização: 04 a 08/02/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.icr.usp.br/ESPCA-PID
Processo: 12/50308-9
Descrição: Trata-se da segunda ESPCA dentro do tema das "Imunodeficiências Primárias" (IDPs), tendo a primeira ocorrida em novembro de 2010, na 1ª chamada deste programa. As IDPs constituem um grupo grande e heterogêneo de cerca de 180 diferentes defeitos monogênicos, considerados como verdadeiros "knock-outs" naturais, cujo estudo representa uma oportunidade única, e ainda pouco explorada, para se compreender como funciona o sistema imune humano. Enquanto na I ESPCA-PID enfocou-se o estudo da fisiologia do sistema imune, em particular dos mecanismos de resistência anti-infecciosa, na segunda, tencionamos abordar "A interface entre auto-imunidades e imunodeficiência", buscando entender os mecanismos de indução e de manutenção da tolerância aos próprios antígenos - uma questão fundamental dentro da Imunologia. O corpo docente é composto por clínico-investigadora com significativa experiência em diagnosticar e tratar pacientes com IDPs, e por pesquisadores experimentais da área, vários com formação médica. Entre os convidados internacionais, encontram-se grandes nomes da área, cabendo destacar o Prof. Allain Fischer, que desenvolveu terapia gênica para uma forma grave de IDP. Aliás, as IDPs representam as situações em que a terapia gênica está mais avançada. Além das conferências, haverá: I) discussão de casos clínicos de Idos com diagnóstico genético bem estabelecido, que estarão articulados com os temas das aulas teóricas, II) aulas práticas laboratoriais que enfocarão as modernas técnicas para identificação de defeitos genético-moleculares em Idos, III) demonstrações práticas sobre o uso de gamaglobulina endovenosa, IV) visita a um centro de transplante de células hematopoiéticas, num total de 45 horas de atividades. O curso será ministrado no Instituto da Criança, sede do Depto de Pediatria da FMUSP, um centro de referência para diagnóstico e tratamento de doenças complexas e raras, entre elas, as IDPs. A II ESPCA-PID será precedida pela I Reunião dos Hospitais de Referência para IDPs no Brasil, que discutirão estratégias para melhorar a detecção precoce, o diagnóstico confirmatório e o tratamento de portadores de IDPs. Parte do pessoal em formação nesses centros deverá participar do programa internacional a ser oferecido.


Advances in Molecular Oncology: Translating Molecular Biology into Cancer Treatment | São Paulo – SP
Instituição sede: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Maria Aparecida Nagai
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Data de realização: 03 a 08/02/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.fm.usp.br/SPSAS_MolecularOncology
Processo: 12/50309-5
Descrição: O propósito da Escola é melhorar a qualidade da educação na área da pesquisa translacional em oncologia e fornecer oportunidade para estudantes e jovens pesquisadores para expandir seus conhecimentos em uma grande variedade de temas na pesquisa básica e translacional em câncer. A Escola foi pensada com o objetivo de promover a integração produtiva e aumentar a comunicação entre especialistas na pesquisa em oncologia básica e translacional e promover interações com jovens investigadores do mundo todo que pretendam seguir carreira na pesquisa sobre o câncer em várias disciplinas. O curso irá combinar sessões plenárias sobre temas abrangentes na área de câncer, sessões paralelas e minicursos abordando de conceitos básicos à pesquisa translacional em câncer. O programa científico inclui também sessões de pôster para ampliar a participação dos jovens investigadores e criar oportunidades de interação informal e formação de redes de trabalho. O núcleo de palestrantes convidados é formado por pesquisadores nacionais e estrangeiros, reconhecidos internacionalmente na área de pesquisa em oncologia. O curso irá ressaltar avanços atuais abrangendo aspectos da genética e epigenética do câncer, epidemiologia molecular, transição epitélio mesênquima, microambiente tumoral, morte celular e mecanismos de metástase da pesquisa básica à translacional.


Modernos desafios: uso da biofotônica no diagnóstico e no tratamento do câncer | São Carlos – SP
Instituição: Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Vanderlei Salvador Bagnato
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Data de realização:
Prazo para inscrições:
Processo: 12/50917-5
Descrição: 
 

Quarto Programa Latino-americano Avançado para Repensar a Macroeconomia e a Teoria do Desenvolvimento Econômico | São Paulo – SP
Instituição: Escola de Economia de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pesquisador responsável: Luiz Carlos Bresser-Pereira
Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas – Economia
Data de realização: 07 a 11/01/2013
Prazo para inscrições: encerrado
Processo: 11/51915-3
Site: www.eesp.fgv.br/pesquisa/laporde
Descrição: A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EESP/SP pretende executar um programa avançado para repensar a macroeconomia e a teoria do desenvolvimento econômico. O programa tem como base a experiência bem sucedida do Programa Avançado de Cambridge - Repensando a Macroeconomia e a Teoria do Desenvolvimento (Laporde) que foi realizado em Cambridge, Reino Unido, por oito anos. O programa vai admitir um seleto grupo de aproximadamente 100 jovens universitários de países em desenvolvimento com foco na América Latina e nas demais economias em desenvolvimento ou que estão logrando crescer rapidamente, e este Programa será composto por palestras, debates, workshops e pesquisa com os principais estudiosos sobre o tema acima. Após ser ministrado em Cambridge por oito anos, o curso passou a ser oferecido na Fundação Getúlio Vargas, de forma gratuita aos participantes. O programa pretende preencher uma importante lacuna intelectual. Os participantes terão a oportunidade de participar da investigação de fronteira realizada a partir de perspectivas críticas sobre questões-chave no desenvolvimento econômico e na macroeconomia. O ensino será realizado através de palestras e discussões previstas por alguns dos acadêmicos de alta visibilidade mundial sobre o tema. Dado o nível dos professores, este é um curso único sobre as teorias macroeconômica e do desenvolvimento econômico não convencionais.
 

2012

Cursos em convênio entre o Marine Biological Laboratory e ICB/USP | Atibaia – SP
Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Maristela Martins de Camargo
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Biologia Geral
Data de realização: 04 a 09/11/2012 e 09 a 14/12/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.icb.usp.br/mblcourses
Processo: 12/50116-2
Descrição: Trata-se de duas escolas que terão como tema a parasitologia e o estudo dos sistemas neurais. As escolas reunirão cientistas brasileiros de renome internacional com os mais importantes expoentes internacionais da área. Estas escolas serão organizadas em conjunto com o estafe do "Marine Biological Laboratory (MBL)", sendo uma iniciativa muito importante para consolidarmos no futuro a criação de diversos cursos de altíssimo padrão com a chancela do MBL. Estas escolas trarão inúmeras vantagens tanto para os nossos alunos como para os grupos de cientistas nacionais. Os cursos terão a duração de uma semana, constando de uma série de 22 palestras proferidas conjuntamente para os setenta alunos participantes, e serão organizados de tal maneira a propiciar um ambiente que favoreça a interação entre todos os participantes. A interação dos nossos alunos tanto com os pesquisadores internacionais como com seus colegas de outras partes do mundo será uma oportunidade única de aprendizado, onde serão expostos ao estado da arte nas pesquisas envolvendo parasitas, e poderão estabelecer importantes contatos para futuros estágios com estes pesquisadores. A interação dos pesquisadores brasileiros com os internacionais abrirá portas importantes para futuras colaborações. No sentido de ampliarmos a internacionalização de nosso ambiente acadêmico, metade dos alunos selecionados virá de diversa parte do mundo e terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos grupos nacionais e estreitar os vínculos com estes. Em resumo, trata-se de uma iniciativa que proporcionará aos nossos alunos uma experiência muito valiosa para sua formação como futuros líderes de pesquisa, e aumentará a visibilidade e as colaborações de altíssimo nível dos nossos grupos pesquisa.

 
São Paulo Advanced School on e-Science Bioenergy (SPSAS e-SciBioenergy) | Campinas – SP
Instituição: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil)
Pesquisador responsável: Roberto Marcondes Cesar Junior
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Data de realização: 22a 26/10/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www2.bioetanol.org.br/escibioenergy
Processo: 11/51573-5
Descrição: A pesquisa em bioenergia envolve avanços em diferentes disciplinas como biologia, química, engenharia, dentre outras. Uma característica comum dentre as diferentes linhas envolvidas reside na capacidade dos diferentes sensores disponíveis em gerar um dilúvio de dados, tornando impossível sua análise manual pelos cientista. A área de eScience representa uma resposta em que a ciência da computação encontra os cientistas de vários domínios para prover ferramentas para captura, transmissão, armazenamento, compartilhamento, análise e visualização de grandes volumes de dados. As pesquisas nessa área procuram desenvolver técnicas que permitam extrair conhecimento de dados, de maneira a avançar estado-da-arte nos diferentes domínios. A presente proposta representa uma iniciativa para criar uma escola pioneira da área, trazendo especialistas e estudantes para discutir técnicas de eScience que possam ser úteis no trabalho de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a área de bioenergia. Dada a importância estratégica desse tema para o estado de SPe para o Brasil, trata-se de uma oportunidade de chamar a atenção para a área, atrair talentos ao estado e disseminar a pesquisa em desenvolvimento no país e no mundo. Além disso, acreditamos que a escola também possui um ótimo potencial para a criação de novas colaborações entre os participantes.
 

Advanced School on Materials for Photonic Applications: Glasses, Optical Fibers and Sol-Gel Materials | Araraquara – SP
Instituição: Instituto de Química. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Sidney Jose Lima Ribeiro
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Data de realização: 06 a 14/10/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: http://sampa.iq.unesp.br
Processo: 11/51920-7
Descrição: Fotônica é a parte da ciência relacionada com a geração, transporte e detecção de luz e neste sentido é à base de muitas das atividades de nossa sociedade moderna. O estudo de materiais para fotônica é verdadeiramente interdisciplinar e exige o esforço conjunto de Físicos, Químicos e Cientistas de Materiais e este será o foco desta Escola Internacional. Vidros, fibras ópticas e materiais obtidos viam a chamada metodologia sol-gel serão considerados. - Vidros foram os primeiros materiais cuja preparação o homem dominou e podem ser considerados materiais-chave para a moderna fotônica; - Fibras Ópticas, preparadas a partir de vidros ópticos, é o material de escolha como meios guias de luz em comunicações, sensoriamento remoto e transmissão de luz com aplicações recentes como meios ativos em duas áreas diretamente relacionadas à fotônica: a plasmônica e a biofotônica; - A metodologia sol-gel vem se tornando mais e mais popular na preparação de colóides e filmes finos especiais, importantes para a fotônica. Esta escola vai tratar dos fundamentos, preparação e caracterização de vidros especiais, fibras ópticas e materiais relacionados preparados pela metodologia sol-gel. Especialistas renomados de diferentes países incluindo o Brasil estarão reunidos em Araraquara por nove dias para atividades teóricas e experimentais envolvendo estes meios fotônicos. As atividades dos estudantes do Brasil e de outros países envolverão também a apresentação de trabalhos em andamento na forma de sessões de posters e apresentações orais que terão como objetivo aumentar a interação entre os participantes.
 

São Paulo Advanced School of Comparative Oncology | Botucatu – SP
Instituição: Faculdade de Medicina. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Pesquisador responsável: Silvia Regina Rogatto 
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Data de realização: 30/09 a 07/10/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.comparativeoncologyespca.org
Processo: 11/51571-2
Descrição: A morbidade e mortalidade associadas ao câncer são os aspectos mais importantes no que se refere ao impacto da doença na saúde pública mundial. Nos últimos anos, a incidência de vários tipos de câncer tem aumentado significativamente, em animais e humanos. Assim, vários esforços têm sido realizados na tentativa de identificar marcadores diagnósticos, prognósticos e preditivos que possam auxiliar numa melhor conduta clínica e consequente melhora na qualidade de vida dos afetados. Os modelos animais possuem um papel crucial na pesquisa biomédica e são fundamentais para aumentar o conhecimento da fisiopatologia do câncer, identificação de fatores de risco e de biomarcadores aplicáveis ao diagnóstico e prognóstico, além de novos alvos terapêuticos. Este projeto tem como objetivo principal reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países assim como estudantes para discutir a medicina molecular e aplicada em nível animal, humano e comparada sob o aspecto básico e aplicado. O ambiente estabelecido na Escola será de extrema aprendizagem, interação e informação contando com cientistas e jovens pesquisadores, abrindo oportunidades de avanço no conhecimento e efetivas colaborações. A Oncologia Comparada é pouco difundida no país e no mundo e este evento poderá trazer grandes benefícios para a comunidade brasileira e internacional. 
 

Escola São Paulo de Estudos Avançados em Globalização da Cultura no Século XIX | Campinas – SP
Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pesquisador responsável: Marcia Azevedo de Abreu
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Data de realização: 20 a 24/08/2012
Prazo para inscrições: Encerrado
Site: www.espea.iel.unicamp.br/index.php
Processo: 11/51914-7
Descrição: A Escola mantém estreita ligação com o projeto de cooperação internacional "Circulação Transatlântica dos Impressos: a globalização da cultura no século XIX", coordenado por Márcia Abreu (Unicamp) e Jean-Yves Moilier (UVSQ), e com o projeto temático homônimo, coordenado por Márcia Abreu. O projeto de cooperação internacional congrega 40 pesquisadores, oriundos de 23 instituições de pesquisa, de 4 países (Inglaterra, França, Portugal e Brasil). A principal contribuição científica da Escola será uma melhor compreensão sobre o.processo de globalização da cultura no século XIX, por meio de uma análise da difusão das culturas francesa, inglesa, portuguesa e brasileira em escala transatlântica a uma reflexão sobre a maneira pela qual a constituição da nacionalidade brasileira se processou em interação com impressos, editores, livreiros e letrados estrangeiros. Trata-se de conhecimento novo, em processo de construção pela equipe reunida no projeto de cooperação internacional. A reunião de pesquisadores e estudantes interessados no tema, ao longo de uma semana, permitirá a apresentação dos avanços obtidos e a discussão minuciosa de dados de pesquisa e sua interpretação, estreitando, assim, os laços entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Escola dará também maior visibilidade as duas das maiores universidades brasileiras (USP e Unicamp), dando a conhecer seus centros de pesquisa, arquivos e bibliotecas: CEDAE - IEL - UNICAMP; AEL - IFCH - Unicamp; BC -Unicamp; IEB - USP, Biblioteca da FFLCH - USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP. Espera-se receber 99 estudantes, sendo 45 brasileiros e 44 estrangeiros. Este número justifica-se pelo fato de termos previsto a realização de sessões de comunicação simultâneas, focadas nos 3 temas em torno dos quais se desenvolverá o curso: "Circulação e recepção de periódicos", "Produção dos impressos e sua difusão"; "Circulação e recepção das Belas Letras". Deste modo, haverá 11 apresentações de trabalho em cada sessão de comunicação, quantidade ideal para a realização de discussões profícuas sobre os trabalhos apresentados.

 
SPSAS Evolution | São Sebastião – SP
Instituição: Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Antonio Carlos Marques
Área do conhecimento: Ciências Biológicas – Zoologia
Data de realização: 19 a 31/08/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.ib.usp.br/zoologia/evolution
Processo: 11/51916-0
Descrição: Propomos a realização da 1 st São Paulo School of Advanced Science - Evolution (SPSAS-evo), com objetivo de explorar as bases conceituais, integração de temas, exposição de métodos de análise e aplicações de pesquisas neste campo de estudo. O estudo de Evolução é à base de todos os estudos biológicos, uma vez que é a Teoria que sustenta nossa compreensão e modelos da origem da vida e da diversidade per se. Uma boa fundamentação em evolução é a base para a compreensão de qualquer processo biológico, desde a origem de fenótipos e genes, até a compreensão de mudanças globais, sendo essencial para modelos de conservação de biodiversidade. Este tema sempre foi, e será, a área central de pesquisas biológicas. Sendo esta uma primeira Escola no tema, ela também tem também o objetivo de apresentar as inúmeras possibilidades de estudos evolutivos, desde o nível do organismo (e.g., evo-devo) até o nível histórico (e.g., biogeografia). A Escola foi organizada em duas semanas e um total de 78 horas (no mínimo, a depender do tempo gasto nos períodos de estudo livre pelos alunos), com nove dias envolvendo aulas, estudos práticos dirigidos, mesas redondas, exposição das linhas de pesquisa em evolução no Estado de São Paulo, trabalhos em grupo para a produção de propostas de artigos científicos e páginas conceituais na web, discussão de seus projetos com os professores e palestrantes, e dois dias com visitas monitoradas a exemplos da planta de pesquisa do Estado de São Paulo. Há três eixos temáticos principais, sinergéticos, o de "Microevolução", "Macroevolução" e "Abordagens Integradas". Serão 15 professores (9 de instituições estrangeiras e 6 de instituições nacionais) e 9 palestrantes (todos do Estado de São Paulo). A Escola oferecerá 60 vagas sendo pelo menos 30 destas para estudantes de instituições estrangeiras, contemplando desde o nível de graduação até pós-doutorandos. Nossa expectativa é promover colaborações futuras entre os estudantes da escola e seu corpo docente, atraírem jovens talentos da área para estudos no Estado de São Paulo também por meio de dar ampla visibilidade à pesquisa paulista e culminar em um melhor nível dos estudos e publicações de todos os envolvidos na Escola.
 

Advanced Topics in Computational Biology Agrochemical & Drug Design | Campinas – SP
Instituição: Embrapa Informática Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil)
Pesquisador responsável: Goran Nesic
Área do conhecimento: Ciências Biológicas – Biofísica
Data de realização: 01 a 04/04/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.cbi.cnptia.embrapa.br/spschool
Processo: 11/51916-0
Descrição: O projeto de Escola São Paulo de Ciências Avançadas sobre o tema Biologia Computacional - tópicos avançados para desenho de agroquímicos e fármacos será realizado de 01 de abril a 06 de abril de 2012, no auditório e salas de treinamento da Embrapa Informática Agropecuária, situada na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, SP, Brasil. Trata-se de um curso de curta duração organizado pelos especialistas de quatro distintas instituições: Unicamp (Centro de Biologia Molecular e Engenharia genética (CBMEG) e Instituto de Química), Universidade Federal de São Paulo (através do Departamento de Farmacologia), Universidade de São Paulo em São Carlos (seu Instituto de Química) e Embrapa Informática Agropecuária (Grupo de Pesquisa em Biologia Computacional). O curso abordará temas avançados em ciência e tecnologia, com o objetivo de atualizar os participantes nessa área de conhecimento, assim como destacar o papel do Estado de São Paulo como um centro global, competitivo e gerador de talento científico. Esta iniciativa representa uma oportunidade única para estimular e acelerar o desenvolvimento da Biologia Computacional no Brasil e em outras partes do mundo. O ambiente de colaboração científica promovida por tal evento poderá proporcionar perspectivas únicas para a busca por novos fármacos e agroquímicos em benefício da medicina humana e veterinária, e da agricultura em geral, além de oferecer novas ferramentas para o campo da biologia computacional. O objetivo principal do curso é fornecer uma atualização nos tópicos de pesquisa mais recentemente empregados para a busca por novos alvos protéicos, no desenho/planejamento de drogas embasado em estrutura, na triagem virtual biológica automatizada em alta escala (virtual high throughput screening - vHTS), e que envolve diferentes áreas da biologia computacional e biotecnologia aplicada, tais como a bioinformática estrutural, computação de alto desempenho, a pesquisa de câncer, patogenias impactando o agronegócio Brasileiro, entre outras. Além disso, o curso permitirá o desenvolvimento de conhecimento de novas técnicas aplicadas na biotecnologia, incentivando o desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa entre cientistas brasileiros e estrangeiros.


1ª Escola de Estudos Avançados em Ciência e Engenharia de Materiais (SanCAS-MSE) | São Carlos – SP
Instituição: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Pesquisador responsável: Elias Hage Junior
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Data de realização: 25 a 31/03/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.sancas-mse.net
Processo: 11/51570-6
Descrição: A 1ª Escola de Estudos Avançados em Ciência e Engenharia de Materiais - EEACEM será realizada para proporcionar a pelo menos 100 estudantes de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, matriculados em cursos de mestrado ou doutorado do Brasil e do exterior o conhecimento dos principais avanços científicos e tecnológicos (CeT) mais recentes nas áreas de Materiais Vítreos, Cerâmicos, Metálicos, Poliméricos e Compósitos, bem como as perspectivas científicas nos próximos anos. O Programa da 1ª EEACEM foi estabelecido através de aulas teóricas em módulos de 4 horas e aulas práticas em módulos de 2 horas abrangendo os avanços nos temas: Materiais Vítreos; Materiais Cerâmicos; Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos; e Materiais Compósitos, perfazendo um total de 32 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas práticas. Além disso, serão realizadas 5 seções de apresentações de painéis pelos alunos inscritos na escola, cujos melhores pôsteres serão premiados, contando com a ajuda dos pesquisadores convidados do exterior e do Brasil para a seleção. Serão convidados 8 pesquisadores de renome do exterior e 5 do Brasil. Cada pesquisador do exterior será responsável por um módulo de 4 horas de aulas teóricas e cada pesquisador do Brasil será responsável por 2 horas de aulas práticas. Os convites aos pesquisadores do exterior são realizados através das especialidades de cada tema, a saber: 1 convidado em Materiais Vítreos; 2 na área de Materiais Cerâmicos; 2 na área de Materiais Metálicos; 2 na área de Materiais Poliméricos; e na área de Materiais Compósitos. Estes pesquisadores deverão preparar suas aulas abordando o estado-da-arte sobre os avanços em CeT e suas perspectivas em cada uma das áreas abrangendo propriedades, processamento e aplicações. Serão convidados 5 pesquisadores de acordo com suas especialidades para abranger todas as áreas do programa da EEACEM. Estes pesquisadores contribuirão ministrando as aulas práticas nos respectivos temas do programa. 


ESPCA - Avanços na Pesquisa e Tratamento do Comportamento Autístico | São Carlos – SP
Instituição: Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Pesquisador responsável: Antonio Celso de Noronha Goyos
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Data de realização: 9 a 13/01/2012
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.lahmiei.ufscar.br/espca/index.html
Processo: 11/50123-6
Descrição: O programa visa atualizar o conhecimento sobre pesquisa e aplicação da tecnologia comportamental gerada por esta pesquisa na área do autismo, e fomentar intercâmbio acadêmico de modo a produzir no futuro próximo projetos colaborativos de pesquisa. A ênfase do programa encontra-se em abordagens sobre o comportamento autista, mas apresenta também multidisciplinaridade envolvendo as áreas de psicologia experimental, genética, medicina celular e molecular, e educação especial. Pesquisadores do Brasil, América do Norte e Europa participarão do evento, com maior número de participantes da América do Norte. O programa combina apresentações orais, workshops e sessões de painéis, e participarão, além dos palestrantes convidados, alunos do Brasil e do exterior escolhidos através de um processo de seleção rigoroso, promovendo a integração dos participantes. O programa, além da pesquisa de ponta, procura facilitar a transferência do conhecimento através de workshops que terão enfoque educativo e na pesquisa translacional, e serão acessíveis à população de cuidadores de indivíduos com a síndrome do autismo. Nota-se no programa um número razoável de jovens pesquisadores brasileiros que atuam com destaque no exterior. O programa também procura estabelecer um equilíbrio entre pesquisadores com experiência longa e expressiva juntamente com jovens pesquisadores, cujos trabalhos têm se destacado academicamente. Consideramos o programa com importância tanto científica quanto social. A importância científica relaciona-se aos temas sobre pesquisa de ponta em desenvolvimento de linguagem e de comportamentos importantes para o desenvolvimento cognitivo de indivíduos com a Síndrome do Autismo. A importância tecnológica e social é, a partir da pesquisa científica de ponta, tornar o conhecimento produzido por esta área disponível e aplicável no setor educativo que atende esta população.
 

2011

São Paulo Advanced School of Astrobiology: Making Connections | São Paulo – SP
Instituição: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Jorge Ernesto Horvath
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Data de realização: 11 a 20/12/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.astro.iag.usp.br/~spasa2011
Processo: 11/50124-2
Descrição: A astrobiologia é um novo campo de pesquisa inter e multidisciplinar em crescimento no país, em especial no estado de São Paulo, onde está sendo criado o primeiro laboratório dedicado a estudos nessa área no IAG-USP. A escola proposta visa suprir a falta de informação sobre o tema principalmente para alunos interessados em ingressar em uma pós-graduação na área e pós-graduandos em áreas correlatas, fornecendo uma visão geral por especialistas estrangeiros e apresentando pesquisadores brasileiros já atuantes em astrobiologia e áreas correlatas, favorecendo assim novos projetos de pós-graduação, o uso das instalações em implantação e o fortalecimento da comunidade. A escola será organizada em 3 temas centrais cobrindo as áreas de Astronomia, Biologia/Química e Ciências Planetárias/Geologia. Para cada área, haverá um minicurso, ministrado por um ou mais especialista(s) estrangeiro(s) de renome na área, de maneira que os principais tópicos sejam cobertos. Os minicursos serão seguidos de palestras de especialistas brasileiros de maneira a colocar os participantes em contato direto com pesquisadores trabalhando ou com interesse em trabalhar com astrobiologia no país. Ao final de cada dia serão realizadas atividades interativas com os participantes, grupos focais com estudantes de diferentes áreas, nos quais os mesmos serão estimulados a discutirem temas de pesquisa recentes em astrobiologia, auxiliados por pesquisadores da área, formulando ao final da semana um projeto de pesquisa sobre o tema escolhido, o qual será apresentado e escolhido por votação entre os próprios participantes. Esse processo tem o objetivo de familiarizar os participantes com o processo de discussão interdisciplinar, criação de um projeto de pesquisa científica e critérios de seleção dos mesmos, preparando-os assim para atuarem dentro do modelo de ciência atual. Está planejada visita aos laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM, incluindo o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron).
 

The São Paulo Advanced School of Cryptography SpasCrypto 2011 | Campinas – SP
Instituição: Instituto de Computação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pesquisador responsável: Ricardo Dahab
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Data de realização: 20 a 26/10/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.ic.unicamp.br/sp.ascrypto
Processo: 11/50273-8
Descrição: The São Paulo Advanced School of Cryptography will be held in the neighborhood of Campinas, in October 20 to 26, 2011. We expect the school to be attended by around 100 students, at least 50 of which are expected to be international students. SP-ASCrypto 2011 is organized in cooperation with the Latincrypt Steering Committee, as the first of the schools alternating biennially with the Latincrypt Symposium. Both the proponents of SP-ASCrypto 2011 and the Latincrypt Steering Committee have strong connections, which should make this an excellent opportunity for strenghtening these ties with the international community of Cryptology researchers.
 

Escola São Paulo on Global Climate Modeling - ESPGCM | Ubatuba – SP
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil)
Pesquisador responsável: Carlos Afonso Nobre
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Geociências – Meteorologia
Data de realização: 03 a 14/10/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: http://spsgcm.ccst.inpe.br
Processo: 10/51533-0
Descrição: A Escola São Paulo on Global Climate Modeling - ESPGCM foi conduzida por oito pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Índia, com 30 alunos de doutorado e pós-docs nas áreas de Ciências da Terra. O foco de estudos da Escola foram os aspectos climáticos das conexões entre continente e oceano, envolvendo a hidrologia continental, descargas fluviais nos oceanos e teleconexões atmosféricas. Foram utilizadas suites de modelos e programas do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre/Brazilian Earth System Model (BESM). A Escola ocorreu nas instalações de hotel em Ubatuba, com terminais remotos Linux com acesso ao supercomputador Tupã (CRAY XE6) do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e da Rede CLIMA instalado no INPE em Cachoeira Paulista, onde foram realizados mais de 100 anos de integrações da versão acoplada oceano-atmosfera do modelo BESM, contando com descargas fluviais variáveis como testes de sensibilidade. O sumário executivo, relatório científico e apresentações das palestras apresentadas durante a ESPGCM estão disponíveis no endereço: http://spsgcm.ccst.inpe.br.
 

Advances in the knowledge of parasite resistance of ruminant hosts and parasites | São Carlos – SP
Instituição: Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil)
Pesquisador responsável: Luciana Correia de Almeida Regitano
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Data de realização: 26/09 a 07/10/2011
Prazo para inscrições: Encerrado
Site: Encerrado
Processo: 10/51534-7
Descrição: O curso de duas semanas contou com a participação de 50 alunos brasileiros e estrangeiros, selecionados por seu potencial no desenvolvimento de pesquisas na área, e 26 palestrantes: 15 brasileiros (12 do Estado de São Paulo) e 11 estrangeiros (Argentina, Austrália, Canada, England, Scotland, and USA) com extensa produção científica na área de conhecimento do curso. O evento consistiu de palestras, aulas práticas, apresentação de trabalhos, discussão científica e visitas técnicas a diferentes instituições de ensino e pesquisa. Devido à sua ampla abrangência e multidisciplinariedade, a programação foi subdividida em quatro temas: "Genética da resistência do hospedeiro a parasitas", "Perspectivas futuras de técnicas para validação de alvo, desenvolvimento de vacinas e drogas e reversão da resistência de endoparasitas", "Métodos in vitro para o diagnóstico da resistência e para a prospecção de novas substâncias bioativas" e "Novas perspectivas para o controle de ectoparasitas de ruminantes", que abrangerão áreas avançadas em ciência e tecnologia. Uma vez que as doenças parasitárias resultam em grandes perdas econômicas, a manutenção de animais saudáveis e o controle do estabelecimento da resistência parasitária são os principais desafios dos sistemas atuais de produção animal, especialmente de ruminantes. Além da preocupação econômica, o controle de parasitas baseado em tratamentos químicos também traz preocupações ambientais devido à produção de resíduos, daí a importância do desenvolvimento de estratégias alternativas de controle, como seleção de hospedeiros resistentes, elucidação e avaliação dos mecanismos de estabelecimento de resistência nos parasitas, desenvolvimento de vacinas e mecanismos de reversão de resistência. A realização deste evento e o amplo espaço para a discussão de resultados de pesquisa entre alunos e palestrantes, além de permitir a disseminação do conhecimento científico, deu visibilidade aos programas de pós-graduação do Estado de São Paulo de maneira a criar no Estado um pólo de atração de novos talentos científicos.
 

Redes em Ecologia: Teoria, Métodos e Aplicações | Campinas – SP
Instituição: Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pesquisador responsável: Thomas Michael Lewinsohn
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Data de realização: 16 a 25/09/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.abecol.org.br/redesecologia/doku.php?id=start
Processo: 10/51395-7
Descrição: A Escola explorou bases conceituais, métodos de análise e aplicações da teoria de redes complexas em ecologia. As redes de interações gráficas sempre foram um dos problemas centrais em ecologia, e seu estudo ganhou ímpeto recente com a teoria de redes complexas. Atualmente, esta é uma das áreas mais ativas da pesquisa em ecologia. Entre os muitos campos de aplicação da teoria de redes na Ecologia estão a previsão de respostas estruturais e dinâmicas de comunidades ecológicas perante diferentes tipos de alterações ambientais, desde as mais locais até mudanças globais; modelos de conservação de biodiversidade ou conservação genética em paisagens complexas e fragmentadas; e modelos epidemiológicos. Os principais focos temáticos da Escola foram: (1) a investigação de redes interativas de diferentes tipos (mutualísticas, planta-herbívoro, parasito-hospedeiro) entre espécies em comunidades ecológicas; (2) redes espaciais em paisagens e regiões estruturalmente complexas. A Escola foi conduzida por três pesquisadores brasileiros e cinco pesquisadores internacionalmente reconhecidos. O curso durou 9 dias, com 70 horas de atividade abrangendo aulas teóricas, seminários de pesquisa, apresentações de alunos em sessões de pôsteres e "clínicas" de discussão da pesquisa dos alunos, práticas de análise de dados e projetos de trabalho em grupo . Foram oferecidas 40 vagas para estudantes de pós-graduação ou pós-doutores. A expectativa foi receber 20 estudantes brasileiros, provenientes de diferentes estados, e 20 estudantes estrangeiros, dos quais cerca de metade da América Latina. O projeto foi promovido conjuntamente pela Unicamp, USP e ABECO, sendo divulgado por meio de redes internacionais de sociedades científicas, às quais a ABECO está integrada, e em periódicos prestigiados.
 

São Paulo Advanced School on Computational Materials Science for Energy and Environmental Applications | Santo André – SP
Instituição: Centro de Ciências Naturais e Humanas. Universidade Federal do ABC (UFABC)
Pesquisador responsável: Caetano Rodrigues Miranda
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Data de realização: 5 a 16/09/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: http://pesquisa.ufabc.edu.br/ascms
Processo: 11/50156-1
Descrição: A Escola foi realizada pelo Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics em colaboração com FAPESP, a Universidade Federal do ABC, o Centro de Simulação CNR-IOM Democritos, Trieste, e a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). A Escola reuniu pesquisadores de diversos países que forneceram uma visão geral sobre os métodos computacionais avançados para resolver o problema dos materiais para aplicações ambientais e em energia. A Escola forneceu uma visão geral sobre temas como desenvolvimento funcional e modelagem de dispersão de forças; transporte elétrico e térmico; grande escala DFT e TDDFT; desenvolvimento do potencial interatômica; modelagem multi-escala e integrada; espectroscopia teórica; termodinâmica ab-initio; catálise e materiais para aplicações ambientais e em energia. A escola incluiu uma série de debates avançados, desenvolvimentos mais recentes, bem como uma série de tutoriais práticos baseados em códigos de computador de licença pública, computação de alto desempenho, dinâmica molecular clássica e códigos de Monte Carlo.
 

São Paulo Advanced School on Chemistry – Natural Products, Medicinal Chemistry and Organic Synthesis Integrated Solutions for Tomorrow's World | Campinas – SP
Instituição: Instituto de Química. Universidade Estadual Paulista (Unesp). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Vanderlan da Silva Bolzani
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Química
Data de realização: 14 a 18/08/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.espcachemistry.iqm.unicamp.br/ESPCA
Processo: 11/50074-5
Descrição: O Ano Internacional da Química tem como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento científico, tecnológico e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade e o estágio atual de desenvolvimento econômico, o AIQ tem também como meta uma ação mundial em torno da preservação da vida num ambiente sustentável para as futuras gerações (slogan CHEMISTRY - OUR LIFE, OUR FUTURE - Química nossa vida, nosso futuro). O objetivo desta celebração é despertar o interesse e o entusiasmo dos jovens para a educação e a pesquisa em todas as subáreas da Química, em todos os níveis; e promover uma reflexão sobre a importância desta área de pesquisa para a sustentabilidade do planeta que habitamos. Com uma programação científica de alto nível, composta por cinco Prêmios Nobel de Química, cinco cientistas internacionais de renome e nove brasileiros de grande destaque em suas áreas de atuação, a Escola Avançada promete ser um grande palco de discussões científicas, como parte da celebração do Ano Internacional da Química (AIQ-2011). Por outro lado, tendo em conta o fato inédito de termos reunidos cinco Prêmios Nobel com jovens cientistas de várias partes do mundo, a ESPCA em celebração ao AIQ-2011 marca um diferencial desta celebração no Brasil, decorrente do sucesso da iniciativa da FAPESP, da excelência das universidades paulistas e do ambiente de pesquisa do Estado de São Paulo. Esta Escola Avançada terá o privilégio de ser considerada a "mini Lindau paulista" (Reunião na Alemanha-Lindau que reúne centenas de jovens cientistas talentosos de todo o mundo com vários Prêmios Nobel de todas as áreas da ciência).
 

Escola São Paulo de Ciência Avançada de Processos Redox em Biomedicina | Ribeirão Preto – SP
Instituição: Instituto de Química. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Ohara Augusto
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Data de realização: 13 a 21/08/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.eventus.com.br/freeradicals2011
Processo: 10/51393-4
Descrição: A Escola São Paulo de Ciência Avançada de "Processos Redox em Biomedicina" é uma proposta que se encaixa plenamente nos objetivos de nosso INCT e pretende ser um fórum avançado e atualizado de discussões avançadas centradas no estudo de processos redox celulares, em aspectos da bioquímica, biologia celular e medicina. A tônica da organização será a revisão avançada de conceitos básicos, sempre acoplada à visão do estado da arte e vanguarda com respeito a novas abordagens conceituais, métodos analíticos e direções da investigação atual no campo. Além disso, dar-se-á grande importância em incentivar o aprimoramento de atitude dos estudantes em pontos essenciais: 1) Capacidade de aprofundar o conhecimento; 2) Interesse pelo estudo de mecanismos de processos bioquímicos e celulares, e não apenas na descrição de fenômenos; 3) Capacidade de discussão lógica e criativa; 4) Capacidade de ampliar horizontes, pensar "grande" e buscar novas ferramentas exploratórias. Neste sentido, a Escola abordará aspectos do estado da arte da questão, incluindo, dentre outros, discussões críticas e conceituais sobre sinalização redox, métodos subcelulares de identificação da produção de oxidantes, estresse celular e enovelamento protéico e modelos de doenças relacionadas a processos redox. Sessões críticas sobre métodos de estudo desses processos serão especialmente enfatizadas. Em particular, a Escola inclui um inédito Workshop sobre Aspectos Quantitativos da Biologia Redox, no qual, de forma original, serão discutidos aspectos da produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, sua reatividade e mensuração, com um foco eminentemente quantitativo. A seleção de estudantes, bem como a de palestrantes nacionais e internacionais, baseia-se em critérios de qualidade e mérito. Os palestrantes são investigadores de vanguarda no campo e com currículo extremamente sólido. Antecipamos que a proposta desta ESPCA tem plenas condições de se consolidar em um grau elevado de maturidade conceitual e formativa. Um de nossos principais objetivos é contribuir para incrementar a qualidade da investigação em nosso meio, focando particularmente em mecanismos de processos bioquímicos e fisiopatológicos, bem como ampliar a inserção internacional de nossos grupos.
 

Escola Avançada Materiais Condutores Supercondutores Anisotrópicos | Lorena – SP
Instituição: Escola de Engenharia de Lorena. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Carlos Alberto Moreira dos Santos
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Data de realização: 08 a 19/08/2011
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.espca.eel.usp.br
Processo: 10/51566-6
Descrição: Este projeto tem o objetivo de promover a realização de uma escola avançada sobre Materiais Condutores e Supercondutores Anisotrópicos. Serão abordados tópicos relativos a condutores quase-unidimenisonais e de supercondutores de alta temperatura critica (eu pratos e pnictideos). Estão sendo convidados vários especialistas do exterior que trabalham em áreas correlatas ao tema central, tais como Zachary Fisk (UCI), John J. Neumeier (MSU), Sergey Bud'ko (AMES), Johsua Cohn (Univ. de Miami), Xavier Obradors (ICMAB) e Milton Torikachvili (SDSU). Dentre os pesquisadores brasileiros, confirmaram presença e apoio os seguintes pesquisadores: Yakov Kopelevich (UNICAMP), Renato F. Jardim (USP-SP), Paulo Pureur (UFGRS) e José Albino Aguiar (UFPE), todos pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq e com vários projetos aprovados em temas correlatos a escola avançada. O envolvimento destes nomes na realização da escola partiu do pressuposto que nos últimos anos poucos pesquisadores com grande renome em áreas afins do estudo de materiais condutores e supercondutores anisotrópicos têm sido reunidos em um único evento nacional. O projeto pretende atrair aproximadamente 40 alunos de graduação e pós-graduação e jovens pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. A escola também pretende atrair ainda bolsistas da FAPESP e outras agências, bem como abrirá algumas vagas para pesquisadores de Lorena. Serão realizadas atividades plenárias não concomitantes com os especialistas e apresentações de trabalhos por parte de jovens pesquisadores, bem como dos alunos de graduação e pós-graduação. Por fim, vale a pena ressaltar o momento extremamente oportuno para a realização do evento em 2011, ano que será comemorado o centenário da descoberta da supercondutividade por Kammerling Onnes.
 

Second Global School of Translational Science | São Paulo – SP
Instituição: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Vilma Regina Martins
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina
Data de realização: 19 a 24/06/2011
Prazo para inscrições: Encerrado
Site: Encerrado
Processo: 11/50125-9
Descrição: Com apoio da FAPESP, o Hospital A.C.Camargo promoveu evento com os principais nomes em Medicina Molecular do mundo, que compartilharam com uma plateia seleta composta por 120 jovens cientistas do Brasil e do exterior o que há de novo em estratégias terapêuticas contra doenças oncológicas, neurodegenerativas, dor e memória. O programa reuniu 33 cientistas de renomados Institutos como o Memorial Sloan-Kettering, Robarts Research Institute, SicKids, Sanford-Burnham e Ludwig Institute for Cancer Research universidades dos Estados Unidos, Canadá, e Brasil como o Universidades de Nova Iorque, Washington, Duke, Toronto, Califórnia, Ontário, Católica do Rio Grande do Sul Federais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Dentre os temas que compuseram a extensão programação de 60 horas, estiveram avanços em tratamento de câncer, dor e doenças neurodegenerativas.


Desafios Modernos com Matéria Quântica: Átomos e Moléculas Frias | São Carlos – SP
Instituição: Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Vanderlei Salvador Bagnato
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Data de realização: 4 a 14/04/2011
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 10/51535-3
Descrição:


School Advanced Science - Advanced Topics in Human Molecular Genetics | Campinas – SP

Instituição: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética. COCEN. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pesquisador responsável: Edi Lúcia Sartorato
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Data de realização: 28/02 a 04/03/2011
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado 
Processo: 10/51405-2
Descrição:
 

Advanced School Some Recent Developments in the Field of Synchroton Radiation | Campinas – SP
Instituição: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil).
Pesquisador responsável: Yves Pierre Petroff
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Data de realização: 17 a 25/01/2011
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 09/54666-4
Descrição: A Advanced School Some Recent Developments in the Field of Synchroton Radiation reuniu pesquisadores de nível elevados de 24 países para compartilhar os mais recentes desenvolvimentos no uso de radiação síncrotron e suas aplicações na investigação científica para classes de estudantes de doutorado e pós-doutorado. Entre os conferencistas, deve ser destacada a presença de dois ganhadores do Prêmio Nobel, Ada Yonath (Weizmann Institute of Science,, Israel) e Albert Fert (Centre National de la Recherche Scientifique, França). Biologia estrutural, imagens em 3D, catálise, magnetismo e supercondutividade, nanociências e ambiente foram alguns dos temas principais.
 

2010

São Paulo Advanced School on Primary Immunodeficiencies: Unraveling Human Immunophysiology | São Paulo – SP
Instituição: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Magda Maria Sales Carneiro-Sampaio
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Data de realização: 28/11 a 04/12/2010
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 09/54525-1
Descrição: Os modelos experimentais, em particular os mais recentes com animais geneticamente modificados, trouxeram um enorme avanço para o conhecimento da fisiologia e fisiopatologia humanas, em especial no campo da Imunologia. No entanto, esses modelos apresentam óbvias limitações para a direta transposição para a clínica, e seus resultados precisam ser validados em seres humanos. Ainda há lacunas importantes sobre o conhecimento da resposta imune humana em processos fundamentais, tais como a resistência às infecções e a tolerância aos antígenos próprios. Por sua vez, o estudo das Imunodeficiências Primárias (IDP) humanas, um grupo grande e heterogêneo de cerca de 180 diferentes defeitos monogênicos, quase todos com sua base genética já bem desvendada, representa uma oportunidade única e ainda pouco explorada, para se compreender como funciona o sistema imune humano, abrindo assim perspectivas para novos alvos terapêuticos. Utilizando uma estratégia inovadora para se compreender "the real-life immunity", o curso ora proposto tem como objetivo o estudo das IDPs como verdadeiros "knock-outs" naturais para se desvendar a imunofisiologia e fisiopatologia humanas. As IDPs representam uma enorme gama de defeitos de mecanismos efetores e de mecanismos de controle da resposta imune, seu estudo permitindo que se associem fenótipos clínico-laboratoriais com mutações gênicas e processos biológicos. Para o empreendimento, articularam-se clínicos (com significativa experiência no manejo de pacientes com IDPs) e cientistas experimentais (vários com formação médica), vários já com tradição de trabalho conjunto na área, estabelecendo como objetivos específicos do programa: i) revisão crítica dos mecanismos de resistência a infecções bacterianas e virais em seres humanos, ii) revisão crítica dos mecanismos de manutenção da tolerância imunológica central e periférica, iii) apresentação e discussão das ferramentas genômicas utilizadas na investigação das IDPs (parte prática do curso), iv) análise da convergência das abordagens clínica e experimental no estudo da resposta imune humana. A proposição do programa ESPCA pela FAPESP veio viabilizar ideias que já permeavam o trabalho colaborativo deste grupo e abrir perspectivas concretas para a consolidação de uma Escola que tem como alvo principal o melhor entendimento da resposta imune humana através do estudo das IDPs. Além de estimular o crescimento da Imunologia Clínica e Translacional, e da investigação em Imunologia humana, os conhecimentos advindos desta articulação podem abrir novas perspectivas de pesquisa clínica com intuito terapêutico para portadores de doenças infecciosas, reumáticas e neoplásicas, assim como das próprias IDPs.
 

1st São Paulo School of Advanced Science: Spintronics and Quantum Computation | São Carlos – SP
Instituição: Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Pesquisador Responsável: José Carlos Egues de Menezes
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra – Física – Física da Matéria Condensada
Data de realização: 01 a 05/11/2010
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 09/54592-0
Abstract: A 1ª Escola São Paulo de Ciência Avançada: Spintrônica e Computação Quântica visa reunir estudantes de pós-graduação, jovens investigadores pós-doutorados, pesquisadores locais e personalidades científicas, proporcionando um fórum ideal para interações proveitosas e produtivas e promovendo intercâmbio científico futuro e colaborações internacionais em tópicos avançados. Entre os palestrantes convidados de alto nível deve ser enfatizada a participação de Peter Grünberg (Prêmio Nobel em 2007). Fenômenos relacionados à spintrônica e computação quântica são dois campos de pesquisa fascinantes e interconectados que têm atraído muita atenção em todo o mundo nos últimos anos. Muito excepcionalmente, esses dois campos abrangem um grande número de problemas que dizem respeito a aspectos fundamentais da física
 

2nd Brazil Workshop of the Game Theory Society In Honor of John Nash, on the occasion of the 60th anniversary of the Nash equilibrium | São Paulo – SP
Instituição: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisador responsável: Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor
Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Data de realização: 29/7 a 04/08/2010
Prazo para inscrições: encerrado
Site: www.gametheorysociety.org/conferences/listings/anuncioemingles.html
Processo: 09/54326-9
Descrição: No 60º aniversário do “Equilíbrio de Nash”, a Universidade de São Paulo sediará uma Escola em homenagem a seu criador, o matemático norte-americano John Forbes Nash Jr. O 2º Workshop Brasileiro da Sociedade de Teoria dos Jogos conta com apoio FAPESP por meio da Escola São Paulo de Ciência Avançada . O objetivo da Escola é incentivar a vinda ao Estado de estudantes e pós-doutores de outros países e regiões para debater temas avançados de ciência. Os participantes do workshop poderão interagir com especialistas mundiais em Teoria dos Jogos, área que ganhou notoriedade com os trabalhos de Nash.
 

São Paulo Advanced School of Computing – Image Processing and Visualization | São Paulo – SP
Instituição: Instituto de Matemática e Estatística. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Carlos Eduardo Ferreira
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Data: 12 a 17/07/2010
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: www.vision.ime.usp.br/~mh/SP-ASCProcesso: 09/54192-2
Descrição: A São Paulo Advanced School of Computing é um evento acadêmico organizado pelo Instituto de Matemática e Estatística e pelo Instituto de Matemática e Ciências da Computação da Universidade de São Paulo e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu objetivo é apresentar pesquisas em Ciência da Computação feitas no Estado de São Paulo e atrair jovens talentos do Brasil e outros países para conduzir estudos de pós-doutorado em nas instituições organizadoras. A Escola centra-se sobre o tema “Processamento e Visualização de Imagens. A Escola inclui cursos intensivos de curta duração, apresentações de programas de pós-graduação oferecidas pelas três unidades organizadoras e seus projetos de pesquisa atuais e apresentações breves de convidados palestrantes.


Escola São Paulo de Estudos Avançados em Dinâmica Fônica | São Paulo - SP
Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisador responsável: Eleonora Cavalcante Albano
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Linguística
Data: 07 a 11/07/2010
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 09/54529-7
Descrição: A SPSASSD se destina a fomentar a pesquisa em Linguística no Brasil, promovendo o diálogo entre especialistas nacionais e internacionais e oferecendo oportunidades aos alunos talentosos de todo o mundo. A Escola tem como objetivo atrair o interesse de pesquisadores jovens promissores em contribuir para o crescimento da área de conhecimento no Brasil. Mais de 200 idiomas, imigrantes e indígena, são faladas em todo o país. Abordá-los com ferramentas de fronteira na Linguística pode abrir incontáveis novos horizontes. Formação em teoria e método para o estudo da dinâmica da linguagem será oferecida por meio de minicursos, palestras e mesas-redondas. A Escola é constituído por peritos no campo de conhecimento que nos Estados Unidos, Europa e Brasil.


1st São Paulo School of Translational Science | São Paulo – SP
Instituição: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP)
Pesquisador responsável: Emmanuel Dias-Neto
Área do conhecimento: Ciências Biológicas – Genética
Data de realização: 19 a 30/04/2010
Prazo para inscrições: Encerrado
Web site: Encerrado
Processo: 09/54527-4
Descrição: A 1st São Paulo School of Translational Science foi realizada pelo Hospital A.C. Camargo com apoio da FAPESP, reunindo 40 professores de oito países para debater, sob a perspectiva da medicina translacional, temas como genômica, desenvolvimento de drogas, imunologia, neurociências e câncer. A medicina translacional é um ramo da pesquisa médica que procura conectar diretamente a investigação científica ao tratamento dos pacientes. Conforme previsto, 100 estudantes selecionados receberam bolsas e auxílio para transporte, hospedagem e alimentação. Os conferencistas convidados para o curso eram provenientes de mais de 20 das principais universidades dos Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Suécia, Portugal, Argentina e Brasil. A participação de pesquisadores renomados garantiu a visibilidade para o evento – assim como a própria temática, já que a ciência translacional consiste exatamente em aproximar a ciência básica da aplicação clínica.

 

 

 


Página atualizada em 15/05/2015 - Publicada em 21/05/2013