English version

NEWTON FUND

NEWTON FUND

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia.

Respeitados os critérios ODA, o fundo pretende investir £375 milhões (£75 milhões por ano, por cinco anos, a partir de 2014/15) em diversos programas que contemplam projetos completos de pesquisa e mobilidade e capacitação de pesquisadores em 15 países. Os investimentos terão contrapartida dos parceiros nesses países, sendo a FAPESP uma das parceiras do Newton Fund no Brasil. 

O Newton Fund é implementado por meio de organizações parceiras, como RCUK, British Council, UK Academies, Innovate UK, Royal Society e Met Office. Visando o lançamento de diversas oportunidades de financiamento para os pesquisadores do Estado de São Paulo, a FAPESP estabeleceu acordos de cooperação com algumas dessas organizações, como disposto abaixo - em alguns casos, incluindo o Confap pelo lado brasileiro. 


 

Acordo de cooperação entre a FAPESP e o British Council - Assinado em 17 de junho de 2013, com validade de cinco anos.

Chamadas de propostas FAPESP - British Council:

Chamadas de propostas Regional LATAM:

 

Memorando de entendimento entre FAPESP, Newton Fund e Confap - Assinado em 9 de abril de 2014, com validade de três anos  |  Primeiro adendo ao memorando - Assinado em abril de 2017.

Chamadas de propostas realizadas no âmbito do acordo acima, em parceria com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido - RCUK (FAPESP/RCUK):

 

Acordo de cooperação entre a FAPESP e o RCUK - Assinado em 15 de setembro de 2009.

 

Memorando de entendimento entre FAPESP, Newton Fund, UK Academies e Confap - Assinado em 23 de setembro de 2014, com validade de três anos.

Chamadas de propostas com as academias britânicas Academy of Medical Sciences, British Academy, Royal Academy of Engineering e Royal Society:

 

Acordo de cooperação entre a FAPESP e o British Council como “delivery partner” para o Newton Fund no Brasil - Assinado em 23 de abril de 2015, com validade de cinco anos.

Chamadas de propostas British Council - Confap Research Partnerships:

 

Memorando de entendimento entre a FAPESP e a Royal Academy of Engineering - Assinado em maio de 2016, com validade de cinco anos.