Notícias

FAPESP participará de nova chamada com a Trans-Atlantic Platform English version

FAPESP participará de nova chamada com a Trans-Atlantic Platform Objetivo é apoiar projetos colaborativos em inovação social. Outros oito países das Américas e da Europa participam da chamada (foto: Pixabay)

A FAPESP anuncia, em conjunto com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (Trans-Atlantic Platform in Social Sciences and Humanities – T-AP: www.transatlanticplatform.com), o lançamento de chamada internacional para apoio a projetos de pesquisa com a temática “Inovação Social”.

O objetivo da chamada é apoiar pesquisa em ciências sociais e/ou humanas que teça uma articulação dos níveis local, nacional e global das diversas atividades humanas nas esferas pública, privada e social. Almeja-se trazer uma contribuição significativa à compreensão das transformações sociais e ao papel desempenhado pela inovação social.

A chamada reúne agências de fomento a pesquisa do Brasil, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Polônia e Reino Unido. Está aberta a equipes com membros de pelo menos três desses países e deve incluir parceiros de ambos os lados do Atlântico.

As propostas devem abordar características-chave da inovação social, como geração de valor por meio de novas e/ou aprimoradas políticas; metas de coesão social (incluindo crescimento inclusivo e sustentabilidade); empoderamento e bem estar individual e coletivo; contextos histórico, político e cultural; entre outros. 

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em participar da chamada devem realizar consulta obrigatória de elegibilidade até 20 de janeiro, exclusivamente por e-mail (chamada-tap-social@fapesp.br). Serão aceitas propostas elaboradas em conjunto com pelo menos dois pesquisadores de outros países participantes e que atendam às normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. O prazo final para envio de propostas (via www.fapesp.br/sage) é 14 de fevereiro de 2019. 

A chamada completa se encontra no site da T-AP (www.transatlanticplatform.com/social-innovation/). 

Orientações para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo na chamada podem ser acessadas em www.fapesp.br/12119.

Sobre a Plataforma Transatlântica T-AP 

Criada em outubro de 2013, a Trans-Atlantic Platform (T-AP) é uma iniciativa de colaboração internacional sem precedentes entre agências de fomento das Américas e da Europa, em todas as disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. A FAPESP é um dos membros fundadores da TA-P (www.fapesp.br/9297). 

Um dos objetivos da T-AP é fortalecer a cooperação transnacional nessas disciplinas entre agências de fomento, entidades de pesquisa e pesquisadores. Dentre outras atividades, os membros que compõem a Plataforma trabalham para identificar objetivos comuns e prioridades emergentes de pesquisa. A T-AP também visa facilitar a formação de redes em Ciências Humanas e Sociais e disciplinas de outras áreas.

 


Página atualizada em 07/11/2018 - Publicada em 31/10/2018