Bolsa de PD em Pesquisa Social e Educação

Post-doctoral fellowship in Social Research and Education

Nº: 1338

Área de conhecimento: Interdisciplinar

Field of knowledge: interdisciplinary

Nº do processo FAPESP: 15/50226-0

FAPESP process: 15/50226-0

Título do projeto: (Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy

Project title: (Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy

Área de atuação: Pesquisa Social e Educação

Working area: Social Research and Education

Pesquisador responsável: José Antônio Perrella Balestieri

Principal investigator: José Antônio Perrella Balestieri

Unidade/Instituição: Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá / UNESP

Unit/Instituition: Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá / UNESP

Data limite para inscrições: 02/01/2017

Deadline for submissions: 2017-01-02

Publicado em: 11/11/2016

Publishing date: 2016-11-11

Localização: Av. Ariberto Pereira da Cunha, 333 Guaratinguetá

Locale: Av. Ariberto Pereira da Cunha, 333 Guaratinguetá

  • Resumo Summary

    Bolsa de Pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático da FAPESP 2015/50226-0 intitulado "(Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy" (Edital FAPESP/ESRC).

    A oportunidade é para trabalhar com o Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas e Processos Térmicos e Hidráulicos da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Guaratinguetá), sob a supervisão do Prof. José Antonio Perrella Balestieri.

    O projeto "(Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy" é uma colaboração entre a Universidade Estadual Paulista/UNESP, Campus de Guaratinguetá, e as Universidades de Birmingham, Northampton e Leicester, aprovada na Chamada "Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus - 2015" (www.fapesp.br/10007).

    As relações entre os recursos hídricos, energéticos e alimentos têm sido objeto de intenso estudo por parte da comunidade científica mundial, compondo o chamado "nexo água-energia-alimento". Essa área de pesquisa se justifica pelo fato de esses recursos serem fundamentais para o desenvolvimento sustentável e estarem sujeitos a pressões de mesma natureza (por exemplo, pressões demográficas, econômicas e climáticas). Além desses fatores, a complexidade do nexo é aumentada pela interdependência entre os setores produtores desses recursos. Observa-se uma necessidade real de se entender a percepção, a vivência e o aprendizado das pessoas, os usuários finais desses recursos, sobre as interrelações entre eles. Esse entendimento possibilita abordar questões cruciais, como a igualdade de acesso, a resiliência às pressões sobre os recursos e o papel da educação na resposta às necessidades e aspirações das diversas comunidades.

    No Brasil, as crianças e os jovens (com idades entre 10 e 24 anos) constituem um grupo demográfico e social muito importante, representando 42% da população. Além disso, sabe-se que em diversos contextos globais, os jovens são fundamentais em termos de acesso aos recursos, produtividade econômica, coesão social e vida comunitária. No entanto, poucas pesquisas abordam o papel e a percepção dos jovens sobre o nexo água-energia-alimento.

    O projeto (Re)Connect the Nexus foi proposto para contribuir com o entendimento do papel do jovem nas questões relacionadas ao nexo água-energia-alimento. A faixa etária estudada foi definida considerando que crianças acima de 10 anos e jovens até 24 anos são o principal público-alvo de programas de educação, principalmente o Educação para a Sustentabilidade, e também pela maior capacidade reflexiva e de envolvimento desta faixa etária em relação a crianças mais novas.

    O pesquisador de Pós-Doutorado, dentre outras atividades, auxiliará o coordenador do projeto e os pesquisadores na coleta de dados quantitativos e qualitativos, com jovens da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, na análise e interpretação de dados, bem como na aplicação de questionário específico acerca de questões do projeto. Sob a direção do coordenador brasileiro, o(a) pós-doutorando(a) será inicialmente responsável pelas atividades relacionadas ao levantamento: supervisão da coleta de dados, extração de dados dos dados on-line, verificação de respostas, realização de análise de dados, organização de apresentações de resultados e relatórios. O(a) pós-doutoando(a) supervisionará a divulgação do questionário utilizando o software Sphinx em colaboração com os(as) pós-doutorados(as) estrangeiros(as). Juntos, irão monitorar a taxa de resposta, preparando relatórios regulares sobre o andamento da conclusão da pesquisa e examinando a coerência e consistência dos registros de respostas. Deverão refletir sobre a taxa de resposta para propor medidas para expandir o número de respostas obtidas e obter respostas de melhor qualidade quando necessário.

    Com o apoio dos alunos de iniciação científica (IC), o(a) pós-doutorando(a) realizará uma análise preliminar sobre as informações obtidas por meio de procedimentos estatísticos, a serem apresentadas à equipe de pesquisa e discutidas. Posteriormente, realizará testes e análises adicionais, em colaboração com o(a) pós-doutorando(a) estrangeiro(a). O(a) pós-doutoando(a) trabalhará em um papel de apoio durante as entrevistas qualitativas e atividades de oficina, fornecendo apoio na identificação e contato com escolas, faculdades, grupos comunitários e outras organizações para garantir uma amostra adequada, bem como na organização de workshops. Deverá apoiar a coordenação do projeto na supervisão do upload das transcrições das entrevistas para o software a ser usado para análise de conteúdo e executar o tratamento de dados necessário para ele, bem com na elaboração de relatórios preliminares colaborativos com resultados, informando a análise iterativa contínua para toda a equipe do projeto.

    Requisitos do candidato: Os candidatos devem ter concluído o doutorado em engenharia, planejamento urbano/regional, geografia ou áreas afins, e possuir preferencialmente experiência com pesquisas sociais envolvendo tratamento estatístico de dados. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto. A oportunidade é aberta internacionalmente e o(a) candidato(a) deve falar e escrever bem em inglês e português. Outras exigências também se aplicam, conforme normas da FAPESP em fapesp.br/bolsas/pd. A seleção será baseada no currículo dos candidatos e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático.

    Inscrição: Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse, currículo Lattes atualizado, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas. Todos os documentos deverão ser enviados até o dia 2 de janeiro de 2017, por e-mail, em um único arquivo em PDF, para José Antonio Perrella Balestieri (perrella@feg.unesp.br). Questionamentos podem ser direcionados para o mesmo endereço eletrônico ou para Mateus Ricardo Nogueira Vilanova (mateus.vilanova@ict.unesp.br).

    Post-doctoral fellowship linked to the Thematic Project of FAPESP 2015/50226-0 entitled "(Re) Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy" (Edital FAPESP/ESRC).

    The opportunity is to work with the Research Group on Modeling of Thermal and Hydraulic Systems and Processes of Universidade Estadual Paulista (UNESP, Guaratinguetá Campus), under the supervision of Prof. José Antonio Perrella Balestieri.

    The project "(Re) Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy" is a collaboration between Universidade Estadual Paulista/UNESP, Guaratinguetá Campus, and the Universities of Birmingham, Northampton and Leicester, according to the call "Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus - 2015" (www.fapesp.br/10007).

    The relationship between water, energy and food resources has been the object of intense study by the world scientific community, composing the so-called "water-energy-food nexus". This research area is justified by the fact that these resources are fundamental for sustainable development, and are subject to pressures of the same nature (e.g., demographic, economic and climatic pressures). In addition to these factors, the complexity of the nexus is increased by the interdependence between the sectors producing these resources. There is a real need to understand the perception, experience and learning of the people, the end users of these resources, about the interrelationships between them. This understanding makes it possible to address crucial issues such as equal access, resilience to resource pressures and the role of education in responding to the needs and aspirations of the various communities.

    In Brazil, children and young people (between the ages of 10 and 24) constitute a very important demographic and social group, representing 42% of the population. In addition, it is known that in several global contexts, young people are fundamental in terms of access to resources, economic productivity, social cohesion, and community life. However, few studies address the role and perception of young people about the water-energy-food nexus.

    The (Re) Connect the Nexus project was proposed to contribute to understanding the role of the young person in issues related to the water-energy-food nexus. The studied age range was defined considering that children above 10 years of age and young people up to 24 years of age are the main target audience for education programs, mainly Education for Sustainability, and for the greater reflective capacity and involvement of this age group in relation to younger children.

    The postdoctoral researcher, among other activities, will assist the project coordinator and researchers in the collection of quantitative and qualitative data, with young people from the Metropolitan Region of the Paraíba Valley and North Coast of the State of São Paulo, in the analysis and interpretation of data, as well as in the application of a specific questionnaire about project issues. Under the direction of the Brazilian coordinator, the postdoctoral researcher will initially be responsible for the activities related to the survey: supervision of data collection, extraction of data from online data, verification of responses, data analysis, organization of presentation of results, and reports. The postdoctoral researcher will supervise the dissemination of the questionnaire using the Sphinx software in collaboration with the foreign postdoctoral fellows. Together, they will monitor the response rate, preparing regular reports on the progress of the survey, and examining the consistency of the response records. They should reflect on the response rate to propose measures to expand the number of responses obtained and obtain better quality responses when necessary.

    With the support of the students of scientific initiation, the postdoctoral researcher will carry out a preliminary analysis on the information obtained through statistical procedures, to be presented to the research team and discussed. Subsequently, it will conduct additional testing and analysis, in collaboration with the postdoctoral colleagues. The postdoctoral researcher will work in a supportive role during qualitative interviews and workshop activities, providing support in identifying and contacting schools, colleges, community groups and other organizations to ensure an adequate sample, as well as in the organization of workshops. It should support project coordination in supervising the uploading of interview transcripts to the software to be used for content analysis and to perform the data processing required for it, as well as in producing preliminary collaborative results reports, reporting continuous iterative analysis for the entire project team.

    For further information, please contact perrella@feg.unesp.br or mateus.vilanova@ict.unesp.br.

    This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a FAPESP's Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 6.819,30 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity.

    More information about the fellowship is at: www.fapesp.br/en/5427.