Notícias

FameLab Brasil 2018 tem semifinalistas

FameLab Brasil 2018 tem semifinalistas Trinta candidatos são selecionados para treinamento intensivo, seguido da semifinal nacional, nos dias 23 e 24 de abril. Vencedor representará o Brasil na Inglaterra (foto: FameLab)

A FAPESP anuncia o resultado de uma chamada de propostas lançada para apoiar a participação de estudantes brasileiros na competição internacional FameLab de comunicação científica.

A chamada foi anunciada em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

Trinta candidatos foram selecionados e participarão de uma etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, em 23 de abril, seguida da semifinal nacional, em 24 de abril.

Desse grupo, serão selecionados dez finalistas, que participarão de um novo treinamento intensivo (Masterclass 2) com treinadora britânica (25/04) e de um terceiro treinamento (Masterclass 3) com treinador brasileiro expert em mídias sociais e com Felipe Lima, vencedor do FameLab Brasil 2017 (26/04). A final nacional será no dia 27 de abril. Os eventos ocorrerão no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países.

A primeira edição do FameLab no Brasil foi em 2016 como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council. Naquela oportunidade apenas bolsistas FAPESP podiam se candidatar. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2017 outros parceiros aderiram à chamada, tornando o concurso de âmbito nacional.

O FameLab consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Foram chamados a participar mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

SEMIFINALISTAS: 

1. Agatha Ribeiro da Silva

2. Ana Cláudia Munhoz Bonassa

3. André Guimarães de Oliveira

4. Breno Souza Salgado

5. Bruno Bezerra Carneiro

6. Camilla Chaves Nunes de Oliveira

7. Danilo Micali Pereira

8. Flávia Rachel Moreira Lamarão

9. Guilherme Defante Telles

10. Hélio Lemes Costa Junior

11. Isabela Almeida Ramos

12. João Victor Cabral Costa

13. Julia Merçon Fernandes Moreira

14. Karolline Alves Viana

15. Laura Marise de Freitas

16. Leonardo Parreira Silva Nascimento

17. Lucas Rodolfo de Oliveira Rosa

18. Marcela Lopes Alves

19. Marcella Fernandes de Souza

20. Priscilla Andressa de Sousa Silva

21. Raimundo da Silva Soares Junior

22. Raquel Caserta Salviatto

23. Renan Mercuri Pinto

24. Renata Belisário

25. Ricardo Wesley Alberca Custódio

26. Rômulo Leão Silva Neris

27. Sandro Mario Von Matter de Moraes

28. Taris Maria Macedo de Santana

29. Túlio Eduardo Nogueira

30. Túlio José de Freitas Goes

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/chamadas/2018/famelab2018.pdf.

 


Página atualizada em 09/04/2018 - Publicada em 09/04/2018