Conselho Superior (CS)

Marco Antonio Zago English version

Marco Antonio Zago

Presidente do Conselho Superior

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor da USP (2014-2017), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2007-2010), período em que foi criado o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), e secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (2018).

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (da qual foi diretor), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo e da World Academy of Sciences (TWAS), recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e a Ordem Nacional do Mérito Militar do Ministério da Defesa do Brasil. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de S. Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia.

Foi coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID apoiado pela FAPESP), de 2001 a 2015, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e mesenquimais. Orientou mais de 30 doutores, mestres e pós-doutorados, editou o livro Hematologia: Fundamentos e Prática, amplamente utilizado no ensino de profissões de saúde e como livro-texto da especialidade. Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science. Research ID E-9442-2017.


Página atualizada em 11/10/2019 - Publicada em 23/04/2018