Conselho Superior (CS)

Ronaldo Aloise Pilli English version

Ronaldo Aloise Pilli

Vice-presidente do Conselho Superior

Graduou-se bacharel em Química pela Unicamp, em 1976, onde concluiu doutorado em 1981 na área de Química Orgânica. Após pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley (1982-84), implantou no Instituto de Química a área de síntese estereosseletiva de produtos naturais e fármacos. Atuou como pesquisador visitante na Georg-August Universität, Göttingen, Alemanha, em 1994 e na Warwick University, Inglaterra, em 2005.

É professor titular do Instituto de Química, bolsista de produtividade nível 1A do CNPq. Foi diretor do Instituto de Química da Unicamp (2006-2009) e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp (2009-2013).

É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Quimica e da Royal Society of Chemistry.

Foi membro do comitê científico e tecnológico da Rhodia, membro do Comitê de Química do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, editor associado do Journal of the Brazilian Chemical Society, membro do corpo editorial da Química Nova, membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Química e da coordenação da área de Química na FAPESP.

Recebeu o Silver Jubilee Award da International Foundation for Science, Suécia (1999), a Ordem Nacional do Mérito Científico, categoria Comendador (2006), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2008), a medalha Simão Mathias pela Sociedade Brasileira de Química (2012), o Prêmio BrazMedChem (2014) e o Prêmio do III Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica (2016).

Desenvolve trabalhos na área de síntese de produtos naturais e análogos com o objetivo de investigar, em modelos in vitro e in vivo, a atividade dessas substâncias em células tumorais e como inibidores de proteínas. Dedica-se ainda à divulgação científica.


Página atualizada em 11/10/2019 - Publicada em 17/07/2018