Coordenações

Jean Paul Metzger English version

Jean Paul Metzger

Coordenação do BIOTA-FAPESP

Biólogo formado pela Universidade de São Paulo (1988), com especialização em “Manejo integrado de territórios” (1990, Commission Française pour l’Unesco, Paris), mestrado e doutorado em Ecologia pela Université Paul Sabatier, Toulouse, França (1995).  

É professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia de Paisagens e Conservação, com ênfase no estudo de paisagens fragmentadas da Mata Atlântica, atuando principalmente com temas relacionados à conectividade biológica, restauração ecológica e serviços ecossistêmicos.  Foi coordenador do curso de pós-graduação em ecologia do USP de 2012 a 2016.

É editor-chefe da revista da Perspectives in Ecology and Conservation, membro do corpo editorial da Landscape Ecology e Current Landscape Ecology Reports, membro do Comitê Científico do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) do CNPq. Foi Vice-Presidente da Associação Internacional de Ecologia de Paisagens (IALE) e primeiro presidente da seção brasileira da IALE. 

Participou como autor principal do IPBES (The Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) nos diagnósticos sobre “modelos e serviços ecossistêmicos”, “degradação das terras e restauração” e do diagnóstico regional das “Américas”. É um dos coordenadores do diagnóstico brasileiro (www.bpbes.net.br).


Página atualizada em 06/09/2018 - Publicada em 06/09/2018