Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP - CONFAP - CNPq - UK Academies 2018

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo


Sumário

 

Prazo para recebimento de propostas:

25 de março de 2019

Linha de Fomento:

Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (JP) ou Professor Visitante (PV)

Duração máxima dos projetos:

48 meses (JP) ou 12 meses (PV)

Submissão:

Através do SAGE

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo e do Reino Unido

Contato na FAPESP:

Carolina Costa – chamada_ukacademies@fapesp.br


 

1 Introdução

A FAPESP, através de articulação do Conselho Nacional de Agências de Financiamento à Pesquisa (CONFAP), o Fundo Newton e as Academias do Reino Unido: Academy of Medical Sciences, the British Academy, the Royal Academy of Engineering e a Royal Society assinaram, em setembro de 2014, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

O Fundo Newton é uma iniciativa no governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia. Os investimentos terão contrapartida dos parceiros nesses países, sendo a FAPESP uma das parceiras do Newton Fund no Brasil.

No âmbito desse Memorando de Entendimentos, a FAPESP e os demais parceiros de outros estados brasileiros cobrem os custos relacionados à vinda de pesquisadores vinculados a instituições do Reino Unido ao Estado de São Paulo e demais regiões do Brasil das respectivas agências envolvidas. As Academias britânicas, por sua vez, lançam chamadas de propostas para a seleção de brasileiros para ida ao Reino Unido. Desde 2014 chamadas anuais vêm selecionando pesquisadores interessados em trabalhar em cooperação com instituições do Estado de São Paulo e do Reino Unido (chamadas anteriores divulgadas em https://fapesp.br/9551).

Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo e/ou do Reino Unido, que deverão seguir as orientações da chamada de propostas (disponível em: www.fapesp.br/en/12207) e também as orientações descritas a seguir.

2 Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada receberá propostas em todas as áreas do conhecimento.

3 Modalidade de Fomento

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (jp) ou Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante (https://fapesp.br/147).

4 Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Pesquisadores elegíveis

São três categorias para submissão nessa chamada de propostas: Research Fellowships, Researcher Mobility ou Jovem Pesquisador:

a. Research Fellowship

Modalidade FAPESP: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

O Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante destina-se a cobrir, total ou parcialmente, as despesas referentes à visita de pesquisador experiente, vinculado a instituição de pesquisa do exterior ou do Brasil a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano. O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição anfitriã.

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada somente os proponentes do Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Principais por auxílios vigentes na FAPESP nas modalidades Auxilio à Pesquisa - Projeto Temático, Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa de Engenharia, Pesquisa em Políticas Públicas ou Jovem Pesquisador (JP).

Mais informações em www.fapesp.br/en/12205

b. Researcher Mobility

Modalidade FAPESP: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada proponentes com vínculo em instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Não há necessidade de ter auxílio vigente na FAPESP.

Mais informações em www.fapesp.br/en/12205

c. Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

Modalidade FAPESP: Jovem Pesquisador

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada proponentes com vínculo em instituições de ensino e pesquisa do Reino Unido, com título de Doutorado ou equivalente e expressiva produção científica ou tecnológica. Tipicamente, com 2 a 5 anos de experiência em grupo de pesquisa no Reino Unido.

Mais informações em www.fapesp.br/en/12206

5 Procedimentos para preparação e submissão de propostas

5.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Research Fellowship e Researcher Mobility:

a.1. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido, sendo que ambos devem ter cadastro completo no SAGe;

a.2. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

a.3. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa;

a.4. Os proponentes deverão seguir o cronograma da “Chamada CONFAP - CNPq - UK Academies 2018 Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil”. A data limite para submissão de propostas é 25 de março de 2019.

b. Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

b.1. As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelo sistema SAGe.

b.2. Os documentos necessários para apresentação da proposta estão discriminados neste link: jp/#4508.

5.2 Submissão

a. A apresentação das propostas será feita exclusivamente através do SAGe pelo pesquisador responsável. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas;

b. Para submissões na modalidade Auxílio à Pesquisa – Professor Visitante, tanto o pesquisador do Estado de São Paulo quanto o Pesquisador Visitante do Reino Unido devem ter registro no SAGe e confirmar participação da proposta antes de finalizar a submissão. O registro no SAGe exige anexação de documento com foto;

c. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP;

d. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

6 Mais informações

Propostas apoiadas nesta chamada serão anunciadas em julho de 2019.

7 Mais informações

a. FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas, pelos pesquisadores do Estado de São Paulo, à FAPESP para Carolina Costa, e-mail: chamada-ukacademies@fapesp.br


Página atualizada em 20/12/2018 - Publicada em 13/12/2018