Financiamento à pesquisa

Benefícios alcançados com a implementação do EAIP

Preocupados com a melhoria dos serviços oferecidos no treinamento aos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), buscamos informações relacionadas a esse trabalho. Na forma de um compromisso estabelecido com os participantes, por volta de um ano após o curso a FAPESP reúne-se com esses escritórios para verificar o resultado do treinamento e as melhorias proporcionadas aos pesquisadores, bolsistas e instituições.

Nesses anos de reuniões com as mais diversas instituições, percebemos notáveis benefícios ao pesquisador: a confiança nos serviços prestados, a garantia do apoio institucional, a otimização na utilização e gerenciamento dos recursos concedidos, o alívio na carga burocrática e o incentivo para submissão de novos projetos. A direção dessas instituições percebe que há valorização do pesquisador, aumento da capacitação de recursos de sua administração e também valorização da imagem da instituição diante das agências de fomento, em especial no caso da FAPESP. Posteriormente, a concessão da Reserva Técnica Institucional confere ao dirigente da instituição a possibilidade de melhoria da infraestrutura para o adequado desenvolvimento dos projetos vigentes e dos futuros.

Esse processo é enriquecedor para a FAPESP pois fornece mecanismos que melhoram a dinâmica do treinamento oferecido às instituições interessadas.


Página atualizada em 24/10/2019 - Publicada em 16/10/2019