MídiaCiência

Finalidade

O Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) foi lançado em outubro de 1999 para estimular a formação de profissionais capazes de lidar com informação sobre ciência e tecnologia na grande imprensa, na imprensa especializada, na internet ou em áreas de comunicação de instituições de ensino e pesquisa.

A finalidade do Mídia Ciência é apoiar a execução de propostas de pesquisas jornalísticas que resultem na produção de documentos de divulgação em veículos de comunicação de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, mídia eletrônica, etc.) e que sejam desenvolvidas paralelamente ao cumprimento de um programa definido de estudos. Um de seus objetivos específicos é precisamente estimular a criação de cursos de jornalismo científico, dentro e fora do âmbito acadêmico, com o eventual patrocínio de empresas de comunicação.

A realização da proposta de pesquisa jornalística e o cumprimento do programa de estudos devem ser supervisionados por pesquisador experiente na área científica ou tecnológica, a que se refira a proposta jornalística, ou por jornalista com ampla e documentada experiência profissional em divulgação de assuntos de ciência e tecnologia. Esse supervisor será o responsável pela solicitação perante a FAPESP. O estágio profissional deverá ter supervisão de jornalista vinculado à empresa ou departamento em será realizado.

Pressupostos do Jornalismo Científico

O fortalecimento do sistema de ciência e tecnologia de um país requer a divulgação adequada e sistemática, por todos os meios de comunicação, dos resultados das atividades de pesquisa nele desenvolvidas. Seu desenvolvimento depende decisivamente do apoio da sociedade que o sustenta e da implantação firme e generalizada da atitude de valorização da busca e aplicação do conhecimento. Esse apoio será tanto mais efetivo, quanto melhor informada estiver a sociedade a respeito da extensão, potencial e limitações das atividades de pesquisa.

São inúmeros os desafios e problemas que a acelerada ampliação dos horizontes de aplicação da ciência tem apresentado à sociedade como um todo. Por isso, a difusão ampla das informações científicas torna-se indispensável para a tomada de decisões apropriadas e para o pleno exercício da cidadania.

O desenvolvimento experimentado pela pesquisa científica brasileira nos últimos trinta anos, atestado por todos os indicadores relevantes de qualidade e quantidade, não tem sido acompanhado, na mesma proporção, pela intensificação das atividades de divulgação de seus resultados. De modo geral, a sociedade brasileira não demonstra um interesse significativo pelo curso e pelos produtos da ciência. Particularmente notável é o nível de desconhecimento sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil. Isso se deve, em grande parte, à carência de jornalistas com motivação específica e formação adequada no campo do jornalismo científico.

Nos países cientificamente mais desenvolvidos, o apoio da população aos investimentos em pesquisa científica e tecnológica é creditado à qualidade do jornalismo lá praticado. Isso foi comprovado por estudo realizado pela National Science Foundation e publicado na revista Nature, vol. 394, p. 107, que atribui a visão majoritariamente favorável da opinião pública americana, a respeito do impacto social das atividades científicas e tecnológicas à sua intensa cobertura jornalística nos diferentes meios de comunicação.

A FAPESP já apóia, em suas linhas regulares de auxílio, a divulgação de resultados de pesquisas no seio da comunidade científica, facilitando a participação dos pesquisadores em eventos, cuja organização é incentivada e amparada por ela. A Fundação também estimula e auxilia a publicação de livros, artigos e periódicos especializados. Com o Programa de Incentivo ao Jornalismo Científico, passa a apoiar igualmente a divulgação desses resultados para o público não especializado, estimulando a formação de profissionais habilitados no campo do jornalismo científico e contribuindo para a superação dessas carências em nosso país.



Página atualizada em 21/10/2003 - Publicada em 21/10/2003