Chamadas de Propostas

Chamada FAPESP/NSF – National Science Foundation “Dimensions of Biodiversity”

Aviso: O prazo para submissão de propostas completas à FAPESP foi ampliado para até 20 de abril de 2020.


Sumário

Consulta prévia de elegibilidade:

Até 27 de fevereiro de 2020, conforme indicado no item 4.1 desta chamada

Data final para submissão de propostas completas na FAPESP:

Até 20 de abril de 2020

Anúncio dos resultados:

Junho de 2020

Modalidades de Apoio:

Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Jovem Pesquisador

Duração máxima do projeto:

60 meses

Número de propostas apoiadas:

Até 2

Submissão:

Pesquisador de São Paulo deve fazer a submissão à FAPESP (SAGe) www.fapesp.br/sage/. O pesquisador parceiro nos EUA deverá realizar submissão no sistema da NSF. Caso existampesquisadores de outros países envolvidos na proposta, deverão seguir as normas da respectiva agencia participante desta Chamada (item 1.3)

Contato na FAPESP:

Bruna C. Arenque Musa – chamada-nsf-dimensions@fapesp.br

Chamada de propostas completa (NSF):

www.nsf.gov/pubs/2020/nsf20524/nsf20524.htm

1. Introdução

1.1 O programa Dimensions of Biodiversity espera transformar a compreensão do escopo e do papel da vida na Terra. Os pesquisadores são encorajados a propor projetos que transcendam as fronteiras tradicionais entre as áreas de pesquisa sobre biodiversidade. O programa se concentra nas dimensões genética, filogenética e funcional da biodiversidade.

1.2 Propostas bem-sucedidas testarão hipóteses sobre os mecanismos que regulam a origem, manutenção e/ou funções da biodiversidade e devem integrar essas três dimensões, com evidência de forte colaboração de participantes dos EUA com pesquisadores na China, Brasil e/ou África do Sul.

1.3 Esta chamada é apoiada por agências de fomento à pesquisa dos seguintes países: Estados Unidos, China, África do Sul e Brasil.

1.4 Projetos financiados em edições anteriores dessa Chamada podem ser acessados em https://www.nsf.gov/awardsearch/advancedSearchResult?ProgEleCode=7968&BooleanElement=Any&BooleanRef=Any&ActiveAwards=true&#results e https://bv.fapesp.br/pt/231/national-science-foundation-nsf-e-dimensions-of-biodiversity-e-biota

2. Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

2.1 A Chamada FAPESP/NSF Dimensions of Biodiversity receberá propostas nas áreas temáticas indicadas na Chamada de Propostas NSF, item II.

3. Modalidades de Apoio

Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações da modalidade escolhida, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade, conforme descrito abaixo:

I) Auxílio Pesquisa Projeto Temático: Esta modalidade pode financiar projetos por até 60 meses, de acordo com as regras da modalidade (tematico).

II) Auxílio Jovem Pesquisador: Esta modalidade pode financiar projetos por 60 meses, de acordo com as regras da modalidade (www.fapesp.br/jp).

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Consulta de elegibilidade

4.1.1 Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto.

4.1.2 Após a consulta, a FAPESP irá responder aos proponentes emitindo uma Carta de Elegibilidade (válida apenas para Pesquisadores Responsáveis no estado de São Paulo, e somente para esta Chamada).

4.1.3 Os proponentes considerados elegíveis deverão anexar a referida Carta de Elegibilidade, quando da submissão da proposta completa no SAGe. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.

4.1.4 Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Considerando o referido prazo, bem como prazo de encerramento da Chamada em 27 de março de 2020, nenhuma consulta enviada após o dia 27 de fevereiro será analisada.

4.1.5 As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-nsf-dimensions@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

a. Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em en/6351)

b. Nome do pesquisador parceiro e Instituição à qual está vinculado.

c. Título preliminar da proposta, modalidade de apoio (de acordo com o item 3) e duração da proposta a ser submetida

d. Orçamento total previsto a ser solicitado para a FAPESP

e. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana)

5. Procedimentos para preparação e submissão de Propostas

5.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

5.1.1 Para financiamento pela FAPESP cada proposta submetida no âmbito desta Chamada deverá envolver pelo menos dois pesquisadores elegíveis, sendo pelo menos um dos Estados Unidos (a ser financiado pela NSF) e um do Estado de São Paulo.

5.1.2 O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e pelos demais pesquisadores participantes da proposta. O projeto deverá ser elaborado seguindo as normas que constam no texto da Chamada de Propostas NSF (Seção V a – “Project Summary” e “Project Description”).

5.1.3 A data limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da NSF é 20 de abril de 2020.

5.1.4 As propostas deverão ser redigidas em inglês.

5.2 Exceções às normas FAPESP para a modalidades de financiamento

5.2.1 Os pesquisadores do Estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas na modalidade de apoio escolhida (conforme item 3). Em adição às normas da FAPESP, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas:

a) Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador:

(i) Além dos itens financiáveis pela modalidade, os proponentes poderão solicitar até uma bolsa de pós-doutorado como Bolsa concedida como Item Orçamentário (BCO).

(ii) As propostas terão duração de 60 meses.

b) Auxílio à Pesquisa Temático:

(i) O orçamento solicitado deverá alocar no mínimo 40% do orçamento para financiamento de bolsas.

(ii) Além dos itens financiáveis nesta modalidade, os proponentes poderão solicitar até três bolsas de mestrado como BCO.

(iii) As propostas terão duração de 60 meses.

5.3 Submissão

5.3.1 As propostas deverão ser submetidas à FAPESP pelo Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e à NSF pelo Pesquisador responsável nos EUA.

5.3.2 O Pesquisador do Estado de São Paulo poderá submeter apenas uma proposta no âmbito dessa Chamada.

5.3.3 A submissão das propostas à FAPESP deverá ser feita via SAGe.

5.3.4 Todos os documentos obrigatórios solicitados no SAGe devem ser enviados no momento da submissão da proposta.

5.3.5 Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

5.3.6 Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação, exceto aqueles explicita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelas demais agências participantes desta Chamada;

5.3.7 As propostas que não estejam em conformidade com os termos desta Chamada não serão habilitadas para análise.

6. Propriedade Intelectual

6.1 Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador parceiro e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

7. Cronograma

Lançamento da Chamada

05 de dezembro de 2019

Consulta de Elegibilidade

Até 27 de fevereiro de 2020

Submissão das propostas

Até 20 de abril de 2020

Anúncio dos resultados

Junho, 2020

8. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Bruna C. Arenque Musa
E-mail: chamada-nsf-dimensions@fapesp.br

NSF: Katharina Dittmar
E-mail: dimensions@nsf.gov.br


Página atualizada em 23/03/2020 - Publicada em 12/11/2019