Coordenações

Rui Monteiro de Barros Maciel English version

Rui Monteiro de Barros Maciel

Coordenação Adjunta - Ciências da Vida

Rui Monteiro de Barros Maciel é Professor Titular Sênior de Endocrinologia e Diretor do Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional, Disciplina de Endocrinologia, Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Graduou-se em Medicina na EPM/UNIFESP, onde fez Residência Médica em Clínica Médica e Endocrinologia, Mestrado em Imunologia, Doutorado em Endocrinologia, Livre-Docência e onde exerce sua carreira acadêmica, que iniciou em 1975 como Auxiliar de Ensino em 1975 e chegando a Professor Titular em 1992.

Nos Estados Unidos foi Research-Fellow na University of California Los Angeles (1976-78) e Visiting-Professor na Harvard Medical School (1986-88).

Suas atividades de pesquisa, financiadas pela FAPESP, Capes e CNPq, nas áreas de câncer de tiroide, metabolismo dos hormônios tiroidianos, métodos de dosagens hormonais e biologia celular e molecular das doenças da tiroide, produziram mais de 240 artigos completos publicados em revistas indexadas, mais de 120 capítulos de livros, a edição de 6 livros e 27 orientações de Mestrado e 34 de Doutorado, entre os quais destacam-se diversos líderes atuais da endocrinologia brasileira e internacional. Entre as contribuições originais à pesquisa destacam-se: a) a conversão periférica do T4 em T3 na membrana celular; b) a produção autócrina de IGF pela tiroide; c) a descoberta de genes de susceptibilidade para a paralisia periódica tirotóxica em canais de potássio; d) contribuições à patogênese e seguimento do câncer de tiroide; e) contribuições à patogênese da doença tiroidiana subclinica; f) contribuições à endocrinologia laboratorial.

Além de sua atuação em pesquisa, tem participado ativamente de outras atividades na UNIFESP, onde foi Chefe dos Médicos-Residentes, Membro da Comissão de Residência Médica, Presidente da Comissão de Residência Médica, Vice-Chefe do Departamento de Medicina, Chefe da Disciplina de Endocrinologia, Membro da Comissão de Livre-Docência, Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Recebeu, entre outros, os Prêmios: a) Combate ao Câncer da Academia Nacional de Medicina; b) LATS-Prize, da Sociedade Latino Americana de Tiroide, destinado a investigador que tenha contribuído para a pesquisa tiroidiana na América Latina; c) SBEM-SP, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, concedido a quem tenha realizado, em sua carreira, contribuições significativas para a pesquisa e docência em Endocrinologia em São Paulo; d) Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador), por contribuições à pesquisa; e) Prêmio Encontro Brasileiro de Tiroide de Pesquisa e Liderança-2008, que visa reconhecer a contribuição científica e a liderança de personalidade da tiroidologia brasileira; f) Prêmio CAPES de Melhor Tese 2012 na área de Medicina I.

Foi membro da Coordenadoria de Saúde da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP (2003-08), da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Capes (2000-06), Editor-Chefe do Archives of Endocrinology and Metabolism (1991-94). É Membro da Comissão Editorial, European Thyroid Journal e Journal of the Endocrine Society.

É médico-consultor de Endocrinologia do Grupo Fleury desde 1979; atualmente é Membro do Conselho de Administração do Grupo Fleury.


Página atualizada em 11/05/2020 - Publicada em 06/05/2020