PIPE

Anexo 1 - Roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa - PIPE

O Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos ou técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para a pequena empresa.

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Times New Roman ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas e referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Sugere-se fortemente a leitura do formulário para parecer de assessoria científica (www.fapesp.br/595) que esclarece quais os pontos a serem analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

b) Recomendamos que o Projeto de Pesquisa seja organizado conforme exposto a seguir. Todos os itens e subitens listados abaixo devem ser informados.

Roteiro

1) Título

2) Resumo (até 500 palavras)

Deve conter a informação essencial ao entendimento da pesquisa incluindo justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados e seus impactos nos negócios da empresa e no mercado.

3) Objetivos (até 300 palavras)

Enunciar os objetivos do projeto PIPE em termos de desafios científicos e técnicos a serem superados e dos resultados finais almejados. Objetivos específicos devem ser incorporados no cronograma de execução do projeto a ser apresentado no item 6.d abaixo.

4) Estado da arte (até 300 palavras)

Descrever os antecedentes do problema relatando os esforços já realizados ou em curso, pelo proponente ou por terceiros, para resolvê-los. Apresentar uma revisão da literatura técnica e científica sobre o tema a ser desenvolvido (artigos científicos, teses e relatórios técnicos). Pode ser interessante também identificar os principais grupos de pesquisa no Brasil e no exterior atuando nesta área e apresentar uma lista das principais patentes relacionadas ao projeto proposto. Essa revisão da literatura não necessita ser exaustiva, mas precisa conter informação suficiente para demonstrar, aos revisores que analisarão a proposta, que o Pesquisador Responsável pelo projeto domina o entendimento do estado atual do conhecimento sobre o assunto a ser pesquisado e também para demonstrar que o problema ainda não foi resolvido de forma satisfatória. Ao mesmo tempo é importante usar as informações da literatura para demonstrar que o projeto proposto é viável.

5) Competidores, Propriedade Intelectual e Liberdade de Operação (até 600 palavras)

Apresentar as principais empresas nacionais e internacionais que desenvolvem produtos ou processos similares; mostrar as vantagens do produto, processo, sistema ou serviço que resultará deste projeto em relação aos oferecidos no mercado pelos concorrentes.

Discutir as principais patentes existentes e outros mecanismos de propriedade intelectual relacionados ao projeto proposto, discorrendo sobre como eles afetam a liberdade de operação da empresa no mercado proposto e quais os diferenciais do que está sendo proposto em relação à propriedade intelectual já protegida.

6) Plano de Pesquisa (3000 palavras)

a) Resultados obtidos na Fase 1: (apenas para projetos submetidos na Fase 2): Descrever resumidamente os principais resultados já obtidos que justificam a solicitação para a Fase 2 (300 palavras)

b) Metodologia: Descrever os mecanismos, ferramentas, procedimentos, processos, técnicas e métodos a serem utilizados na gestão e execução de pesquisa científica-tecnológica.

c) Atividades: Descrever as atividades necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, com foco nos desafios técnicos e científicos a serem vencidos e os experimentos, testes e estudos necessários para vencer cada um dos desafios. Elencar quais membros da equipe serão responsáveis por essas atividades.

c.1) Observe que essa descrição não é uma especificação do produto/processo/sistema/serviço a que se quer chegar, mas sim de quais são as incertezas a vencer com atividades de pesquisa científica ou tecnológica para se chegar aos resultados esperados, e como isso será feito numa primeira aproximação.

d) Cronograma: Descrever o fluxo e encadeamento temporal para o desenvolvimento do projeto, cujas atividades foram estabelecidas no item anterior. Explicite os eventos marcantes com resultados parciais esperados, especialmente os que possam servir para balizar o acompanhamento do sucesso do projeto.

e) Entregáveis: São os resultados de uma atividade, sub processo ou processo. No PIPE, considerar os eventos significativos do projeto, ou seja, os marcos tangíveis de desenvolvimento, também conhecidos como pontos de controle ou de verificação. Listar os entregáveis correspondentes à finalização da respectiva tarefa ou fase.

7) Justificativa para o Orçamento

Justificar os itens do orçamento proposto em função das atividades de pesquisa do projeto. Em relação a Serviços de Terceiros, justificar minuciosamente cada item incluindo informações sobre a sua natureza e as qualificações dos profissionais ou das empresas prestadoras de serviço. Lembre-se que há o limite de 1/3 do orçamento para serviços de terceiros na Fase 1 e de 1/2 na Fase 2. Justificar cada uma das Bolsas solicitadas, seu nível e número de horas semanais de dedicação ao projeto, lembrando que as normas para Bolsas de Treinamento Técnico estão disponíveis em www.fapesp.br/tt e de que será necessário apresentar, em separado, um plano de atividades independente detalhado, para cada uma das Bolsas solicitadas. Lembramos também que as Bolsas de nível maior ou igual a TT4 são apenas para profissionais de TI desenvolverem atividades de TI.

8) Informações sobre a empresa (600 palavras)

a) Informações comerciais e administrativas: descrever a empresa que sediará o projeto, informando razão social, nome do proprietário, endereço, número de empregados. Descrever a experiência da empresa no desenvolvimento, na produção e na comercialização de produtos ou processos similares aos que se pretende desenvolver com o projeto. Se for uma empresa recentemente criada apresentar a justificativa em termos de oportunidades comerciais e de negócios e as expectativas da empresa e as ações tomadas e a serem tomadas para sua consecução.

b) Informações sobre atividades da empresa em P&D: Descrever as atividades existentes e a experiência da empresa (a experiência do Pesquisador Responsável e sua equipe será descrita em outra parte da proposta) no desenvolvimento tecnológico de produtos, processos, sistemas ou serviços similares ao objeto do projeto em questão. Descrever os compromissos e planos da empresa no apoio ao projeto proposto. Incluir obrigatoriamente a listagem do acervo de propriedade intelectual da empresa: patentes, software, cultivares, relatórios internos, infraestrutura disponível para o projeto, metodologia de proteção de propriedade intelectual.

c) Contrapartida e busca de outros fundos: Descrever a contrapartida da empresa, para o desenvolvimento do projeto. Essa contrapartida pode incluir custos salariais de pessoal envolvido no projeto (nesse caso, devem ser listados os nomes, funções, qualificações e horas semanais dedicadas ao projeto), custo de espaço utilizado e outros custos associáveis ao projeto proposto. Descrever as iniciativas já tomadas ou que serão tomadas pela empresa para buscar recursos complementares para apoio ao projeto de pesquisa proposto e para a realização das ações esperadas na Fase 3, de comercialização dos resultados do projeto (note que, em muitos casos, a Fase 3 pode ocorrer simultaneamente à Fase 2).

9) Potencial comercial do produto ou processo que resultará deste projeto de P&D (900 palavras):

Evidenciar como os resultados do projeto tornarão a empresa mais competitiva ou como a posicionarão no mercado frente à demanda e às empresas competidoras. Documentar quantitativamente tanto quanto possível. Para propostas para Fase 2, além desta seção, é necessário apresentar um Plano de Comercialização conforme o roteiro do Anexo 2.

10) Lista de propostas equivalentes ou complementares submetidas a outras agências de financiamento de qualquer natureza, em análise ou já contratadas.

11) Bibliografia

a) Artigos Científicos e Técnicos: Listar os artigos científicos e técnicos, apresentações em conferência ou capítulos de livros, que sirvam para fundamentar o projeto de pesquisa e que tenham sido referenciados no corpo do texto do projeto. Essa lista é importante também porque ajuda a demonstrar se o proponente está atualizado em relação à literatura e às ideias mais recentes da área, evitando-se a reinvenção de ideias, e baseando-se no estado da arte para avançar o conhecimento científico e técnico relevante ao projeto.

b) Patentes e outros documentos de Propriedade Intelectual: Listar em seção separada da Bibliografia especificamente as patentes (nacionais e internacionais) ou direitos autorais relevantes que demonstrem que:

i. Os resultados almejados no projeto proposto não são cobertos por patentes existentes; ou que

ii. Há patentes que indicam o interesse e/ou a viabilidade das afirmações que fundamentam este projeto de pesquisa.

12) Orçamento Proposto

a) Tabela do Orçamento Consolidado: especificar os valores totais para cada uma das rubricas, solicitados à FAPESP e provenientes de contrapartidas da empresa ou de outros projetos contratados com outras agências. (A existência de financiamentos complementares valoriza a proposta, por demonstrar iniciativa bem-sucedida de busca de apoios).

b) Planilhas discriminando cada um dos itens para cada rubrica (Material Permanente Nacional, Material Permanente Importado, Material de Consumo Nacional, Material de Consumo Importado, Serviços de Terceiros no País, Serviço de Terceiros no Exterior, Diárias e Transporte, Bolsas de Capacitação Técnica).


Página atualizada em 20/10/2020 - Publicada em 14/10/2020