Notícias

FAPESP divulga resultado da chamada UK Academies English version

Oportunidade com Fundo Newton e academias do Reino Unido teve dois projetos selecionados na categoria Jovem Pesquisador

A FAPESP anuncia os resultados para a edição 2019 da chamada UK Academies, da qual participa desde 2014 por intermédio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A realização da chamada se dá por meio de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Newton, do Reino Unido, e as academias britânicas Academy of Medical Sciences, British Academy, Royal Academy of Engineering e Royal Society.

Nesta edição foram selecionados apenas projetos inscritos na categoria Jovem Pesquisador. A solicitação de propostas para as categorias Researcher Mobility e Research Fellowships foi cancelada pela FAPESP em maio de 2020 pois estas modalidades envolvem o apoio à realização de viagens como itens essenciais. Face à imprevisibilidade das medidas de isolamento e restrições de viagens em vigor devido à pandemia da COVID-19, a garantia de tal subsídio não é possível.

A categoria Jovem Pesquisador possibilitou inscrições para propostas em que jovens pesquisadores do Reino Unido pudessem iniciar carreira em pesquisa em um instituto de ensino superior ou pesquisa no estado de São Paulo. Dois projetos foram selecionados:

Preservando a função parassimpática para a melhora da saúde cognitiva durante o envelhecimento
Processo: 2020/07558-0
Acordo: FAPESP - CONFAP - UK Academies
Pesquisador Responsável: Patrick Steven Hosford
Instituição sede: Instituto de Ciências Biomédicas/USP

Efeitos de fatores biológicos e ambientais e intervenção psicossocial nas vias neurodesenvolvimentais precoces em crianças vulneráveis
Processo: 2020/05964-1
Acordo: FAPESP - CONFAP - UK Academies
Pesquisador Responsável: Elizabeth Shephard
Instituição sede: Instituto de Psiquiatria / Hospital das Clínicas da FMUSP


Página atualizada em 07/05/2021 - Publicada em 07/05/2021