Coordenações

Paulo Sérgio Boggio English version

Paulo Sérgio Boggio

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS III)

É Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP) em (1998), Neuropsicólogo pela Divisão de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (2001), Mestre em Psicologia Experimental pela USP (2004) e Doutor em Neurociências e Comportamento pela USP (2007).

Durante o mestrado realizou estágio de pesquisa no Center for Non-Invasive Brain Stimulation, na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Durante o doutorado fez estágio de pesquisa no Laboratoire de Cartographie des Fonctions Cérébrales, Hôpitaux Universitaires de Genève, na Suiça.

Coordenador do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2005, professor do Curso de Graduação em Psicologia a partir de 2005 e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento desde 2007. Também é coordenador do curso de especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada desde 2012.

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2010 com projetos integrando técnicas de neuromodulação, eletroencelografia de alta-densidade e neuroimagem por infravermelho em estudos sobre comportamento humano, com especial ênfase nos aspectos sociais e afetivos.

Eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o quinquênio 2012- 2017. Em 2018, dirigiu a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) da FAPESP em Neurociência Social e Afetiva.

Coordena vários projetos de pesquisa em redes de colaboração internacional. Entre os mais recentes, destaque para dois projetos. O primeiro projeto é “Teoria e Aplicações da Neurociência Social e Afetiva para a interação humana do dia-a-dia” no âmbito do Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) CAPES PrInt, que tem uma equipe interdisciplinar com membros de universidades como Duke University, University of Colorado, Princeton University, New York University, Western Connecticut State University, nos Estados Unidos e Universidade de Coimbra, em Portugal, entre outras.

O outro projeto foi criado em função dos desafios trazidos pela pandemia do SARS CoV2 e a necessidade de mudanças comportamentais e de normas sociais para o enfrentamento da Covid-19. Para isso, Boggio e mais Jay Van Bavel (New York University), Mark Alfano (Macquarie University), Aleksandra Cichocka (University of Kent), Hallgeir Sjåstad (Norwegian School of Economics) e Valerio Capraro (Middlesex University London) criaram o COVID19 International Collaboration on Social & Moral Psychology.

Editor Associado do periódico científico Internacional Social Neuroscience e Editor do Special Issue on Neuromodulation do periódico Social Cognitive Affective Neuroscience.

Publicou mais de 160 artigos em periódicos internacionais com destaque para artigos publicados na Nature Human Behavior, The Journal of Neuroscience, Scientific Reports, Emotion, Behavioral Research Methods e Brain Stimulation. Além disso, publicou 5 livros e 39 capítulos de livros.


Página atualizada em 14/05/2021 - Publicada em 14/05/2021