Notícias

Marco Antonio Zago é reconduzido ao cargo de presidente da FAPESP

Nomeação foi publicada na edição de sábado do Diário Oficial do Estado de São Paulo


O governador João Doria reconduziu Marco Antonio Zago ao cargo de presidente da FAPESP. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último sábado (18/09).

Zago compôs a lista tríplice definida no dia 25 de agosto em reunião do Conselho Superior da FAPESP e entregue ao governador para a escolha do novo presidente da Fundação. A lista foi composta pelos nomes de Zago, em primeiro escrutínio, e de Liedi Bariani Bernucci, conselheira da Fundação, e Ronaldo Aloise Pilli, que ocupa o cargo de vice-presidente, em segunda votação.

Zago ocupa o cargo de presidente da FAPESP desde outubro de 2018. Médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), onde também obteve os títulos de mestre e doutor, realizou o pós-doutorado na Universidade de Oxford (Reino Unido). Professor titular da USP, foi reitor (2014-2017) e pró-reitor de Pesquisa (2010-2014) dessa universidade, depois de ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2007 e 2010, período em que foram criados os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Coordenou o Centro de Terapia Celular (CTC) de Ribeirão Preto, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP (CEPID), de 2001 a 2015, foi diretor clínico do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio). Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi diretor, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da World Academy of Sciences (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha Paulista do Mérito Científico. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia.



Página atualizada em 20/09/2021 - Publicada em 20/09/2021