Notícias

FAPESP lança segunda chamada para Centros em Inteligência Artificial

Em colaboração com MCTI, Ministério das Comunicações e CGI.Br, serão constituídos até dois novos Centros de Pesquisa Aplicada em IA, um com sede em São Paulo e o segundo em outro estado


A FAPESP lançou a segunda chamada de propostas para a criação de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPA) em Inteligência Artificial, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério das Comunicações e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Propostas serão recebidas até 1º de fevereiro de 2022. A iniciativa integra o Programa FAPESP de Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada, que oferece apoio para a criação em universidades ou institutos de pesquisa de centros de pesquisa em parceria com empresas.

Na nova chamada, serão selecionados até dois centros para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação aplicadas e orientadas à resolução de problemas com inteligência artificial. Um deles será sediado no estado de São Paulo e, caso a chamada selecione um segundo centro, este deverá conter sede em outro estado.

A composição de cada CPA-IA inclui os pesquisadores de sua instituição-sede e, obrigatoriamente, de ao menos mais três Instituições de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (ICTs) de outras Unidades da Federação. Também deve apresentar ao menos uma parceria bem estabelecida com uma ICT Internacional com relevante atuação no tema de Inteligência Artificial.

Espera-se que os CPAs em Inteligência Artificial: estimulem a pesquisa fundamental, aplicada e, por meio destas, a inovação; fortaleçam o desenvolvimento de produtos (técnicas, métodos, algoritmos, modelos matemáticos, hardware/firmware, software, sistemas); implementem uma estratégia clara para a formação de recursos humanos qualificados em inteligência artificial; e forneçam a infraestrutura necessária para ampliação das redes de pesquisas, entre outros pontos.

A FAPESP reservará um total de até R$ 20 milhões para a implementação da chamada. Por sua vez, cada CPA pode pleitear junto à FAPESP um orçamento de no máximo R$ 1 milhão por ano, sendo que a empresa parceira deverá realizar aportes na mesma quantia que a Fundação.

A chamada, entretanto, não limita à FAPESP e à empresa parceira a composição do orçamento dos centros – serão valorizadas, no processo de avaliação de propostas aquelas que apontarem a existência de financiamento de outras fontes como outras empresas, Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais e entidades do terceiro setor.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/15116.


Página atualizada em 14/10/2021 - Publicada em 14/10/2021