Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas FAPESP-Monash University Collaboration Seed Program (FAMOUS) 2021 English version

Prazo para submissão de propostas:

31 de março de 2022

Modalidade de apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular, com exceções descritas na Chamada abaixo

Duração máxima do projeto:

24 meses

Elegibilidade:

Para a FAPESP: Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal de Auxílio à Pesquisa em andamento concedido pela FAPESP das modalidades: Regular; Projeto Temático; Jovem Pesquisador; Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID); ou Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE)

Para Monash: membros da Faculdade de Ciências e Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde (MNHS)

Submissão:

SAGe


1. Informações Gerais

1.1 A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Monash University têm o prazer de convidar as inscrições para a Chamada de Propostas FAPESP - Monash University Collaboration Seed Program (FAMOUS) 2021.

1.2 Esta oportunidade visa apoiar novas colaborações entre grupos de pesquisa no estado de São Paulo, Brasil, e na Monash University, Austrália, que podem ser incentivadas com o mínimo de viagens possíveis, principalmente utilizando meios virtuais para colaboração.

1.3 Esta Chamada apoiará propostas de pesquisa colaborativas nas Ciências da Saúde.

1.4 Os candidatos bem-sucedidos de Monash serão financiados pela Monash University, enquanto seus homólogos com sede em São Paulo serão financiados pela FAPESP.

1.5 FAPESP e Monash University financiarão até 10 propostas.

2. Elegibilidade para submissão de propostas

2.1 Para a Universidade Monash:

  • Os proponentes devem ser membros do corpo docente da Monash University, Teaching and Research (T&R) ou Research Focused (RF) ou Research Only (RO) da Faculdade de Ciências e Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde (MNHS). Eles devem ter contrato de dedicação integral ou de até 0.5 fração remunerada pela Monash University, com expectativa de manter o cargo até o fim do projeto de pesquisa e ser capaz de dedicar tempo suficiente ao projeto para garantir sua conclusão.

  • Para serem elegíveis, os acadêmicos da Monash devem ter uma nomeação remunerada nos Níveis B-E.

2.2 Para a FAPESP:

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada somente os proponentes do estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais de Auxílios vigentes na FAPESP nas seguintes modalidades:

a) Auxílio à Pesquisa – Regular;

b) Auxilio à Pesquisa – Projeto Temático;

c) Jovens Pesquisadores (JP);

d) Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs);

e) Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

O Auxílio FAPESP deve estar vigente por pelo menos 6 meses a partir do início do novo projeto colaborativo com a Monash University.

3. Objetivos e custos

3.1 Os Auxílios fornecem recursos para grupos de pesquisa financiados pela FAPESP para realização de pesquisas colaborativas com cientistas da Monash University. O objetivo é fomentar ou fortalecer a colaboração científica entre esses grupos de pesquisa, gerando resultados preliminares que possam apoiar o desenvolvimento de projetos de longo prazo.

3.2 Todas as colaborações devem envolver uma parceria equilibrada em termos de comprometimento e esforços de pesquisa. Esperamos que as atividades colaborativas financiadas com este Auxílio durem de 12 a 24 meses.

3.3 O financiamento disponível nesta oportunidade servirá para um nível modesto de custos diretos de pesquisa, incluindo material de consumo e acesso a equipamentos especializados para apoiar pesquisas que reúnam dados preliminares para apoiar novas aplicações/propostas de pesquisa. Embora os custos de viagem possam ser incluídos na concessão, eles não são o principal custo a ser apoiado, pois encontros virtuais podem e devem ser considerados pelos proponentes.

3.4 Para esta oportunidade, a FAPESP financiará até R$ 150 mil e a Monash University até A$ 25 mil por projeto de pesquisa.

3.5 Não estão contemplados nesta chamada custos de Reserva Técnica e Benefícios Complementares.

4. Como elaborar a proposta de pesquisa

4.1 A proposta deve conter um projeto de pesquisa escrito e concebido em conjunto pelos pesquisadores de São Paulo e da Monash University. Siga o modelo fornecido aqui.

4.2 O projeto de pesquisa deve ter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), bem como o que se espera ganhar com a colaboração.

4.3 O projeto de pesquisa deve ser escrito em inglês e não exceder 5 páginas, incluindo as seguintes informações: Título, resumo, palavras-chave, objetivos, metodologia; plano de pesquisa, cronograma.

4.4 Além disso, deve ser incluída uma descrição de como os Pesquisadores Responsáveis de São Paulo e da Monash University pretendem elaborar um projeto de pesquisa conjunto, resultante das atividades desenvolvidas a partir da proposta submetida nesta Chamada, a serem submetidos a agências de financiamento de pesquisa acessíveis em suas regiões, a fim de criar uma colaboração de médio e longo prazo (até uma página).

4.5 A FAPESP cobrirá os custos da equipe de pesquisa sediada em São Paulo – O formulário online de orçamento SAGe deve ser utilizado apenas para os custos de São Paulo.

4.6 A Monash University cobrirá os custos para a equipe de pesquisa sediada em Monash – a planilha orçamentária deve ser adicionada no SAGe como um anexo. Por favor, use este modelo.

5. Como enviar a proposta

5.1 Os proponentes devem submeter a inscrição conjunta à FAPESP através do Sistema de Apoio à Gestão – SAGe (www.fapesp.br/sage). A FAPESP compartilhará todos os documentos submetidos no SAGe com funcionários/revisores da Monash University.

5.2 A proposta enviada à FAPESP será submetida pelo pesquisador de São Paulo como Pesquisador Responsável. No entanto, o Pesquisador Responsável da Monash University também deve criar um login no SAGe e usá-lo para confirmar sua participação na proposta, conforme instruções abaixo.

5.2.1 No SAGe, o pesquisador paulista deve fazer login e selecionar: Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > Monash University (...).

5.2.2 Para criar um login SAGe, o PR de Monash deve acessar o SAGe em inglês e escolher a opção " Not registered?". O pesquisador deve então preencher todos os campos marcados como obrigatórios, ou sua inscrição não será válida. O proponente de Monash deve ter sido indicado como participante da proposta de pesquisa pelo PR de São Paulo, para que possa confirmar participação no projeto no SAGe. Para confirmar sua participação no projeto o PR de Monash deve acessar a opção "Propostas de que participo" do menu principal do SAGe.

5.3 A FAPESP recomenda que os pesquisadores proponentes iniciem o preenchimento da proposta no SAGe o mais cedo possível para identificar e começar a preparar os documentos exigidos pela FAPESP, listados no SAGe.

6. Critérios de avaliação

6.1 As inscrições para esta Chamada serão avaliadas com celeridade pela FAPESP e pela Monash University. Essa avaliação interna permite que as propostas sejam processadas rapidamente e é possível porque todas as propostas foram baseadas em projetos já financiados pela FAPESP, que já passaram por uma revisão robusta por pares. As propostas serão avaliadas nos seguintes critérios:

a) Originalidade do projeto de pesquisa;

b) Mérito intelectual e solidez do planejamento e da metodologia;

c) A futura pesquisa conjunta gerada a partir dessa colaboração e particularmente se este trabalho tem o potencial de levar a aplicações para outras oportunidades de financiamento;

d) A singularidade da oportunidade e da expertise dos parceiros;

e) As oportunidades para trocas e aprendizados dos cientistas em início de carreira.

Uma decisão final será tomada em conjunto entre a FAPESP e a Monash University.

7. Cronograma

Chamada anunciada: 5 de novembro de 2021
Prazo para apresentação de propostas: 31 de março de 2022
Divulgação dos resultados: 15 de julho de 2022
Projetos com início: agosto de 2022

8. Detalhes de contato

Para mais informações, os candidatos devem entrar em contato:

Universidade de Monash:
Mirana Ramialison, Professora Associada (Pesquisa), Instituto Australiano de Medicina Regenerativa: mirana.ramialison@monash.edu

FAPESP:
Perguntas específicas à FAPESP sobre este programa devem ser enviadas parachamada-monash@fapesp.br